Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Europa » Dinamarca » Copenhaga

Um passeio de barco pelos canais de Copenhaga (vale mesmo a pena)

Por Filipe Morato Gomes | Viagens Copenhaga Dinamarca Europa
Atualizado em 26.12.2022 | Tempo de leitura: 6 minutos

Quando estava a preparar a minha viagem a Copenhaga, várias pessoas de diferentes sensibilidades me recomendaram fazer uma canal tour. Mal chegado à capital dinamarquesa, uma amiga de longa data natural da cidade lançou a mesmíssima sugestão quando nos encontrámos, afiançando que, apesar de turístico, “as pessoas de Copenhaga fazem o passeio uma vez por ano” assim que os raios de sol iluminam Nyhavn, anunciando o verão.

Era o caso, o tempo em Copenhaga estava magnífico e a sugestão pareceu-me esplêndida. Não tinha razões para deixar escapar a oportunidade de fazer um passeio de barco pelos canais de Copenhaga.

Passeio de barco pelos canais de Copenhaga

#1 A partida do porto de Nyhavn

Nyhavn, Copenhaga
Nyhavn, local de onde parti para o passeio de barco

Antigo porto de Copenhaga, Nyhavn está atualmente transformado no principal polo agregador das movimentações turísticas da cidade. Ou, melhor dizendo, as suas casas de madeira coloridas transformaram-se na imagem de marca de Copenhaga, muito à semelhança de Bryggen, a zona velha da cidade norueguesa de Bergen. Onde antes havia marinheiros, bordéis e prostitutas, hoje há restaurantes, músicos de rua e turistas. Muitos turistas.

Por esta altura, Nyhavn tem fama de ser uma das zonas mais caras de Copenhaga, seja para viver, para jantar ou apenas refrescar a goela. Por isso mesmo, durante a minha estadia em Copenhaga, passei inúmeras vezes no porto de Nyhavn para desfrutar do ambiente mas nunca entrei num restaurante nem comprei cervejas nas esplanadas dos cafés; fiz como os dinamarqueses: comprei no supermercado e sentei-me nos muros do canal a desfrutar o calor primaveril.

À hora marcada, encontrei-me com Marie em Nyhavn (que se tinha oferecido para fazer o passeio de barco comigo), comprámos os bilhetes no operador barato (já lhe explico) e embarcámos pouco depois para um passeio de uma hora pelos canais de Copenhaga. À boa maneira dinamarquesa, e porque era fim de semana, ela trazia uma garrafa de vinho branco gelado e dois copos de plástico para saborearmos durante o passeio. Cheers!

#2 Com quem fazer os passeios de barco

Barco canal tour, Copenhaga
Um barco passa num dos muitos canais de Copenhaga

Há duas companhias que operam as chamadas canal tours no porto de Copenhaga. Os barcos de ambas estão visíveis assim que chega a Nyhavn.

A Stromma, sob a marca Canal Tours Copenhagen, organiza um passeio de barco pelos canais denominado Grand Tour, que custa quase o dobro da sua concorrente (75 DKK), pelo que não há motivo aparente para optar por ela. A não ser que prefira a opção hop on – hop off, que permite fazer viagens ilimitadas, entrando e saindo em quatro distintas zonas da cidade (Gammel Strand, Nyhavn, The Little Mermaid e Christianshavn) durante um período de 24 horas. Os barcos da Stromma encontram-se logo no início de Nyhavn.

A outra companhia é a Netto-Badene, que organiza os passeios de uma hora por apenas 40 DKK. Para ser sincero, não descortinei motivo suficiente para tão expressiva diferença de preço, à exceção do facto de ter visto alguns barcos da Stromma com cobertura, o que pode ser muito útil em dia de chuva ou tempo incerto (os barcos da Netto-Badden que eu vi eram todos descobertos, mas consta que ambas as empresas dispõem de barcos cobertos e aquecidos para usar entre o início de outubro e o fim de março). Os barcos da Netto-Badden estão na margem direita do canal, o lado oposto aos cafés e restaurantes de Nyhavn.

Naturalmente, fiz como os dinamarqueses e optei pela Netto-Badene, pagando apenas 40 DKK (cerca de 6€) pelo passeio de barco. E vale a pena? Sem dúvida – é dinheiro e tempo bem investidos, porque permite ver Copenhaga de outra perspetiva durante um passeio muitíssimo agradável. No fundo, é uma hora relaxada e bem passada.

