Dicas de viagem: Peru

Por Filipe Morato Gomes

Nota: este artigo é muito antigo, as informações estão desatualizadas.

Aqui se apresentam algumas dicas de viagem e informações práticas para viagens ao Peru.

Reservas para a “Trilha Inca”, Cuzco

Dada a restrição do número de visitantes permitidos na “Trilha Inca” até Machu Picchu, em simultâneo, é imperativo efectuar reservas com cerca de 3 meses de antecedência.

Pesquisar hotel em Cuzco

Preços exorbitantes no acesso a Machu Picchu

Cuzco explora os turistas que querem visitar Machu Picchu. Não há forma mais honesta de o dizer. Existem comboios a preços irrisórios para Aguas Calientes – o ponto de acesso a Machu Picchu -, mas os turistas não são autorizados a viajar neles. E assim, não havendo acesso por estrada, não há como fugir ao pagamento de, pelo menos, 66 dólares pela viagem de ida e volta. A entrada em Machu Picchu custa 25 dólares. A curta viagem de autocarro, a partir de Aguas Calientes até ao topo, fica por 6 dólares, em cada sentido. Muito dinheiro para um dia de viagem.

A alternativa seria calcorrear a famosa “Trilha Inca” durante 2 a 4 dias. Mas mesmo os mais afoitos não podem, oficialmente, caminhar pela trilha sem recurso a uma agência e guias credenciados. Um serviço que se paga bem.

Veja também este completo guia de Machu Picchu.

Agências em Puno para visitar o Lago Titicaca

Puno é um local desinteressante e a maioria dos que por lá passam tem por objectivo visitar as ilhas flutuantes Los Uros. Há inúmeras agências que oferecem essa viagem e não é fácil distinguir os serviços de umas e outras porque, no final, o mais provável é grupos provenientes de diferentes agências acabarem juntos num mesmo barco. Seja como for, recomenda-se sem hesitações a All Ways Travel – o Vítor e restante equipa estarão ao dispor para, de forma prestável e com uma simpatia ímpar, organizar qualquer tipo de passeio no Lago Titicaca.

Pesquisar hotel em Puno

Passagem da volta ao mundo pelo Peru

Cenas da Vida do Lago Titicaca
Inti Raymi, Tributo Inca ao Astro-Rei

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

Deixe um comentário