Destino: Europa

O que fazer em San Sebastián, a boémia cidade dos pintxos

Por Filipe Morato Gomes
San Sebastián
Rua principal do centro histórico de San Sebastián – Donostia

Procura o que visitar em San Sebastián? Eu Andava há algum tempo para visitar o País Basco mas, por mais curioso que possa parecer, a minha atração estava mais direcionada para o ambiente boémio e para a boa gastronomia de San Sebastián – ou Donostia, em basco – do que para o afamado Museu Guggenheim de Bilbau. Mas a verdade é que não falta o que fazer em San Sebastián, para graúdos e crianças.

Ora, certo dia um amigo falou-me do comboio Sud Express, que liga Lisboa a Irun, na fronteira entre Espanha e França, com passagem por San Sebastián. Os meus olhos brilharam nesse instante. Iria proporcionar aos miúdos a experiência de dormir num comboio e passaríamos um fim de semana prolongado em San Sebastián.

O que fazer em San Sebastián

Quem viaja com crianças sabe bem que o ritmo de viagem é sempre mais tranquilo do que numa viagem de adultos e que é preciso fazer cedências. Quer isso dizer que não fiz tudo o que gostaria de ter feito em San Sebastián, não experimentei tantos bares de pintxos como antecipara e passei algum tempo confinado ao apartamento alugado no bairro Gros.

Ainda assim, a capital gastronómica do País Basco conquistou-me de forma rápida e intensa. É uma cidade boémia, descomplicada e elegante, boa onda. Eis nove coisas que fiz (e recomendo) em San Sebastián.

Explorar o centro histórico (Parte Vieja) de San Sebastián

Parte Vieja, San Sebastián
Praceta junto ao Mercado de la Bretxa

O local mais visitado de San Sebastián é, sem dúvida, o centro histórico da cidade, comummente conhecido como Parte Vieja. É uma zona situada no sopé do Monte Urgull, encaixada entre o porto de pesca e a foz do Rio Urumea.

A Parte Vieja de San Sebastián é a zona histórica da cidade, composta por ruas estreitas – muitas delas pedonais – recheadas de lojas e bares de pintxos, que em muito contribuem para o ambiente boémio do bairro. Entre um pintxo e outro, não deixe de passar pela Praça da Constituição e de reparar em locais como a Igreja de São Vicente, o Museu São Telmo ou a Basílica de Santa Maria do Coro.

Caso não tenha vontade de visitar museus e igrejas não desespere: a Parte Vieja é excelente para ser vivenciada na rua, de copo de vinho na mão.

Subir ao Monte Urgull e visitar o Castillo de la Mota

O que ver em San Sebastián: Castillo de la Mota
Castillo de la Mota, no topo do Monte Urgull

Dominando o centro histórico de San Sebastian, o Monte Urgull fica numa posição estratégica entre as praias da Concha e Zurriola.

É um belo passeio – embora sempre a subir -, ideal para combinar com a exploração da Parte Vieja da cidade. No topo de Urgull ergue-se o Castillo de La Mota, uma fortaleza defensiva do século XII relativamente bem preservada, a partir de onde se tem vistas abrangentes sobre San Sebastián.

Calcorrear o areal da Praia de La Concha

Praia La Concha, San Sebastián
La Concha, a principal praia urbana de San Sebastián

Uma das principais atrações de San Sebastián, principalmente durante o verão, a Praia de La Concha é um imenso areal que vai desde o Ayuntamiento até à escultura Peine del Viento. É especialmente recomendável às primeiras horas da manhã, antes das multidões povoarem o areal.

Subir ao Monte Igeldo de funicular

Monte Igeldo, San Sebastián
A vista a partir do Monte Igeldo

No final da Praia de La Concha, encontra o funicular de acesso ao topo do Monte Igeldo. Lá em cima existe um pequeno parque de diversões que poderá atrair os mais pequenos, mas nem é isso o mais importante.

Primeiro, a subida de funicular, a lembrar o elevador do Bom Jesus, em Braga, é muito agradável. Depois, e acima de tudo, a vista, lá do topo, sobre a baía, a Praia de La Concha e toda a cidade de San Sebastián é verdadeiramente espetacular.

Prepare-se para o vento, mas não deixe de subir ao Monte Igeldo durante a sua estadia em San Sebastián.

Apreciar o Peine del Viento

O que fazer em San Sebastián: Peine del Viento
Escultura Pente do Vento

O Pente do Vento (Peine del Viento, no original espanhol) é uma obra de aço do escultor Eduardo Chillida, incrustada nas rochas no extremo da baía de La Concha. É, muito provavelmente, a atração turística de San Sebastián mais misteriosa.

Se quiser ver o Pente do Vento, recomendo que combine com um passeio ao longo de toda a baía e com a subida ao Monte Igueldo. No regresso ao centro de San Sebastián, caso não queira caminhar tudo em sentido inverso, pode usar os eficientes autocarros urbanos da cidade.

