Copenhaga

Copenhaga, Dinamarca
Vista de Nyhavnd, Copenhaga

Copenhaga

Copenhaga é a capital e a cidade mais populosa da Dinamarca. A maior parte do perímetro urbano está situado na costa leste da ilha da Zelândia, mas uma zona mais pequena estende-se para a ilha de Amager. Esta charmosa urbe fica separada de Malmö, na Suécia, apenas pelo estreito de Øresund, cuja ponte homónima estabelece a ligação entre as duas cidades, por comboio e por estrada.

Os dinamarqueses têm fama de estar entre as pessoas mais felizes do mundo e em Copenhaga dá para perceber porquê. A bonita capital combina história real, arquitetura moderna e vida sustentável. A capital dinamarquesa, aliás, encabeça regularmente as listas mundiais de habitabilidade. Afinal, este é um dos centros urbanos mais ecológicos, limpos e sustentáveis do mundo, um lugar onde andar de bicicleta é um transporte sério, onde autocarros e metro circulam com frequência e sem parar, e onde o porto está completamente limpo o suficiente para dar um mergulho.

A incontornável estátua A Pequena Sereia, um dos mais conhecidos símbolos da cidade, representa uma personagem de um dos contos infantis de Hans Christian Andersen. O escritor passou a maior parte da sua vida em Copenhaga e vários dos lugares que frequentava ainda podem ser visitados hoje, como o porto de Nyhavn, onde ele viveu e onde ficam as fotogénicas casas coloridas. Igualmente famosos, os Jardins do Tivoli existem desde 1843 e são o segundo parque temático mais antigo do mundo. Consta que Walt Disney ficou tão fascinado com o seu ambiente que lhe serviu de inspiração para a sua Disneylândia.

Em pouco mais de uma década, Copenhaga transformou-se numa potência culinária. Na capital dinamarquesa existem cerca de 15 restaurantes com estrelas Michelin, mais do que em qualquer outra capital escandinava. Entre eles está o famoso Noma, classificado como o melhor restaurante do mundo pela lista San Pellegrino Awards. Portanto, já sabe, quando visitar Copenhaga leve bastante apetite.