Destino: Américas » América do Sul » Venezuela

Venezuela

Visitar Venezuela: Salto Angel
A cascata Salto Angel, na Venezuela

Venezuela

A Venezuela é um destino de viagem delimitado pelo Mar das Caraíbas e pelo Oceano Atlântico, pela Guiana, Brasil e Colômbia. Da capital Caracas a Ciudad Bolívar, do tepui Roraima às Cataratas Salto Angel, passando pela montanhosa Mérida ou pelas ilhas caribeñas de Los Roques e Margarita, uma viagem à Venezuela pode ser deliciosa mas deve ser bem ponderada, em função da segurança dos viajantes.

Pesquisar hotéis na VenezuelaAlugar carro na VenezuelaFazer seguro de viagem

Visitar Venezuela: guia prático

Factos sobre a Venezuela

Bandeira da Venezuela
  • Capital da Venezuela: Caracas
  • População: 28 milhões
  • Língua oficial: Espanhol
  • Fuso horário na Venezuela: GMT -4h30
  • Código telefónico internacional: +58
  • Fronteiras terrestres: Brasil, Colômbia, Guiana

Melhor época para viajar para a Venezuela

Todas as alturas são boas para viajar na Venezuela, mas é sempre bom considerar o clima e os feriados e festas locais para programar uma visita. O país tem uma época seca (entre novembro e abril/maio) e os restantes meses compõem a chamada época das chuvas. É mais agradável programar as visitas no verão, sobretudo quando estão planeadas atividades ao ar livre, como caminhadas (a visita às cidades não é muito perturbada pela época das chuvas); e em algumas atrações, como em Salto Angel, é até mais vantajoso visitá-las no inverno. Os venezuelanos viajam muito, internamente, por altura do natal, do carnaval e na semana santa. Nestas alturas de pico, os boteis enchem com facilidade e é conveniente reservar alojamento com alguma antecedência.

Como chegar

Veja como comprar voos baratos para a Venezuela ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.

Seguro para viajar na Venezuela

Não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir. Eu faço sempre na IATI porque, para mim, são os melhores seguros do mercado. Faça o seguro da IATI com 5% de desconto - mas, seja este ou outro, não viaje sem seguro. Pela sua saúde. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para a Venezuela.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

O que visitar na Venezuela

Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem na Venezuela.

  • (sem destinos até ao momento)

Alugar carro na Venezuela

Caso necessite de alugar um carro na Venezuela, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.

Pesquisar carros para alugar na Venezuela

Dinheiro

  • Moeda: Bolivar Venezuelano (VEF). Veja o câmbio atual no conversor de moedas.

  • ATM: Estão espalhadas por todas as cidades de média e grande dimensão. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.

  • Cartões de crédito: Os cartões das redes Visa e MasterCard são os mais utilizados no país, e são aceites de forma regular para pagamentos de bens e serviços (em alguns casos, com o acréscimo de taxa), e também para serem usados nas máquinas de levantamento automático.

Internet e dados móveis na Venezuela

De momento, ainda não é possível usar um eSIM da Holafly para ter acesso à internet na Venezuela. Por enquanto, o melhor será comprar um cartão telefónico local com dados móveis.

Posts com roteiros e dicas para visitar a Venezuela

Património Mundial da UNESCO na Venezuela

Património Mundial na Venezuela. Lista de locais classificados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade na Venezuela.
Ver artigo

Dicas de viagem: Venezuela

Dicas de viagem sobre a Venezuela. Dicas úteis para viagens à Venezuela, integradas em Alma de Viajante.
Ver artigo

Das Caraíbas Para Portugal (VM #65)

Crónica de viagem sobre as Caraíbas venezuelanos. Escolho a pequena povoação piscatória de Santa Fé, nas águas tépidas das Caraíbas venezuelanas, como último destino da minha odisseia planetária. Faço passeios de barco, conheço as praias de uma região menos segura do que aparentava e cruzo-me com um revolucionário que estivera em Portugal no pós 25 de Abril, antes dar por finda esta volta ao mundo e regressar a solo luso. Imensamente feliz. Volta ao mundo.
Ver artigo

O Misterioso Mundo dos Tepuis Venezuelanos (VM #64)

Crónica de viagem sobre a Gran Sabana e os tepuis venezuelanos, e Ciudad Bolívar, Venezuela. Entro no sudeste da Venezuela e paro na primeira povoação existente logo após a fronteira. Aí, em Santa Elena de Uairén, encanto-me com a visão das formações montanhosas a que os indígenas Pemón chamaram tepuis e com a beleza verdejante da Gran Sabana. E sigo depois para Ciudad Bolívar, a cidade que mudou de nome em honra do Libertador da pátria, Simon Bolívar, não sem antes presenciar os intrigantes controlos policiais nas estradas da região. Volta ao mundo.
Ver artigo