Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Europa » Dinamarca » Copenhaga

Christiania, a “cidade livre” de Copenhaga

Por Filipe Morato Gomes | Viagens Copenhaga Dinamarca Europa
Atualizado em 14.10.2022 | Tempo de leitura: 3 minutos

Mural à entrada de Christiania, Copenhaga
Mural à entrada de Christiania, Copenhaga

Decidi visitar Christiania, o autoproclamado “bairro autónomo” desde 1971, com um amigo dinamarquês que a conhece bem. A sua história recente cruza-se com drogas. Todas as drogas. Da cocaína à brutalmente viciante crystal meths (julgo que a tradução em português seria metanfetamina), passando por outras mais leves e quase inofensivas. Habita em Copenhaga e é frequentador de Christiania, pelo que me pareceu a companhia ideal para visitar a “free town” dinamarquesa.

À entrada de Christiania, as regras estão bem explícitas num enorme placard, ao cuidado das quinhentas mil pessoas que anualmente visitam a comunidade:

  1. Divirta-se
  2. Não fotografe – comprar e vender haxixe continua a ser ilegal
  3. Não corra – causa pânico

Consta que moram cerca de 900 pessoas em Christiania. Não é muita gente, mas há escolas, cafés, artesãos e pequenas mercearias. É na comunidade, por exemplo, que se produzem as famosas Christiania Bikes, bicicletas com compartimento frontal para carga muito utilizadas pelos habitantes de Copenhaga. Vi-as com crianças, com compras e até um modelo semelhante conduzido por um carteiro-ciclista no coração de Copenhaga.

O espírito é comunitário – há um local onde os habitantes deixam roupa usada que já não precisam, para quem precisar poder usar – e o aspeto é uma mistura de degradação com liberdade artística – a maioria dos edifícios são velhos e deteriorados, embelezados por grafitis interventivos. Havia muita gente nas margens dos canais de Copenhaga junto a Christiania, com crianças, a desfrutar de uma bela tarde de calor. O ambiente é, pois, ambíguo, numa onda muito “make love, not war“. Não há dúvida de que se respira liberdade, mas é impossível não sentir um certo peso no ar.

No início de Pusher Street, epicentro da venda de droga em Christiania, dois homens musculados e de corpo tatuado estavam sentados em cadeiras colocadas ostensivamente no meio da rua. Eram spotters, pessoas que fiscalizam os movimentos na rua, “tiram a pinta” aos visitantes e, claro, anunciam a chegada da polícia. Era impossível ignorar a sua presença e a mensagem parecia muito clara: “estamos a controlar tudo o que se passa, porta-te bem”.

Sentimos esse controlo na pele. Ao entrar na Pusher Street, o meu amigo pegou no telemóvel para fazer uma chamada. De imediato, um homem veio ter com ele a dizer que não podia usar o telefone, deduzo que pelo medo de que a chamada fosse um subterfúgio para fotografar ou filmar a rua. Apesar de não ser o caso, foi mais um sinal evidente de que as regras são mesmo para levar a sério. Isto apesar da venda de droga ser, agora, mais dissimulada.

Há pouco mais de três anos, numa visita a Christiania encontraria bancas de venda de haxixe e outras drogas leves em Pusher Street, à vista de todos, como numa qualquer feira de rua. Mas – conta-me o meu amigo -, a polícia decidiu fazer um raid em Christiania para erradicar os vendedores de droga. “Os resultados foram contraproducentes: muitos dealers saíram de Christiania e espalharam-se por Copenhaga, e a venda ficou menos controlada”. E, ao que consta, os conflitos entre os gangues rivais pelo controlo da venda de droga aumentaram. Em Pusher Street, o negócio está toscamente dissimulado por camuflagens de guerra, mas continua lá, à vista de todos. É um negócio ilegal, mas tolerado.

À saída, o resumo do espírito de Christiania numa frase escrita num arco sobre a rua, em jeito de desafio: “you are now entering the European Union“.

Gostei de visitar Christiania, bebi umas cervejas, não fumei porque não me apeteceu, respirei o ambiente livre de regras convencionais e passei um par de horas muito agradável. Não há, no entanto, como ignorar a desconfiança que paira no ar. Como me confidenciou o companheiro de ocasião: “gosto de cá vir, mas não conseguiria viver em Christiania”. É isso.

Como é natural, não tenho fotos de Christiania. O site oficial é www.christiania.org, mas a maior parte dos artigos está apenas em dinamarquês.

Veja onde ficar em Copenhaga.

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens Copenhaga Dinamarca Europa

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Copenhaga e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Londres por quem lá vive: Kate Guimarães
Já não tenho paciência para a conversa do backpacker »

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Copenhaga

Reserve um hotel em Copenhaga ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens