A Arábia Saudita é um dos países mais extensos do mundo mas, proporcionalmente, tem um reduzido número de lugares classificados como Património Mundial pela UNESCO. Ainda assim, alberga locais com património histórico e natural muito relevante e diversificado.
De Madain Saleh – a extraordinária cidade dos Nabateus conhecida como Petra da Arábia Saudita – às gravuras rupestres da região de Hail, passando pelo Oásis de Al-Ahsa ou o Distrito de At-Turaif, próximo de Riade, não faltam locais de enorme relevo histórico em território saudita. Isto para não falar de Al-Balat, o coração da belíssima cidade de Jeddah, uma das maiores pérolas do país.
Eis a lista de lugares classificados pela UNESCO como Património Mundial na Arábia Saudita:
- Sítio Arqueológico de Al-Hijr (Madain Saleh) (2008)
- Distrito de At-Turaif em ad-Dir’iyah (2010)
- A histórica Jeddah (2014)
- Arte na rocha da região de Hail (2015)
- Oásis de Al-Ahsa (2018)
- Área Cultura de Ḥimā (2021)
- Uruq Bani Ma’arid (2023)
- Paisagem cultural da zona arqueológica de Al-Faw (2024)
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Filipe, quanto tempo recomendas para visitar a Arábia Saudita?
Cumprimentos,
João Gabriel
Acabei de publicar um artigo com dicas da Arábia Saudita onde falo desse assunto.