Destino: África » Zâmbia

Zâmbia

Visitar Zâmbia: Lower Zambezi
Parque Nacional Lower Zambezi, na Zâmbia

Zâmbia

Situada no centro-sul de África, a Zâmbia tem a maior parte do seu território coberta por savanas. Mas é por ser palco das famosas Cataratas Vitória, no Rio Zambeze, que chegam a formar cortinas de água de cerca de 90 metros de altura, que o país é mais conhecido.

A Zâmbia está entre os maiores produtores mundiais de cobre, responsável por metade das exportações do país, sendo que as zonas de extração se concentram a norte da capital, Lusaka. Os parques nacionais junto aos rios Luangwa e Kafue abrigam uma grande variedade de animais.

Pesquisar hotéis na ZâmbiaAlugar carro na ZâmbiaFazer seguro de viagem

Visitar Zâmbia: guia prático

Factos sobre a Zâmbia

Bandeira da Zâmbia

Melhor época para viajar para a Zâmbia

Com duas estações do ano bem definidas, o clima na Zâmbia divide-se entre a época das chuvas, que vai de dezembro a abril, e a época seca, que dura desde maio até outubro. A melhor época para visitar as Cataratas Vitória no final da estação chuvosa, entre março e maio, porque é a altura em que o rio corre mais cheio, e as quedas são mais espetaculares. Se visitar o Zâmbia no verão, talvez precise de passar para o lado do Zimbabué para conseguir ver as quedas de água.

Como chegar

Veja como comprar voos baratos para a Zâmbia ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.

Seguro para viajar na Zâmbia

Não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir. Eu faço sempre na IATI porque, para mim, são os melhores seguros do mercado. Faça o seguro da IATI com 5% de desconto - mas, seja este ou outro, não viaje sem seguro. Pela sua saúde. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para a Zâmbia.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

O que visitar na Zâmbia

Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem na Zâmbia. Veja também as inúmeras possibilidade de excursões, atividades organizadas e coisas para fazer no país.

Alugar carro na Zâmbia

Caso necessite de alugar um carro na Zâmbia, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.

Pesquisar carros para alugar na Zâmbia

Dinheiro

  • Moeda: Kwacha Zambiana (ZMW). Veja o câmbio atual no conversor de moedas.

  • ATM: Existem várias caixas automáticas no aeroporto, centros comerciais e junto a bancos em todas as principais cidades da Zâmbia: Lusaka, Livingstone, Kitwe, Chingola, Ndola e algumas das cidades mais pequenas. A maior parte deles aceita Visa e são muito poucas as redes (a FBN é uma delas) que aceitam cartões MasterCard. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.

  • Cartões de crédito: A maioria dos hotéis, restaurantes, agências de viagens e principais lojas aceitam cartões de crédito. O cartão da rede Visa é o mais popular; o Mastercard é menos conhecido mas também é aceite em alguns locais.

Internet e dados móveis na Zâmbia

A forma mais prática de ter acesso à internet na Zâmbia é comprar um eSIM da HolaFly, um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local no destino e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).

Posts com roteiros e dicas para visitar a Zâmbia

Património Mundial da UNESCO na Zâmbia

Património Mundial na Zâmbia. Lista de locais classificados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade na Zâmbia.
Ver artigo

Kilimanjaro Express (De Cabo a Cabo #15)

Kilimanjaro Express. Quase 2.000 Km e mais de 50 horas de viagem entre Dar es Saalam e Kapiri Mposhi, atravessando o vale do Rift, serpenteando montanhas, cruzando rios que correm no alto das suas pontes e percorrendo aldeias perdidas na imensidão da savana. Uma viagem de comboio pela linha que é o cordão umbilical da Zâmbia ao mar.
Ver artigo