Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • África
  • América
  • Ásia
  • Europa
  • Oceânia
Destino: Inspirar pessoas a serem mais felizes (a minha maior recompensa)

Inspirar pessoas a serem mais felizes (a minha maior recompensa)

Por Filipe Morato Gomes | Atualizado em 19 Jul 2017 | Inspiração 11 Comentários

Viagens: Sinai

Todos temos momentos-chave nas nossas vidas, daqueles que mudam definitivamente o curso das mesmas. Pode ser um acontecimento, quase sempre teoricamente negativo, como um divórcio, um problema de saúde, a morte de alguém querido ou um despedimento. Ou então uma frase lida algures, um livro que marca e impele a agir. Ou uma conversa.

Eu tenho três ou quatro desses momentos em 45 anos de vida. E o mais interessante é que as pessoas que, nesses momentos decisivos influenciaram o meu rumo, não fazem a menor ideia de o terem feito. Não têm noção da importância que tiveram na vida de outrem.

Vivo com esses pequenos segredos há muito, mas nunca tinha parado para pensar que o oposto pode também suceder: que eu possa ter influenciado decisivamente a vida de alguém sem fazer a mais pequena ideia disso. Até que esse alguém nos conta. Foi o que me aconteceu nos últimos dias, por duas vezes.

Quando era adolescente, fui praticante federado de hóquei em patins, primeiro no Famalicense Atlético Clube e, mais tarde, no Hóquei Clube de Braga. Defrontei centenas de jovens de outras equipas do Norte de Portugal, dos quais pouco sei.

Certo dia, há uns bons 10 anos, encontrei um desses jovens feito homem num aeroporto de Frankfurt. Tínhamos sido adversários durante anos, cada um defendendo a sua equipa o melhor que podia e sabia. Naquele dia, tínhamos os dois escalas noturnas prolongadas em Frankfurt, acabámos por dormir ali mesmo junto aos balcões de check-in e, de permeio, conversar bastante. Sobre viagens (eu tinha regressado há pouco tempo da minha volta ao mundo), sobre a vida, sobre as mudanças operadas na minha vida com essa longa viagem – confesso que não me lembro bem. Nunca mais soube nada dele, até que no fim de semana passado nos encontrámos no Porto.

Foi então que me disse: “tu não sabes, talvez nem te lembres, mas aquela conversa no aeroporto mudou a minha vida”. E contou-me as mudanças entretanto operadas ao nível pessoal, profissional e de estilo de vida. Os detalhes são pessoais e não vêm ao caso, mas a verdade é que ele decidiu mudar, libertar-se, ser feliz – e o catalisador foram as minhas palavras. Fiquei embasbacado, tinham passados 10 anos e eu não fazia ideia de que as minhas palavras naquela noite pudessem ter tido tamanha influência na vida de alguém.

Estava eu ainda a digerir este episódio quando recebi um email cujo assunto era “Obrigado pela inspiração, Filipe”. Foi ontem, e dizia assim:

Olá Filipe! O meu nome é João [nome fictício porque a identidade, uma vez mais, não vem ao caso] e sigo o teu blog. Escrevo-te este mail para te agradecer a inspiração uma vez que, após ler há cerca de 2 anos o teu post “Trabalhar pela internet e outras soluções para mudar de vida“, posso dizer que de facto mudou a minha vida.

Sou Farmacêutico e recentemente despedi-me do meu emprego na farmácia onde comecei e trabalhei durante os últimos 3 anos.

Recordo-me de, durante o meu 1º ano, começar a poupar dinheiro para um dia comprar um novo carro. Como calcularás por este mail, acabei por mudar de ideias, sobretudo depois de ler o referido post. E assim continuei a poupar durante os 2 anos seguintes, mas para viajar mais e um dia mudar de vida.

Mudei vários aspetos da minha vida em geral para viajar mais durante as férias: mudei de banco, estilo de condução, hábitos alimentares e comecei a vender tudo o que tenho de dispensável em casa pelo OLX e eBay, entre outras mudanças.

Nestes 3 anos viajei por 19 países, fiquei em 38 hostels e fiz Couchsurfing 3 vezes no Japão. Concretizei todas as viagens de sonho que tinha até à data e há 1 mês regressei do maior projeto de viagem que tinha: 2 meses e meio pela Ásia (1 mês no Japão, 1 mês na Tailândia e 2 semanas no Camboja), para onde parti a seguir à minha rescisão contratual. Foi a melhor viagem de sempre e estou Feliz.

