Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
Blog de viagens » Europa » Portugal

Chegar primeiro (Eurasia #02)

Por Rafael Polónia e Tanya Ruivo | Eurasia Europa Portugal
Atualizado em 10.07.2017 | Tempo de leitura: 3 minutos

Chegar primeiro - Eurásia

Na aldeia de Freixiosa, em Mangualde, o petiz era todo ele competição. Como seria possível uma corrida com apenas dois ciclistas? Assim ganharíamos a corrida, com toda a certeza.

“Assim não vale. Assim não prestam”, dizia uma pequena cabeça saída do primeiro andar de uma casa de pedra na aldeia de Freixiosa, em Mangualde. E continuava a desbaratar do alto do seu peitoril: “para ganharem não podem ser só dois, têm que ser mais, muitos” – e nós, sem percebermos o que se passava, olhávamos a Dona Maria Conceição, avó orgulhosa do pequeno petiz que se ria com a divagação do neto e lhe dizia: “Pois não, meu querido, assim não vale. Tens razão”. Ele tinha razão, foi a conclusão a que chegámos. Ponto final.

Momentos depois, como que querendo apanhar o pelotão que ainda nem sequer havia partido, o miúdo corria na nossa direção e continuava a reclamar: “Assim não prestam. Vocês são só dois e para ganharem a corrida precisam de ser mais, muitos”. Finalmente tínhamos entendido a revolta do garoto. Ele, com apenas cinco anos, era pura competição. Concebido com toda a certeza entre as Playstation 1, 2 e 3, profissional de PSP, atento aos sete golos da seleção nacional frente à Coreia do Norte e depois de ter visto a Volta a Portugal em Bicicleta passar-lhe à frente numa quente tarde de fim de semana, esses sim, muitos, o garoto tinha fome de ganhar, de competição, de chegar em primeiro, de olhar para trás e ver que todos os outros tinham caído a seus pés.

De bicicleta em Portugal
Pedalando ainda em território português

Não valia a pena explicar à criança que nós não queríamos chegar em primeiro a lado algum e que não competíamos sequer um com o outro. Ele não iria perceber. Se não percebem os adultos quando lhes dizemos, como há de uma criança de tão tenra idade entender que a vida não é só feita de competição? O puto continuava a olhar-nos de lado, à espera do disparo que nos levaria para bem longe dali. Coçando os dedos dos pés por cima das meias pretas encardidas, recebia elogios rasgados de uma avó babada! Ela ainda o tentou convencer que os outros já tinham passado e que nós só tínhamos parado para descansar, mas não foi a lado algum, assim como não o conseguiu convencer de que a bandeira que levávamos nos atrelados da bicicleta era a de Portugal. O miúdo, certo do que dizia, garantia que não, que aquela bandeira era a do Sporting e a do Benfica, juntas, como se isso, mais do que chegar à China de bicicleta, alguma vez fosse possível.

Finalmente partimos, dizendo adeus até à rua nos levar encosta abaixo. A Dona Maria Conceição voltou para o balcão do seu pequeno café, onde contaria a toda a gente que tinha estado com o casal que ia de bicicleta até Macau. O pirralho subiu as escadas e voltou para casa, onde com certeza se sentou frente à televisão a ver quem ganha e quem perde.

O projecto Eurásia é uma viagem de bicicleta entre Portugal e Macau, com passagem pela Europa, Médio Oriente e Ásia Central e 19 meses de duração. Ao longo de todo o percurso foram publicadas crónicas com periodicidade média quinzenal.

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Eurasia Europa Portugal

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Portugal e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +30.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Na estrada para Oriente (Eurasia #01)
Grande Muralha da China, a serpente de pedra »

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 52 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Portugal

Reserve um hotel em Portugal ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Parcerias

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça as regras para trabalhar comigo. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes Sociais

Mais de 300.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens