Uma noite de comboio até San Sebastián (no mítico Sud Express)

Comboio Sud Express em Lisboa
O comboio Sud Express prestes a partir da Gare do Oriente, em Lisboa © CP – Comboios de Portugal

Certo dia, fiquei a saber da existência do comboio Sud Express e da possibilidade que ele dava de viajar de noite entre Lisboa e a fronteira Irun (Espanha) / Hendaye (França). Os meus olhos brilharam nesse instante, até porque andava há algum tempo a querer visitar San Sebastián, no País Basco.

Viajar no Sud Express era a desculpa perfeita.

Iria, além disso, proporcionar aos miúdos a experiência de dormir num comboio. Num ápice, estava decidido: passaria um fim de semana prolongado em San Sebastián, em família.

A partida de Coimbra estava marcada para as 23:30. Por casualidade, nessa tarde tive de me deslocar a Lisboa para um compromisso, razão pela qual a família partiu sem mim do Porto. O reencontro deu-se na estação de Coimbra B.

A avó, sempre providente, tinha preparado uns sumos e umas sandes de panados que ajudaram a matar a fome antes da chegada do Sud Express. Foi uma excelente ideia, até porque àquela hora a estação de Coimbra B era praticamente um deserto e um café aberto era coisa aparentemente inexistente nas redondezas.

A excitação dos miúdos era grande. Nunca tinham pernoitado num comboio em andamento.

Coimbra B – San Sebastián de comboio

Assim que o comboio chegou a Coimbra B, as portas abriram-se e um funcionário português indicou-nos o compartimento para onde nos deveríamos dirigir. Já antes nos tinham apontado o extremo da plataforma como o local onde deveríamos aguardar, pelo que a carruagem-hotel parou praticamente à nossa frente.

Carruagem do trem Sud Express
Carruagem do Sud Express © CP – Comboios de Portugal

O compartimento era uma cabine não muito espaçosa, com quatro camas, um pequeno lavatório, cabides para pendurar a roupa e algum espaço para a bagagem. Para minha surpresa, as camas estavam feitas, pelo que, dado o adiantado da hora, não demorou muito até irmos dormir. Foi o tempo de arrancar, usufruir um pouco da novidade, comer qualquer coisa e… descansar.

O Sud Express é um comboio bastante confortável e, com maior ou menor dificuldade, todos os elementos da família – adultos e crianças – acabaram por adormecer. Melhor ainda, dormiram praticamente toda a noite, embalados pelo barulho do comboio atravessando Portugal e Espanha.

A meio da viagem, em Medina del Campo, o comboio dividiu-se em duas partes. Uma, chamada Lusitânia Comboio Hotel, seguia para Madrid; a outra, o Sud Express propriamente dito, rumaria até França via País Basco. Para quem estava dentro do comboio, toda a operação decorreu sem qualquer nota de relevo e, na verdade, ninguém deu por isso.

Assim que os primeiros raios de sol começaram a invadir o compartimento, uma nova fase da viagem teve lugar. Viajámos acordados, apreciando a paisagem, brincando, passando o tempo. Para as crianças, especialmente para o rapaz de quase três anos, amante de tudo o que aos transportes diz respeito, foi muito divertido.

Eram 10:30 quando chegámos à estação de caminhos-de-ferro de San Sebastián.

Tinha sido uma fantástica experiência.

Era então tempo de explorar San Sebastián.

Guia prático

Como reservar bilhetes no Sud Express

Em teoria, basta aceder ao site da Renfe para comprar os bilhetes de comboio. Na prática, a reserva dos bilhetes não foi tão intuitiva como poderia parecer, principalmente porque eu queria viajar em camas e o sistema nunca assumiu a existência de um bebé (éramos dois adultos, uma criança de 10 anos e um bebé com dois anos e meio); isso só aconteceu quando paguei um bilhete inteiro para ele também.

Ou seja, e após muitas tentativas, a única forma de reservar lugares para todos numa única cabine foi comprar os quatro bilhetes de uma “Cabine familiar”, o que fez com que a viagem ficasse mais cara do que eu pretendia.

No total, paguei aproximadamente 451€ por quatro bilhetes de ida e volta entre Coimbra e San Sebastián. Valeu pela experiência, mas não se pode dizer que tenha sido barato. Note que, caso não faça questão de adquirir todo o compartimento ou se viajar em classe turista, num banco (e não em classe Cama turista), a viagem fica menos dispendiosa. O preço mínimo entre Lisboa e San Sebastián ronda os 27€ por trajeto.

Uma última sugestão: se quiser evitar o site da Renfe, a Omio tem um site muito mais intuitivo e vende os bilhetes do Sud Express ao mesmo preço.

Infelizmente, o serviço foi descontinuado!

Sud Express: paragens e estações de comboios

Viajar no Sud Express
O comboio Sud Express estacionado na Gare do Oriente, Lisboa © CP – Comboios de Portugal

Sentido Lisboa – Hendaye: Lisboa – Santa Apolónia; Lisboa – Oriente; Entroncamento; Caxarias; Pombal; Coimbra B; Santa Comba Dão; Mangualde; Celorico da Beira; Guarda; Vilar Formoso; Fuentes d’ Oñoro; Ciudad Rodrigo; Salamanca; Medina del Campo; Valladolid; Burgos; Miranda de Ebro; Vitória; San Sebastián; Irun; Hendaye.

No sentido oposto, o comboio começa em Irun (não em Hendaye).

Dicas úteis

Para quem viaja de Lisboa, o comboio parte de Santa Apolónia por volta das 21:30. Para quem viaja do Porto, pode seguir de comboio até Coimbra e lá apanhar o Sud Express às 23:30. No regresso, pouco depois do Sud Express chegar a Coimbra, há um comboio regional com destino a Porto Campanhã; não vale, por isso, a pena ir de carro para Coimbra.

Leve alguns snacks, especialmente se viaja com crianças. A viagem é longa (entre Coimbra e San Sebastián são 10 horas e 20 minutos).

Onde ficar

Se quiser dormir na Parte Vieja de San Sebastián, recomendo os hotéis Pensión Peñaflorida, Pensión Balerdi e Pensión Garibai, todos muito bem localizados e com preços aceitáveis (atenção que San Sebastián não é barato!).

Pela minha parte, escolhi o bairro Gros e julgo ter sido uma opção sensata. Trata-se de um bairro residencial, a dois passos do centro histórico (é só atravessar o canal), com menos barulho e mais vida de bairro. Se preferir este cenário, há muitos apartamentos de excelente qualidade na zona de Gros, como este onde fiquei (e adorei). São também disso exemplo os apartamentos Kursaal Playa, Soroa Apartment, Gros Terrace e Kursaal – Basque Stay, ideais para uma viagem de amigos ou em família.

Nota: se é luxo que procura, veja o exclusivo (e caro) Hotel Maria Cristina.

Procurar hotéis em San Sebastián

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.