País imenso e de difícil compreensão, a China está localizada no coração da Ásia e é ponto de passagem obrigatória em viagens pela região. Da secular capital Pequim à trendy e cosmopolita Xangai, da Grande Muralha da China aos soldados de Terracota, de Kasghar e todo o Oeste aos arrozais de Yangshuo, dos pandas de Chengdu aos parques naturais como Jiuzhaigou, passando pelo mítico Comboio Transiberiano. Tudo bons pretextos para próximas viagens à China.
Viajar na China é possível todo o ano – o que se compreende com uma extensão de território tão vasta. A primavera (março a maio) e o outono (setembro a início de novembro) são porventura a melhor altura para andar na estrada, evitando o calor escaldante do verão (junho a agosto) e frio cortante do inverno (novembro a fevereiro / março). O verão é a época turística mais movimentada.
Como chegar
Veja como comprar voos baratos para a China ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.
Vistos para China
Desde 15 de outubro de 2024 e pelo menos até 31 de dezembro de 2025, os detentores de passaporte português vão poder entrar na China sem necessidade de visto, para estadias até 15 dias, seja para atividades de negócios ou turismo.
Seguro para viajar na China
Não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir. Eu faço sempre na IATI porque, para mim, são os melhores seguros do mercado. Faça o seguro da IATI com 5% de desconto - mas, seja este ou outro, não viaje sem seguro. Pela sua saúde. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para a China.
Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem na China. Veja também as inúmeras possibilidade de excursões, atividades organizadas e coisas para fazer no país.
Caso necessite de alugar um carro na China, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.
ATM: Muito comuns em Hong Kong e Macau, onde surgem com publicidade a muitas redes, e em quase todas as localizações do extensíssimos país onde haja um balcão do Bank of China - se não existir a máquina propriamente dita, farão a transação ao balcão. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.
Cartões de crédito: É uma coisa cultural: na China não se usa crédito, todos tentam pagar a pronto. As gerações mais novas começam a alterar esta realidade, mas o uso de cartões de crédito é ainda limitado. De qualquer maneira, e nos estabelecimentos de gama alta os cartões Visa, MasterCard, AmEx e JCB são normalmente aceites.
Internet e dados móveis na China
A forma mais prática de ter acesso à internet na China é comprar um eSIM da HolaFly, um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local no destino e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).
Hoje, na série de portugueses pelo mundo, vamos até Pequim, na China, pela mão da Elizabete Souto. A Elizabete tem 40 anos, é mãe a tempo inteiro e esteve a viver em Pequim durante três anos e nove meses entre 2015 e 2018, a partir de onde alimentou o blog Uma aventura… na China. Desafiei-a ...
Como seria de esperar, a China é um dos países asiáticos com maior número de locais classificados como Património Mundial pela UNESCO. Da Grande Muralha à Cidade Proibida ou ao Palácio de Verão de Pequim, das cidades antigas de Lijian e Ping Yao às Grutas de Longmen, do Exército de Terracota em Xi’An ao centro ...
Quer visitar Pequim e está farto de ler as mesmas dicas de viagem em todos os guias? Desafiámos o português Miguel Madeira, profundo conhecedor da cidade – onde vive desde 2013 -, a partilhar cinco sugestões sobre o que fazer em Pequim para tornar a sua estadia única e inesquecível. “Se um amigo te visitar ...
China, país de tradições raras (e boas!) Em território chinês vigora a lei da liberdade alimentar. Uma liberdade que encontra paralelo na diversidade inevitável num país enorme, feito de inúmeros grupos étnicos com hábitos alimentares diferentes, e em que a cozinha varia significativamente de região para região. Só para terem uma ideia, os chineses do ...
Hoje, na série de portugueses pelo mundo, vamos até a Xangai pela mão da Maria Luísa. A Luísa é funcionária pública e está a viver em Xangai há quase 4 anos. Convidei-a a partilhar connosco as suas sugestões de dicas e roteiros de Xangai, uma experiência marcada pelos passeios nos parques e espaços verdes da ...
Da Cidade Proibida ao Templo Lama, do paraíso consumista de Wanfujing às velhas ruas de Liulichang, Pequim é, sem dúvida, uma cidade fascinante. E a Grande Muralha da China ali tão perto! As fotos de Pequim foram tiradas durante uma volta ao mundo por Filipe Morato Gomes.
China: Cultura copy/paste. Pasmámos num país onde a comunicação não é fácil. Tudo novo para nós: sabores, cores, luzes espalhafatosas, obras desproporcionais, tecnologia de ponta. Pasmámos num país que é grande, mas que quer ser muito maior, mas onde as pessoas ainda não estão preparadas para isso. Falta tempo para elas, falta espaço, falta sensibilidade. Tudo virá, um dia, no país do sol nascente.
Viagens à Grande Muralha da China. Símbolo de um império e orgulho de um país, a Grande Muralha serpenteia o norte da China, ligando o mar Amarelo ao deserto do Gobi. Correndo por montanhas, cercando cidades ou atravessando o deserto, este é um roteiro de viagem pela Grande Muralha da China.
Viagem aos mosteiros do Tibete. Do mosteiro de Tashilunpo, em Xighatse - antiga capital do Tibete -, ao sedutor mosteiro de Gyantse - de que se diz ter sido um ensaio para o Palácio de Potala, em Lhasa -, são muitos os mosteiros do Tibete capazes de fascinar um viajante. Esta é uma roteiro de viagem por alguns desses fascinantes mosteiros tibetanos.
Viagens à Cidade Proibida, em Pequim, China. De cidadela fechada ao comum dos cidadãos passou a atracção principal da cidade de Pequim; de sede do governo e habitação de duas dinastias imperiais, transformou-se no Palácio-Museu. Visita à Cidade Proibida, num roteiro de viagem a Pequim.
Viagens a Kashgar (Kashi), China. Politicamente, a cidade de Kashgar pertence à China, mas o seu coração fica mais ao lado, na Ásia Central. Um emotivo roteiro de viagem a Kashgar, em plena na Rota da Seda.
Viagem ao Monte Kailas, Tibete. Os peregrinos vagueiam por Darchen, uma aldeia no sopé do monte que jamais foi escalado - o monte Kailas, que permite o acesso directo ao Nirvana. Um olhar sobre o fascinante Tibete.
Crónica de viagem sobre Chengdu (Sichuan) e Kunming (Yunan), China. Uma tarde numa das famosas casas de chá em Chengdu, China. E tocando com um grupo de velhotes reformados melodias improvisadas num parque de Kunming. Quantas vezes os mais simples momentos não são aqueles que perduram eternamente na memória de um viajante? Volta ao mundo.
Crónica de viagem do Parque Natural de Jiuzhaigou, China. Decido incorporar uma excursão de turistas chineses ao Parque Natural de Jiuzhaigou, situado na província de Sichuan. Encontro um cenário deslumbrante mas sou obrigado a abandonar o grupo, para bem da minha saúde mental. Guias turísticos de bandeira em riste não são, definitivamente, para mim. Volta ao mundo.
Crónica de viagem de Pingyao, China. Deixo Pequim e viajo de comboio até Pingyao, uma pequena cidade amuralhada a caminho de Xi'an, classificada Património Mundial pela UNESCO. Percorro as ruelas de Pingyao com a sensação de ter recuado no tempo, e descubro o significado de Portugal na língua chinesa. Uma surpresa francamente adequada a esta época de vindimas. Volta ao mundo.