Destino: Europa » Itália » Toscana » Florença

O que fazer em Florença, as dicas da Babi Campanaro

Quer visitar Florença e está farto de ler as mesmas dicas de viagem em todos os guias? Desafiámos a brasileira Babi Campanaro, profunda conhecedora da principal cidade da Toscana – onde vive – e autora do muito útil Viva Toscana, a partilhar cinco sugestões para tornar a sua viagem a Florença única e inesquecível. “Se um amigo te visitar em Florença, onde o levarás?” – eis as dicas da Babi.

O que fazer em Florença com um amigo

Florença é uma cidade que respira arte e cultura em cada esquina. Viver aqui, em direto contacto com a história, é um privilégio! Não me canso de admirar a sua beleza arquitetónica e natural, e mesmo depois de mais de seis anos de vivência, continuo a descobrir coisas e lugares novos, num processo contínuo de aprendizagem que acredito nunca terá fim. Penso que a maioria das pessoas que visitam Florença não dedica tempo suficiente para de facto conhecê-la.

Quando o Alma de Viajante me pediu para elencar cinco lugares onde levaria um amigo, logo pensei que esta seria a oportunidade de mostrar o “lado B” de Florença, onde encontrar a vida quotidiana ou preciosidades artísticas esquecidas pelo grande turismo. Espero inspirar uma volta a Florença, ou mesmo convencer que ela merece mais dias do seu roteiro.

#1 Museo Nacional do Bargello

Visitar Florença: Museu Bargello
Museu Nacional do Bargello, em Florença, Itália

Diante dos mais famosos e disputados Uffizi e Accademia, o Bargello acaba ficando em segundo plano ou até mesmo esquecido no itinerário dos visitantes de Florença. É um museu inserido num magnífico edifício medieval de 1255, o primeiro edifício público construído em Florença, e já por aí começa a valer a visita.

Embora pequeno e pouco visitado, a sua coleção contém obras importantíssimas para a história da arte, a começar pelas duas obras que marcam o início do Renascimento: as formas em bronze com o Sacrifício de Isaque de Ghibertti e Brunelleschi, tema do concurso de 1401 para realizar a Porta Norte do Batistério de Florença.

Possui o maior núcleo de obras de Donatello, o primeiro escultor Renascentista, entre elas o primeiro nu da história da arte após a antiguidade, o David em bronze, e o precursor do David de Michelangelo, o São Jorge. E por falar em Michelangelo, no andar térreo do Museo Nacional do Bargello existem três obras de sua autoria, como o famoso Bacco. Outros nomes importantes que você encontra são Verrocchio, Benvenuto Cellini e a Família della Robbia com suas obras em Terracotta Invetriata.

O museu possui também uma das maiores coleções do mundo de arte aplicada, com objetos de uso do quotidiano em prata, ouro, marfim, madeira, cerâmica, enfim… E quer mais um motivo para visitar este museu? Na Capela de Maria Madalena tem a mais antiga representação de Dante Alighieri em afresco, feito por Giotto!

#2 Mercato di Sant’Ambrogio

Visitar Florença: Mercato di Sant'Ambrogio
Mercato di Sant’Ambrogio, Florença

Este é um dos melhores lugares para quem quer observar o real quotidiano dos fiorentinos! O mercado funciona somente até às 14:00, com uma grande variedade de bancas de frutas e verduras da estação, bem como produtos típicos (azeite, queijos, presuntos, doces…) que você pode provar antes de comprar. Imperdível dentro do mercado, e outro modo de se inserir no quotidiano fiorentino, é almoçar na Trattoria del Rocco, um dos meus lugares preferidos de Florença.

Nada de frescura, tudo aqui é muito informal! Provavelmente você irá dividir a mesa com desconhecidos, mas a simpatia dos funcionários e principalmente do proprietário ”Amore” vão te fazer sentir à vontade! Os pratos seguem a tradição fiorentina e mudam conforme a estação. Preços super acessíveis (3,50€-6€) e porções não exageradas – logo, dá para provar vários pratos.

#3 Igreja de San Miniato al Monte

Visitar Florença: Igreja de San Miniato al Monte
Igreja de San Miniato al Monte, Florença

É uma igreja que transpira misticismo, por vários motivos: fundada no local onde após decapitado, San Miniato, primeiro santo mártir fiorentino, se dirigiu levando a sua própria cabeça; construída durante o século XI em estilo românico, com pouca iluminação interna e decorada na fachada e piso com símbolos que despertam curiosidade; circundada por um cemitério monumental onde se encontram enterradas diversas personalidades, entre as quais, Carlo Collodi, o autor de Pinocchio.

Tudo isso se intensifica ainda mais se você visitar San Miniato ao final da tarde, quando a luz do dia diminui, até porque por volta de 17:30 acontece o canto gregoriano. Por estar localizada num ponto alto da cidade, é um ótimo miradouro sobre Florença, de onde você pode assistir ao pôr-do-sol das escadarias.

#4 Oltrarno

O que fazer em Florença Itália: Piazza Santo Spirito, Oltrarno
Piazza Santo Spirito, em Oltrarno, um bairro no lado sul da cidade italiana de Florença

Localizado “oltre l’Arno”, “além do Rio Arno” (lado sul da cidade de Florença), é um bairro histórico de época medieval onde ainda há vida local. Em Oltrarno você encontra antigos artesões de técnicas tradicionais, como o quase extinto “commesso fiorentino” (mosaico de pedras preciosas) e sua versão mais “económica”, a “scagliola”, colecionadores e lojas de antiguidades, restauradores e artistas plásticos – principalmente no eixo Via Romana e Via Maggio, mas não deixe de explorar cada ruazinha.

Em Oltrarno não falta também vida boémia. O ponto de encontro da noite fiorentina é a Piazza Santo Spirito, com diversas opções de bares e restaurantes. Este também é o endereço da melhor feirinha de antiguidades e artigos vintage que você encontra em Florença, todo segundo domingo do mês.

#5 Fiesole

Bairro Fiesole, visitar Florença
Bairro Fiesole, nos arredores de Florença, região norte de Itália

Fiesole é uma cidadezinha de colina a 300 metros de altitude, mas tão próxima de Florença que poderia ser um bairro. Você chega a Fiesole com a linha 7 de autocarro (ónibus) normal em 15-20 minutos do centro de Florença e o lindo percurso de subida já vale o passeio.

Não subestime Fiesole. Com origem mais antiga que Florença, foi colonizada pelos Etruscos no século V-IV a.C., invadida pelos Romanos (séc. I a.C.) e Longobargos (VI-VII d.C.), e tudo isso você pode observar na sua área arqueológica muito bem conservada, com os templos, termas, teatro e museu.

A vida da cidade gira em torno da sua praça principal, Piazza Mino, com, ao centro, a estátua em bronze do encontro de Garibaldi com o Vittorio Emanuele II, rodeada de árvores e mesas dos diversos bares e restaurantes. Quase todos os domingos há uma feirinha de antiquário, artesanato ou gastronomia. Imperdível a subida até a mística Igreja de São Francisco, de origem românica, para curtir a vista panorâmica para Florença.

Mapa: o que fazer em Florença

Se está a pensar viajar para Florença, conheça o excelente trabalho da Babi Campanaro em www.vivatoscana.com.br, um blog recheado de dicas para aproveitar ao máximo a sua estadia em Florença e outras cidades da Toscana.

Reservar hotéis em Florença

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

15 comentários em “O que fazer em Florença, as dicas da Babi Campanaro”

  1. Excelente maneira de conhecer Florença “por dentro” e a partir da experiência de quem lá vive. Grande rubrica, desejo todo o sucesso! abraço

    Responder
    • Obrigado, João. É esse mesmo o objetivo, permitir conhecer melhor um destino seguindo as dicas de quem vive o dia-a-dia da cidade. Abraço.

      Responder
    • Olá, João! Que bom que gostou do artigo! :) Imagino que também te verei por aqui com Quarzazate, certo?! ;) Abraços!

      Responder
  2. Sempre que viajo procuro me envolver com os locais e esta foi uma grande dica de Florença, vou guardar com carinho.
    Parabéns ao Alma de Viajante pela iniciativa.
    Sucesso para todos.

    Responder
    • Obrigado, Sandra. Depois de Florença, seguem-se dicas de viagem de outros destinos muito interessantes.pelos olhos de quem lá vive. Vemo-nos por aqui. Abraço.

      Responder
  3. Estive em Firenze em dezembro de 2014 e foi espetacular! A Babi Campanaro foi nossa guia e amiga durante nossa estadia na cidade. Posso afirmar que foi a melhor parte da nossa viagem! E ainda consegui conferir dois locais que ela sugeriu nesse post, do lado B de Firenze. Visitei o Mercato di Sant´Ambrogio, que é espetacular. Tudo lá é maravilhoso, é realmente um lugar dos fiorentinos. Também conheci Oltrarno, a Pizza di Santo Spirito, um lugar muito agradável e onde comi uma massa maravilhosa e fui muito bem recebida – tudo dica da Babi. Voltarei com certeza, ainda faltaram três dicas para cumprir!

    Responder
    • Fabi, querida! Que surpresa boa seu comentário!!! <3 Bom saber que minhas dicas foram provadas e aprovadas! ;) Agora você tem 3 "desculpas" para voltar à Florença! hehe! Ti aspetto! Baci

      Responder
  4. Ótimo post da Babi que nos dá o privilégio de conhecer o lado B de Florença, como ela mesmo disse.

    Responder
    • Obrigada, Magê!!! Anciosa para ler as suas dicas! Vou muito à Milão e adooooro essa cidade que me ajuda a matar as saudades da minha Sampa! <3 Baci, baci

      Responder
  5. Ficou muito legal! Ansiosa pra ver toda a série : )

    Responder
    • Obrigada, Heloisa!!! :) Também estou acompanhando diariamente! Show essa ideia do Filipe! ;) Parabéns!

      Responder
  6. Gostei bastante do post. Tive a chance de conhecer Florença no ano passado e adorei! Cheguei a ir a Fiesole e havia um mercadinho muito bacana vendendo produtos da região.

    Agora tenho que voltar para conhecer as outras dicas da Babi! :)

    Responder
    • Oi, Leticia!
      Fico feliz que tenha gostado das minha dicas! Obrigada por deixar o comentario!
      Abraços,
      Babi

      Responder
  7. Que delícia ver Florença com seus olhos, Babi. Tenho que voltar mais e mais!

    Responder
  8. Babi,
    Firenze está no meu coração. A cidade onde vivi 4 anos maravilhosos e aprendi muito. San Miniato al Monte é minha igreja preferida e está nas minhas melhores lembranças. Adorei a dica da trattoria em Sant’Ambrogio, outro canto da cidade que adoro. Já estou precisando voltar.
    Bjs e até breve

    Responder

Deixe um comentário