Destino: Europa » Arménia

Arménia

Visitar Arménia
Santa Coloma, Arménia

Arménia

Com uma cena artística cultural fervilhante na capital, Yerevan, e uma economia em franco crescimento (já lhe chamaram “tigre do Cáucaso”) a Arménia é um destino empolgante. O turismo já chegou a pequenas vilas como Sevan, nas margens de um lago turquesa a dois mil metros de altitude e que está transformada no mais popular destino de veraneio. Mas a verdade é que este país da antiga União Soviética continua repleto de segredos escondidos, com muitas regiões e mosteiros para explorar (Vayots Dzor e Syunik, por exemplo), cavernas cheias de estalactites e aldeias de verão habitadas por curdos Yezidi e pastores arménios.

Pesquisar hotéis na ArméniaAlugar carro na ArméniaFazer seguro de viagem

Visitar Arménia: guia prático

Factos sobre a Arménia

Bandeira da Arménia
  • Capital da Arménia: Yerevan
  • População: 2 milhões
  • Língua oficial: Arménio
  • Fuso horário: GMT +4
  • Código telefónico internacional: +374
  • Fronteiras terrestres: Azerbaijão, Geórgia, Irão, Turquia

Melhor época para viajar para a Arménia

A maioria do território da Arménia está sob um clima seco e de alta altitude, com exceção de pequenas regiões (mais verdejantes) como Lori, Tavush e Syunik. O verão em Svedan é relativamente curto e só pode ser convenientemente apreciado entre finais de junho e setembro; no inverno, as temperaturas atingem os dez graus negativos. Na capital, Erevan, as temperaturas médias são de 27 graus tanto na primavera como no outono; no verão, chegam facilmente aos 40.

Como chegar

Veja como comprar voos baratos para a Arménia ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.

Seguro para viajar na Arménia

Não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir. Eu faço sempre na IATI porque, para mim, são os melhores seguros do mercado. Faça o seguro da IATI com 5% de desconto - mas, seja este ou outro, não viaje sem seguro. Pela sua saúde. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para a Arménia.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

O que visitar na Arménia

Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem na Arménia. Veja também as inúmeras possibilidade de excursões, atividades organizadas e coisas para fazer no país.

Alugar carro na Arménia

Caso necessite de alugar um carro na Arménia, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.

Pesquisar carros para alugar na Arménia

Dinheiro

  • Moeda: Dram (AMD). Veja o câmbio atual no conversor de moedas.

  • ATM: Existem em abundância na capital Erevan, onde é possível encontrar, também, algumas agências de instituições bancárias internacionais. Também existem máquinas automáticas nas outras cidades e até em pequenas vilas, mas é mais provável que tenha de procurar com mais afinco as que aceitam cartões internacionais. A rede com maior probabilidade de funcionar é a rede Visa. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.

  • Cartões de crédito: Ainda não se pode dizer que são amplamente aceites na Arménia, mas já permitem fazer muitas operações, sobretudo na capital.

Internet e dados móveis na Arménia

A forma mais prática de ter acesso à internet na Arménia é comprar um eSIM da HolaFly, um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local no destino e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).

Posts com roteiros e dicas para visitar a Arménia

Roteiro no Cáucaso: Geórgia, Arménia e Nagorno-Karabakh (18 dias)

Sendo uma região fascinante e muito diversificada, não é difícil montar um roteiro no Cáucaso que proporcione experiências de viagem extraordinárias, polvilhadas com paisagens montanhosas, cidades vibrantes e pela hospitalidade local (regada a shasha). Da incrível capital Tbilisi às aldeias de Mestia e Ushguli, em Svaneti, passando pelos mosteiros de Kutaisi, por Kazbegi e pela ...
Ver artigo

O que fazer em Yerevan, capital da Arménia

Yerevan é uma capital relativamente compacta, perfeita para se deixar perder por entre os belíssimos – mas incompreensíveis – caracteres do alfabeto arménio patentes em fachadas e neons. De preferência, a pé. É certo que Yerevan não tem o charme magnético de Tbilisi, capital da vizinha Geórgia (as comparações são inevitáveis). Em sua defesa, creio ...
Ver artigo

Mosteiro de Tatev, a cereja no topo do maior teleférico do mundo

Candidato a integrar a lista de Património UNESCO na Arménia desde 1995, o mosteiro fortificado de Tatev é um dos mais antigos mosteiros do país. Foi construído num planalto junto à aldeia de Tatev, a pouco mais de 30km de Goris, na província de Syunik, localizada no extremo Sul da Arménia. Na verdade, o Mosteiro ...
Ver artigo

Khor Virap, mosteiro arménio com vista para o Monte Ararat

A imagem é icónica – e por bons motivos. Vinhas verdejantes (ou em cores outonais), uma colina com o mosteiro Khor Virap esgueirando-se como que a desafiar o Monte Ararat, imponente, em pano de fundo. Uma visão incrivelmente bela e fotogénica. Não é, no entanto, por isso que Khor Virap é um dos locais mais ...
Ver artigo

Mosteiro Matosavank, surpresa em ruínas na floresta de Dilijan

Gosto de ser surpreendido em viagem. De descobrir lugares únicos sobre os quais pouco ou nada sabia. E foi precisamente isso que aconteceu em Dilijan. Sabia da existência de excelentes locais para caminhadas no Parque Nacional de Dilijan, no Norte da Arménia, sempre em contacto com a Natureza. Não por acaso, o Trans Caucasian Trail ...
Ver artigo

Património Mundial da UNESCO na Arménia

A Arménia é um dos mais pequenos países europeus e, por isso mesmo, com poucos lugares classificados como Património Mundial pela UNESCO. Apesar disso, há locais de enorme relevo histórico em território arménio, como é o caso dos Mosteiros de Haghpat e Sanahin ou a emblemática Catedral de Echmiatsin, passando pelo Mosteiro de Geghard e o Vale Azat ...
Ver artigo