Destino: Américas » América do Sul

Dicas de viagem: Venezuela

Por Filipe Morato Gomes

Aqui se apresentam algumas dicas de viagem e informações práticas para viagens à Venezuela.

Agência para Gran Sabana, Salto Angel e Roraima

De entre as agências que oferecem excursões à Gran Sabana e caminhadas de seis dias a Roraima, sugere-se a Adrenalina Tours, com escritórios em Ciudad Bolívar e Santa Elena de Uairén. Outra boa opção é a Roberto’s Mystic Tours, presente em Santa Elena de Uairén, pelos extraordinários conhecimentos do dono e guia Roberto.

Hotel em Ciudad Bolívar

Provavelmente o lugar mais interessante para pernoitar numa cidade onde a oferta de alojamento económico não é muito vasta. Na Posada Don Carlos, um lugar numa rede custa 10.000 bolívares (menos de 4 euros) e um quarto duplo entre 25.000 e 45.000 bolívares. As refeições são igualmente recomendáveis.

Pesquisar hotel em Ciudad Bolívar

Viajar num por puesto

Apenas ligeiramente mais caro do que os autocarros, viajar num táxi por puesto entre Ciudad Bolívar e cidades relativamente próximas como Barcelona ou Puerto La Cruz, na costa venezuelana, é muito mais rápido e confortável. É um daqueles casos em que uma pequena diferença de preço compensa. Sem qualquer margem para dúvidas.

Alojamento em Santa Fé e Cumaná

As mais interessantes opções de alojamento, em Santa Fé, ficam situadas ao longo da praia. Logo no início do areal, próximo do mercado de peixe, fica a pousada Café del Mar, referenciada nos guias de viagem. É uma opção recomendável pelo bom ambiente e segurança, embora haja outras de similar qualidade.

Quem prosseguir para a vizinha cidade de Cumaná, capital do estado de Sucre, saiba que existe uma pousada que claramente se destaca das suas concorrentes. Fica num dos casarios coloniais mais apelativos de toda a cidade e os quartos estão localizados em redor de um pátio interior muito agradável. Chama-se Posada San Francisco e fica na Calle Sucre, no centro histórico de Cumaná. O preço de um quarto duplo com televisão e ar condicionado ronda os 40.000 bolívares (aproximadamente 15 euros), sem pequeno-almoço incluído. Possui ainda um restaurante com comida aceitável, uma mesa de bilhar e um simpático bar.

Pesquisar hotel em Santa Fé

Passagem da volta ao mundo pela Venezuela

O Misterioso Mundo dos Tepuis Venezuelanos
Das Caraíbas para Portugal

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes
Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

Deixe um comentário