Yerevan

Visitar Yerevan: Gum Market
Interior do Gum Market, Yerevan

Yerevan

Yerevan é a capital e a maior cidade da Arménia, além de ser uma das cidades mais antigas continuamente habitadas do mundo. Localizada ao longo do Rio Hrazdan, é o centro administrativo, cultural e industrial do país, bem como a sede do governo nacional.

Yerevan teve uma rápida expansão no decorrer do século XX e, com o crescimento da economia, vem experimentando uma grande transformação, com muitas zonas metropolitanas recebendo novas construções e empreendimentos desde o início da década de 2000, o que implicou a multiplicação de lojas, restaurantes, mercados e cafés, que eram raros durante o período soviético. O perímetro urbano oferece aos seus visitantes vários parques, museus e galerias de arte, locais históricos e até uma fábrica de conhaque.

Por exemplo, a Praça da Liberdade, situada no centro da cidade, fica perto do Yerevan Opera Theatre e do Lago dos Cisnes. Mais afastada do centro, no Victory Park, a estátua Mãe Arménia é uma representação feminina do próprio país, e foi colocada de maneira “a olhar” para Yerevan. O monumento simboliza a paz através da força e parece um guardião da cidade. Está em cima de um pedestal que abriga o Museu Militar onde grande parte do espaço de exposições é dedicado à Guerra Nagorno-Karabakh de 1988-94. Próxima da Praça da República, a Mesquita Azul é a única mesquita em funcionamento existente no país. É uma mesquita xiita e foi construída no século XVIII. Como vê, razões não faltam para visitar Yerevan, capital da Arménia.