Depois de regressar concretizei a minha desvinculação definitiva da Farmácia após, num volte-face, ser informado pela direção de que não iriam precisar mais de mim, apesar de ter sido acordado, antes de partir, eu vir a substituir 6 meses uma colega que iria entrar em Licença de Maternidade aquando do meu regresso da Ásia. Decidiram durante a minha ausência recrutar outro colaborador para o meu lugar e eu “podia ir à minha vida”.

Fez-me recordar a referência que fizeste num post sobre o momento em que viste a ligação ao teu anterior “emprego normal” terminar de forma inesperada. E teres visto isso como uma oportunidade para mudar de vida definitivamente. No meu caso, apenas antecipei em 6 meses o desfecho do processo de desvinculação que eu já tinha tido a coragem de iniciar por mim.

Agora não penso trabalhar em Farmácia pelo menos durante 2016. De momento estou à procura de um hostel em Lisboa para trabalhar durante alguns meses e poupar mais algum dinheiro antes de voltar a viajar, pois os hostels sempre foram para mim uma casa longe de casa. Também irei procurar iniciar-me como freelancer online em traduções, aulas de inglês ou aplicar alguns conhecimentos de design gráfico.

Enquanto isso, irei começar a criar o meu próprio blog de viagens, um dos grandes sonhos que tenho para o futuro. Na pior das hipóteses será um espaço meu onde poderei expressar a minha paixão pelas viagens e quem sabe inspirar outras pessoas. Na melhor das hipóteses poderei monetizá-lo mais tarde, escrever guias de viagem e obter algum rendimento extra para utilizar a viajar. Sonho tornar-me um Travel Blogger como tu e um Digital Nomad.

Os meus pais têm tido muita dificuldade em compreender a minha decisão em renunciar a um “emprego normal” e consideram os meus sonhos “ilusões sem cabimento”. O meu desafio será mostrar com o tempo que os meus sonhos são possíveis.

Por escrever este mail para alguém que é uma inspiração e muito mais experiente nesta filosofia de vida. Irei continuar a seguir o teu blog e ver onde a estrada me leva. Mais uma vez obrigado pela inspiração Filipe.

Continua o excelente trabalho, grande abraço. 😉

Fiquei sem palavras. Emocionei-me. Com os meus humildes escritos contribui para que alguém tivesse a coragem de perseguir os seus sonhos, de ir atrás dessa coisa chamada felicidade.

Lá está, “Viajar. Partilhar. Inspirar“!

Sim, as minhas palavras ajudaram alguém a ser mais feliz. E esta é provavelmente a recompensa mais valiosa que o autor de um simples blog de viagens pode receber. Obrigado.

Seguro de viagem

A World Nomads oferece um dos melhores e mais completos seguros de viagem do mercado, recomendado pela National Geographic e pela Lonely Planet. Outra opção excelente e mais barata é a IATI Seguros (tem um seguro para COVID-19), que não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. São os seguros que uso nas minhas viagens.

Fazer seguro na World Nomads (código FMGOME5)

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Inspiração

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Encontre os melhores voos no Skyscanner. Nos resultados da pesquisa, escolha de preferência a própria companhia aérea.

Pesquise os melhores hotéis no Booking.com. É onde eu faço a maioria das minhas reservas. Alternativamente, procure casas e apartamentos no airbnb

Não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (usando este link tem 5% de desconto) ou na World Nomads (5% de desconto usando o código FMGOME5). Mais vale viajar descansado.

Por fim, poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut ou TransferWise.

« Dinheiro no Irão: entendendo os Rials e Tomans
Patagonia 8k »

Comentários

  1. Andorinha

    Se nunca viste o filme “It’s a wonderful life” tens de ver agora. Porque fala exactamente sobre isso, sobre a capacidade de marcar as pessoas de formas que tu nunca sonhaste, e que cada um de nós veio a este mundo para transformar a vida de outro.
    Não há nada que me encha mais a alma e o coração que saber que, sem querer, mudei a vida de alguém. E quando o faço através do Andorinha, então, é mágico.