Visitar o Aquário de San Sebastián

O que visitar em San Sebastián: Aquário
Aquário Donostia

Mesmo estando longe de ser o mais espetacular aquário do planeta, caso viaje para San Sebastián com crianças, recomendo uma visita ao aquário local. Tem um pequeno túnel envidraçado, à semelhança do que encontrei em Kuala Lumpur (mas numa escala muito menor), onde é possível estar bem junto a tubarões, raias e outros habitantes dos mares. As crianças vão adorar.

Ver o pôr-do-sol no Passeio Novo

Entardecer no Passeio Novo, San Sebastián
Entardecer no Passeio Novo, San Sebastián

Fruto da sua localização geográfica, o entardecer é uma altura do dia particularmente atrativa no centro histórico de San Sebastián. Nos dias em que lá estive, o céu adquiriu quase sempre tonalidades vivas e fortes, especialmente visíveis durante uma caminhada pelo Passeio Novo, uma avenida marginal que contorna a península entre o Aquário e o edifício Kursaal. Excelente para relaxar ao final da tarde!

Visitar Kursaal à noite

O que fazer em San Sebastián: visitar Palácio de Congressos Kuursal
Caminhando junto ao canal em direção ao Palácio de Congressos Kursaal

O Kursaal é um edifício emblemático de San Sebastián. Alberga um centro de congressos e auditórios, e é especialmente atrativo de noite, quando o edifício fica iluminado. Se ficar alojado em Gros, não tem como escapar à visão noturna do Kursaal. O projeto arquitetónico é da autoria do espanhol Rafael Moneo.

Provar pintxos e pintxos e mais pintxos

Bar de pintxos de San Sebastián
Um dos muitos bares de pintxos da Parte Vieja de San Sebastián

A gastronomia é um dos pontos fortes de San Sebastián, uma cidade que tem mais estrelas Michelin por habitante do que qualquer outra no planeta. A cena gastronómica basca anda muito à volta dos pintxos, pequeníssimas porções de quase tudo, muitas vezes colocadas em cima de uma fatia de pão.

A ideia é saltar de bar em bar, comer um par de pintxos e um copo de vinho – muitas vezes na rua – e seguir para o próximo. Provei pintxos de anchovas, de queijo de cabra, de presunto, de cogumelos e espinafres, de bacalhau e alguns mais.

Dito isto, onde comer os melhores pintxos? É difícil dizer. Sugiro que vá caminhando pelo centro histórico e siga o seu instinto. Foi assim que descobri o Bar Zeruko que, posteriormente, vim a saber ser um dos mais elogiados locais para comer pintxos em San Sebastián.

Mapa: o que fazer em San Sebastián

Veja também o que fazer em Bilbau.

Guia para visitar San Sebastián

Como chegar a San Sebastián

Assumindo que viaja de comboio para San Sebastián, a estação de caminhos-de-ferro fica muito perto do centro da cidade. Eu, apesar de carregado com comida e carrinho de bebé, não precisei de táxi ou transporte público para chegar ao meu hotel: fui a pé.

Se quiser aproveitar para visitar Bilbau, saiba que há autocarros frequentes a unir as duas cidades, com preços desde 6,5€ por trajeto. A forma mais fácil de saber os horários San Sebastián – Bilbau e comprar bilhetes é visitar o site da Omio.

Caso aterre no País Basco de avião, saiba que pode seguir diretamente do aeroporto de Bilbau para San Sebastián de autocarro; veja www.pesa.net.

Onde ficar

Há quem prefira ficar alojado no centro de San Sebastián, pela proximidade com os bares, restaurantes e vida noturna. Se for esse o caso, recomendo os hotéis Pensión Peñaflorida, Pensión Balerdi e Pensión Garibai, todos muito bem localizados e com preços aceitáveis (atenção que San Sebastián não é barato!).

Pela minha parte, quando tive de decidir onde ficar em San Sebastián, acabei por escolher o bairro Gros – e julgo ter sido uma opção sensata. Trata-se de um bairro residencial, a dois passos do centro histórico (é só atravessar o canal), com menos barulho e mais vida de bairro. Se preferir este cenário, há muitos apartamentos de excelente qualidade na zona de Gros, ideais para uma viagem de amigos ou em família. Eu fiquei neste apartamento (e adorei), mas há muitas outras opções recomendáveis:

Nota: se é luxo que procura, veja o exclusivo (e caro) Hotel Maria Cristina.

Procurar hotéis em San Sebastián

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Outros destinos a visitar em Espanha

Se está a pensar visitar San Sebastián, talvez tenha interesse em saber um pouco mais sobre o que ver e fazer noutras cidades e ilhas espanholas.

AndaluziaÁvilaBadajozBarcelonaBilbauCáceresCaminito del ReyCórdobaGranadaLanzaroteMadridMaiorcaMálagaMenorcaMéridaOlivençaPueblos BlancosRioja AlavesaRondaSalamancaSegóviaTenerifeTrujilloVigoVitoria-Gasteiz

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.