Santa Maria é uma das ilhas menos visitadas do arquipélago dos Açores. Eu próprio, só ao fim de uma dezena de viagens aos Açores decidi conhecer Santa Maria. Apesar de não não ser fácil competir com os atrativos do triângulo do Grupo Central – Pico, Faial e São Jorge -, a pequena Ilha de Santa Maria vale bem a visita. Na ilha aposta-se agora nas atividades ao ar livre, incluindo os passeios a pé e de bicicleta, e a observação de cetáceos.
Da Vila do Porto à Baía de São Lourenço, do Barreiro da Faneca ao Farol de Gonçalo Velho, passando por trilhos pedestres e passeios off-road, não faltam motivos para uma estadia de três ou quatro dias na mais oriental ilha do arquipélago dos Açores. Se tiver curiosidade em saber mais sobre a ilha, veja tudo o pode fazer em 72 horas em Santa Maria (o roteiro com o que eu fiz na ilha).
As fotos da Ilha de Santa Maria foram todas tiradas por mim durante essa curtíssima viagem de três dias, durante a qual aproveitei também para fazer o percurso pedestre PR5SMA – Trilho da Costa Sul.
Fotos de Santa Maria, Açores
Pesquisar hotéis em Santa Maria
Seguro de viagem
A World Nomads oferece um dos melhores e mais completos seguros de viagem do mercado, recomendado pela National Geographic e pela Lonely Planet. Outra opção excelente e mais barata é a IATI Seguros (tem um seguro para COVID-19), que não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. São os seguros que uso nas minhas viagens.
Nossa que incrível.
Filipe, eu acho que a a parte mais difícil é ir embora. 🙁
Bjss
Com que objectiva produziu estas maravilhosas fotografias?
Creio que na altura ainda usava a minha velhinha Nikon D700 com uma grande angular.
Boa série de fotos da minha ilha. Só um pormenor, não há “Aloe vera” em Santa Maria. Aquilo são agaves (Agave americana), a que chamamos vulgarmente “babosa”, ou “pita”. Parabéns pela série.
Oi, onde recomenda ficar alojado em Santa Maria?
Depende do orçamento, mas o Charming Blue é uma excelente escolha.
Estranho não ter publicado foto nem sequer ter referido o Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
Foi porque não o viu ou porque não achou suficientemente importante?
Foi o primeiro Santuário a ser construído após o de Fátima.
Não digo isto por razões religiosas (nem acredito nas aparições) mas porque é importante cultural e sociologicamente.