Nota: este artigo é muito antigo, as informações estão desatualizadas.
Aqui se apresentam algumas dicas de viagem e informações práticas para viagens ao Peru.
Reservas para a “Trilha Inca”, Cuzco
Dada a restrição do número de visitantes permitidos na “Trilha Inca” até Machu Picchu, em simultâneo, é imperativo efectuar reservas com cerca de 3 meses de antecedência.
Preços exorbitantes no acesso a Machu Picchu
Cuzco explora os turistas que querem visitar Machu Picchu. Não há forma mais honesta de o dizer. Existem comboios a preços irrisórios para Aguas Calientes – o ponto de acesso a Machu Picchu -, mas os turistas não são autorizados a viajar neles. E assim, não havendo acesso por estrada, não há como fugir ao pagamento de, pelo menos, 66 dólares pela viagem de ida e volta. A entrada em Machu Picchu custa 25 dólares. A curta viagem de autocarro, a partir de Aguas Calientes até ao topo, fica por 6 dólares, em cada sentido. Muito dinheiro para um dia de viagem.
A alternativa seria calcorrear a famosa “Trilha Inca” durante 2 a 4 dias. Mas mesmo os mais afoitos não podem, oficialmente, caminhar pela trilha sem recurso a uma agência e guias credenciados. Um serviço que se paga bem.
Veja também este completo guia de Machu Picchu.
Agências em Puno para visitar o Lago Titicaca
Puno é um local desinteressante e a maioria dos que por lá passam tem por objectivo visitar as ilhas flutuantes Los Uros. Há inúmeras agências que oferecem essa viagem e não é fácil distinguir os serviços de umas e outras porque, no final, o mais provável é grupos provenientes de diferentes agências acabarem juntos num mesmo barco. Seja como for, recomenda-se sem hesitações a All Ways Travel – o Vítor e restante equipa estarão ao dispor para, de forma prestável e com uma simpatia ímpar, organizar qualquer tipo de passeio no Lago Titicaca.
Passagem da volta ao mundo pelo Peru
– Cenas da Vida do Lago Titicaca
– Inti Raymi, Tributo Inca ao Astro-Rei
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Deixe uma resposta