Dica: pode utilizar o Copenhagen Card para fazer o passeio gratuitamente na Netto-Badden.

#3 Navegando pelos canais de Copenhaga

Passeio de barco pelos canais de Copenhaga
O passeio de barco pelos canais de Copenhaga é uma experiência que recomendo vivamente

Como já referi, comecei o passeio em Nyhavn. Eram 16:40, céu limpo e luz bonita para deleite dos candidatos a fotógrafos. Hora ideal nesta época do ano (fim de maio). Haveria cerca de 30 passageiros a bordo.

Assim que o barco zarpou, abrimos a garrafa de vinho branco – e que bela ideia ter vinho a bordo! Estava sol, havia dezenas de veleiros atracados nas águas dos canais e toda a Copenhaga parecia em festa com o advento do calor. Nas margens do canal Nyhavn, de um lado as antigas casas pintadas com cores garridas e um mar de gente na rua, aproveitando a tarde soalheira sentados no muro do canal ou nas esplanadas dos restaurantes; do outro, edifícios austeros já escurecidos pelas suas próprias sombras de final de tarde.

É uma perspetiva diferente do casario de Nyhavn, o epicentro turístico de Copenhaga visto a partir das águas do canal e envolvido por barcos e gente e alegria de ambos os lados.

Ao fim de alguns minutos, abandonámos Nyhavn e começámos a navegar em águas mais abertas. À nossa frente, a entrada para o multipremiado restaurante Noma, embaixador da nova cozinha escandinava – visto de fora, ninguém diria que no interior daquelas portas estaria um dos melhores restaurantes do mundo.

Passeio de barco, passagem pelo restaurante Noma
Passagem em frente ao restaurante Noma

Passámos pelo exclusivo bairro de Holmen, não muito longe da “terra livre” de Christiania, com casas de madeira caras e maravilhosas de arquitetura moderna e vidros amplos para que melhor se desfrute da paisagem aquática.

Na viagem não poderia faltar a paragem junto à Pequena Sereia (vá-se lá saber por que razão é uma “atração turística” tão procurada!), localizada defronte da Cidadela de Copenhaga. O barco abranda para que os passageiros possam tirar fotografias aos turistas a tirar fotografias a turistas junto à Pequena Sereia. Logo a seguir, o barco deu então meia volta para uma visão do Palácio de Amalienborg e da magnífica Igreja de Mármore. Quando passámos em frente à Opera de Copenhaga, o ambiente a bordo continuava descontraído, o clima agradável e o vinho branco a boa temperatura.

De volta aos canais mais estreitos, atravessámos o bairro residencial de Christianshavn, com direito a vislumbrar a Igreja do Nosso Salvador, momento em que, para “não perturbar os moradores”, o guia se calou por uns minutos. O passeio de barco pelos canais de Copenhaga entrava na sua reta final.

Serpenteámos pelo canal Frederiksholm, altura em que a perícia do capitão foi posta à prova numa curva apertadíssima, mas não tardou muito a regressarmos a Nyhavn, sair do barco e voltarmo-nos a sentar nas margens a conversar. Sessenta minutos de prazer tinham passado.

Pouco depois, começou inesperadamente a chover (os passageiros dos barcos seguintes chegaram com impermeáveis fornecidos pela tripulação no corpo). O timing do passeio não poderia ter sido melhor escolhido.

Copenhaga
Dia de sol em Copenhaga
Ponte nos canais de Copenhaga
Passagem por uma ponte já perto do final do passeio
Mapa do passeio pelos canais de Copenhaga
Mapa da canal tour da Netto-Badene, empresa com quem fiz o passeio de barco pelos canais de Copenhaga

Em suma, quando decidir visitar Copenhaga, aconselho vivamente que reserve uma hora do seu tempo para fazer o passeio de barco pelos canais da cidade. Eu, pelo menos, adorei a experiência.

Veja onde ficar em Copenhaga.

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens Copenhaga Dinamarca Europa

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Copenhaga e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Zurique por quem lá vive: Sérgio Martins
Londres por quem lá vive: Kate Guimarães »

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Copenhaga

Reserve um hotel em Copenhaga ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens