Destino: Europa » Itália » Bérgamo

Moscato di Scanzo, um belo vinho em Scanzorosciate

Por Filipe Morato Gomes
Vinhas na região de Scanzorosciaste
Vinhas na região de Scanzorosciate, onde se produz o Moscato di Scanzo

É raro escrever sobre gastronomia e nunca, nunca escrevi sobre vinhos. Porque é daquelas temáticas que deve ser reservada aos especialistas e isso é coisa que eu, definitivamente, não sou. Para mim, que aprecio um tinto encorpado mas avalio o vinho com um “gosto” ou “não gosto” e pouco sei sobre os aromas e fins de boca que apaixonam os enólogos, falar de vinhos é – reconheço – bastante difícil.

Até porque, apesar de haver vinhos de excelência em muitas zonas do globo – da Califórnia ao Chile, de França à Nova Zelândia ou Austrália -, a verdade é que em Portugal estamos mal habituados: os vinhos portugueses têm uma relação qualidade/preço tão extraordinária que qualquer vinho de mesa de 3 ou 4 euros se arrisca a ser elogiado mundo fora.

É, pois, difícil sermos surpreendidos.

Consorzio di tutela Mmoscato di Scanzo
Vinho Moscato di Scanzo

Acontece que, numa recente viagem a Bérgamo, tive a oportunidade de conhecer a região de Scanzorosciate e visitar uma quinta produtora dos localmente famosos Moscato di Scanzo.

Em plena adega La Brugherata – membro do Consorzio di Tutela Moscato di Scanzo DOCG -, apesar do horário matinal, provei um Moscato di Scanzo tinto e fiquei absolutamente fascinado: o vinho era delicioso. Os entendidos dir-me-ão talvez que o Moscato di Scanzo é um vinho conhecido e que há muito está no radar dos enólogos europeus. Pode ser. Para mim, leigo em assuntos vinícolas, fui completamente surpreendido.

Na incapacidade de descrever os seus atributos de forma apropriada, socorro-me das palavras dos produtores:

Tem uma cor vermelho rubi brilhante, que às vezes tem tons de âmbar, e um aroma intenso, com aromas florais de rosa, aromas de ervas como sálvia, pimenta e canela e um toque frutado, com aromas de compotas e frutas cozidas.

E deixo o desafio: na próxima vez que visitar a região de Bérgamo não deixe de provar o vinho Moscato di Scanzo. Talvez se surpreenda tanto como eu. Mesmo de manhã.

Reservar hotel em Bérgamo

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Viajei a convite da Visit Bergamo.

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

Deixe um comentário