    Responder
    • Filipe Morato Gomes

      Acho que nunca vi esse filme, Sofia.

      Responder
  2. João Leitão

    Muito bem! Assim é que é! parabéns. grande abraço e boas viagens para 2016!

    Responder
  3. André

    Continua a inspirar as pessoas FMG. Obrigado =)

    Responder
  4. Cleuza

    Me emocionei também…. parabéns, Filipe!

    Responder
  5. Fernando

    Muito legal! Parabéns e continua inspirando muitos viajantes!

    Responder
  6. Marco Albuquerque

    Muito interessante, obrigado por partilhares Filipe!

    Responder
  7. Ivo

    Bom, vim parar aqui após uma pesquisa simples e vaga. Quando começo a ler o email que recebeste, comecei imediatamente a sentir o coração acelerar. Passo a explicar: existem muitas semelhanças com o caso do “João” e realmente faz-me pensar e sobretudo “sentir”. Sinto cada vez mais a necessidade de procurar algo mais, de mudar, mas é incrível como o medo nos prende, certo?

    Decididamente vou ter que ver melhor este site e agradeço desde já a partilha.

    Responder
  8. Joana

    Inspirar a vida de alguém é algo marcante. Tem alturas da vida, que nos deparámos com a situação de o que viemos aqui fazer, qual é sentido e significado da nossa vida, o porquê de estarmos aqui, e inspirar a vida de alguém é algo que considero, como estamos a percorrer bem o nosso percurso, em que tudo faz mais sentido, e estamos no rumo certo. E a nossa vida ganha mais sentido e as tomadas de decisão que um dia tivemos estão a fazer realmente sentido, hoje. E aí sim, é o que chamamos de Felicidade.
    Eu ainda, ando perdida com a vida e gostava de ter a coragem que vocês tem de largar tudo.

    Responder
  9. Joana

    Bom dia!

    Adorei este post e vejo-me nas opiniões expressadas nos comentários a seguir.

    Espero um dia conseguir o que o “João” teve a coragem para seguir, ainda perdida e com algum medo.´O “João” fez a viagem dos meus sonhos…

    Filipe os teus posts são verdadeiras Inspirações!!

    Nestes últimos meses já perdi a conta da quantidade de blogs que comecei a seguir todos com os mesmos temas: viajar, encontrar o caminho e Felicidade.

    Obrigada

    Responder
  10. Maria João Proença

    É de facto das melhores sensações que existem, Filipe. 🙂 Sabermos que com as nossas palavras, fotografias e partilhas nos geral, inspiramos outros a seguirem os seus sonhos é a melhor recompensa possível.

    Que o possas continuar a fazer sempre e de uma maneira tão positiva! Por aqui vou tentando fazer o mesmo, à minha maneira.

    Um abraço e continuação de óptimas viagens e ainda melhores partilhas.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho, atualmente, 49 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Inspiração
  • Planear viagens
  • Blogging
  • Notícias

Temas

  • Roteiros
  • Património UNESCO
  • Hotelaria
  • Gastronomia
  • Fotografia
  • Trekking
  • Praias

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Artigos mais populares

  • 25 viagens que quero fazer até 2030
  • Como cancelar viagens
  • Não tenhas medo de viajar sozinho
  • Como comprar voos baratos
  • Roteiro de viagem no Japão
  • Roteiro em Portugal
  • Passadiços do Paiva
  • Aldeias do Xisto da Serra da Lousã
  • Roteiro de viagem em Malta
  • Onde ficar em Malta
  • Guia de praias de Maiorca
  • Onde ficar em Maiorca
  • Onde ficar em Londres
  • Onde ficar em Bruxelas
  • Onde ficar em Lisboa
  • Onde ficar no Porto
  • Revolut, um cartão (quase) sem taxas
  • Voos low cost
  • Viajar com crianças
  • Como criar um blog de viagens

Blog fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Planear a sua viagem

Pesquise os melhores voos no Skyscanner.

Reserve aqui os hotéis para a sua próxima viagem

Não se esqueça de fazer um seguro de viagem na World Nomads (5% de desconto usando o código FMGOME5) ou na IATI Seguros (usando este link tem 5% de desconto).

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Contactos · Na imprensa

Política editorial

O Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. É ponto de honra! Conheça a minha política editorial e comercial.

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, Assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Copyright © 2021 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens