Destino: Médio Oriente » Arábia Saudita » Jeddah

Um passeio fotográfico pelo histórico bairro de Al-Balad, em Jeddah

Al-Balad, Jeddah
Um dos mais emblemáticos edifícios de Al-Balad, o bairro antigo de Jeddah, classificado pela UNESCO como Património Mundial

Sem surpresa, o bairro histórico de Al-Balad, no coração de Jeddah, integra a lista de Património UNESCO na Arábia Saudita. Palco de magníficos exemplares de mashrabiya (ou roshan) – as varandas de madeira, trabalhadas à mão, típicas da arquitetura local -, Al-Balad é dos centros históricos mais fascinantes que alguma vez visitei.

E muito por causa das janelas e varandas que tanto orgulham os seus habitantes.

Roshan, as varandas de Al-Balad

A mashrabiya (ou roshan) é um elemento arquitetónico característico das residências arábicas usado até meados do século XX. É um tipo de sacada tradicional, fechada com treliça de madeira esculpida, normalmente localizada a partir do segundo andar de um prédio.

Para além de funções de ventilação, a mashrabiya serve também como proteção de privacidade, permitindo às mulheres observarem os movimentos na rua sem serem vistas.

Eis um conjunto de fotografias tiradas no bairro histórico de Al-Balad. Depois disso, veja o que fazer em Jeddah, com dicas que vão além do centro histórico.

Álbum de fotos de Al-Balad, Jeddah

Roshan de Al-Balat
As fantásticas janelas de Al-Balad, Jeddah
Fotos Jeddah: Al-Balat
Uma das ruas mais fotogénicas de Al-Balad, Jeddah
Centro histórico de Jeddah
Caminhando pelo centro histórico de Jeddah
Al-Balat, Jeddah
Al-Balad, um bairro recheado de ruas surpreendentes
Janelas em Al-Balad, Jeddah
Pormenor arquitetónico em Al-Balad, o bairro histórico de Jeddah
Teahouse Jeddah
Casa de chá em Al-Balad, Jeddah
Emigrante emJeddah
Um simpático iemenita a viver em Jeddah
Al-Balat, Jeddah
“Bangladesh”: a lembrar os muitos imigrantes que vivem em Jeddah
Al-Balat, Jeddah
Al-Balad, Jeddah
Al-Balat, Jeddah
As roshan de Al-Balad
Al-Balat, Jeddah
Al-Balad, Jeddah
Al-Balat, Jeddah
Al-Balad vista a partir do topo de um prédio, Jeddah
Al-Balat, Jeddah
Interior de uma casa em ruínas

Guia prático

Como chegar

Há inúmeras companhias aéreas a voar para Jeddah, entre as quais a Turkish Airlines (foi a que usei), a Emirates e a Saudia. Caso se ajuste ao seu roteiro na Arábia Saudita, considere a hipótese de ir por Riade e regressar por Jeddah.

Note que não há transportes públicos do aeroporto internacional de Jeddah para o centro da cidade. Use um táxi ou, caso tenha internet, chame um Uber.

Pesquisar voos para Jeddah

Nota sobre os terminais do aeroporto: se regressar de Jeddah, não se engane no terminal. O Terminal Sul é apenas para a Saudi Airlines. O Terminal Norte é para as companhias aéreas estrangeiras. Distam 16km um do outro e os táxis entre ambos não são baratos (disseram-me que havia um shuttle bus, mas não o vislumbrei). Há ainda o Terminal Hajj, destinado aos peregrinos em viagem para Meca.

Onde ficar

Escrevi um texto sobre onde ficar em Jeddah, onde explico as vantagens e desvantagens dos diferentes bairros da cidade – e cuja leitura recomendo.

Em resumo, julgo que as três principais opções em termos de localização do alojamento em Jeddah são a proximidade do bairro histórico de Al-Balad (para quem prefere ambientes mais caóticos mas com alma), a região da Nova Corniche (para quem prefere estar próximo do mar, com modernidade e conforto) e Al-Salamah (onde encontra hotéis com excelente relação qualidade/preço). Tudo depende, pois, do que pretender.

Caso prefira Al-Balad, a opção mais incontornável é o Mena Red Sea Palace, onde eu fiquei, localizado a dois passos do bairro. Note que não há muitos hotéis na zona. O Al Murooj Kareem Hotel, dentro do bairro histórico, seria outra opção, mas o Red Sea é claramente melhor.

Se preferir outros bairros, pesquise todas as opções de alojamento usando o link abaixo.

Pesquisar hotéis em Jeddah

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.