Destino: Europa » Alemanha » Colónia

Kölsch, a idolatrada cerveja de Colónia

Por Filipe Morato Gomes
O que fazer em Colónia: Cervejaria Päffgen-Kölsch
Pátio interior na cervejaria Päffgen-Kölsch em Colónia

Antes de viajar para Colónia contactei, como quase sempre faço, pessoas que moram na cidade alemã para sentir o pulsar do destino visto pelo olhar de quem lá vive. Entre as sugestões que me enviaram sobre o que fazer em Colónia, para além da óbvia visita à catedral poucas foram as que reuniram tão alargado consenso como a obrigatoriedade de beber uma Kölsch.

Tinha lido algures que um dos aspetos mais interessantes da cultura cervejeira da Alemanha é o orgulho que os habitantes de cada cidade têm nas cervejas locais. Ora, no caso de Colónia, isso é porventura ainda mais evidente, já que a cidade deu nome a um estilo de cerveja próprio chamado… Kölsch.

Por todas essas razões, tinha mesmo de ir provar a cerveja alemã. A questão era onde.

Ora, nas conversas com os meus interlocutores, mais do que afiançarem que era obrigatório beber uma cerveja Kölsch em Colónia, havia um nome aparentemente consensual quando se referiam à melhor Kölsch da cidade (ou quando mencionavam a sua cervejaria favorita): cervejaria Päffgen-Kölsch.

Naturalmente, tinha de lá ir.

Quis o destino que a Päffgen-Kölsch ficasse junto ao hotel onde fiquei hospedado em Colónia. Como cheguei ao final da tarde à cidade, a primeira atividade planeada após passar no hotel foi, precisamente, jantar e beber uma Kölsch na cervejaria Päffgen.

Bebendo cerveja Kölsch na Päffgen-Kölsch

Cervejaria Päffgen-Kölsch, Colónia
Empregado da cervejaria Päffgen-Kölsch preparando-se para encher os copos diretamente do barril de cerveja

Poder-se-ia pensar que fazer cerveja artesanal em Colónia é uma espécie de moda urbana contemporânea. Ao que me foi dado a entender, no entanto, em Colónia, o ato de fazer a sua própria cerveja é, antes de mais, um regresso às origens.

Felizmente, muitas das pequenas cervejeiras alemãs sobreviveram a décadas de industrialização e produção em massa, mantendo a sua cerveja única e tradicional. E em poucos lugares isso será tão verdade como na cervejaria Päffgen, por muitos tida como “a mãe de todas as cervejas artesanais locais”.

Cervejaria Päffgen-Kölsch
Pátio da cervejaria Päffgen-Kölsch

Colónia leva muito a sério a questão da cerveja tradicional. Na cervejaria Päffgen, por exemplo, a cerveja nunca é engarrafada porque, dizem, o sabor não seria o mesmo. É fabricada diariamente no próprio local; e sai diretamente do barril para os copos stange, estreitos e longos, que os empregados transportam numa bandeja redonda com buracos para os segurar. Desde 1883.

Para mim, viajante não entendido em cerveja e que prefere um bom copo de tinto, confesso que gostei da cerveja. Não tenho como avaliar se é, como muitos apregoam, a melhor Kölsch de Colónia; mas o importante é que gostei.

Na Päffgen, aproveitei também para provar um prato aparentemente famoso na região: joelho de porco. Também gostei bastante, e posso até garantir que acompanhou a cerveja na perfeição. Sim, em Colónia o prato é o acompanhamento da cerveja; e não o contrário.

Cerveja Kölsch, Colónia
A cerveja Kölsch é sempre servida num copo longo e estreito chamado stange

Foi na Päffgen que provei a minha primeira cerveja Kölsch; e, tudo somado, é mesmo uma experiência fundamental numa escapadinha a Colónia.

O ambiente é descontraído, apesar de estar quase sempre lotado. É tão agradável para se visitar com um ruidoso grupo de amigos como com a namorada ou o namorado para uma conversa a dois.

Guia prático

Como chegar a Colónia

Eu voei de Lisboa para Colónia com a TAP, com o objetivo de produzir conteúdos sobre destinos servidos pela companhia aérea portuguesa. O voo dura sensivelmente três horas.

Para ir do aeroporto internacional Colónia-Bona até ao centro da cidade, a forma mais prática e rápida é apanhar um comboio com destino à estação central de Colónia, junto à catedral; a viagem dura pouco mais que 15 minutos e custa 2.80€.

Onde ficar

Eu fiquei alojado no Lindner City Plaza, um hotel de quatro estrelas de grandes dimensões, muito bem localizado nas proximidades do Belgian Quarter e com excelente relação qualidade/preço.

Alternativamente, recomendo que espreite os muito elogiados Excelsior Hotel Ernst am Dom (cinco estrelas) e CityClass Hotel Residence am Dom (quatro estrelas), ambos junto à Catedral de Colónia; o Stern am Rathaus (três estrelas); o 1st Floor Köln 2, um hotel fantástico mas mais afastado do centro; ou, por fim, o mais barato Sandmanns am Dom.

Se prefere o ambiente sociável de um hostel, vai ser difícil encontrar melhor que o Hostel die Wohngemeinschaft. Absolutamente maravilhoso (e mais barato)!

Para outras alternativas use o link abaixo, onde encontrará hotéis para todos os gostos e orçamentos.

Pesquisar hotéis em Colónia

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes
Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

Deixe um comentário