Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Europa » Portugal » Madeira

Levada dos Balcões, (provavelmente) a levada mais fácil da Madeira

Por Filipe Morato Gomes | Trekking Viagens Europa Madeira Portugal
Atualizado em 22.06.2022 | Tempo de leitura: 5 minutos

Miradouro dos Balcões, Ribeiro Frio
Miradouro dos Balcões, Ribeiro Frio

O Miradouro dos Balcões é um paraíso para os amantes da observação de aves na Madeira (ou birdwatching) e chegar lá não custa absolutamente nada. Isto porque a Levada dos Balcões é daquelas levadas mesmo, mesmo fáceis, provavelmente a levada mais fácil de toda a Ilha da Madeira.

Ora, se para os caminhantes experientes a Levada dos Balcões é pouco desafiante – é curta, plana e não exige qualquer esforço físico -, a verdade é que pode ser o tónico motivador para todos aqueles que, por medo ou preguiça, acham que não podem ou não conseguem fazer uma caminhada ao longo de uma vereda ou levada na Madeira. Porque esta, a dos Balcões, toda a gente consegue!

Turistas seniores na levada dos Balcões
Turistas seniores na Levada dos Balcões

É um passeio tranquilo que segue ao longo da levada da Serra do Faial, onde a água corre continuamente. São menos de 30 minutos de caminho totalmente plano até chegar ao Miradouro dos Balcões. E a recompensa é uma vista incrível sobre o vale, assim as condições meteorológicas o permitam. Sim, devido à sua altitude os Balcões estão muitas vezes mergulhados nas nuvens e, aí, a vista é quase nula. Em dias bons, porém, avistam-se muitas aves, o vale da Ribeira da Metade, a Cordilheira Central e vários picos da Madeira, incluindo o Pico Ruivo, o Pico do Areeiro, o Pico Gato e o Pico das Torres, os mais altos da Madeira.

Eu tive sorte com o clima e a visibilidade estava perfeita. Não só para eu apreciar as vistas, mas também para os amantes da observação de aves (dizem que o birdwatching na Madeira é uma atividade em crescimento) na Madeira.

No caminho, cruzei-me com um grupo de uma dezena de estrangeiros equipados com material profissional de birdwatching. Regressavam do Miradouro dos Balcões, local onde é possível avistar várias espécies de aves que habitam a floresta de Laurissilva da Madeira. Talvez tenham avistado aves como o bis-bis, o tentilhão, o melro-preto, a lavadeira, a manta, o papinho ou até o raríssimo pombo-trocaz.

Birdwatching na Madeira: Levada dos Balcões
Levada dos Balcões

Aves da Floresta Laurissilva: descobre-as e protege-as

“A Laurissilva, floresta nativa da Madeira, ocupa cerca de 20% da ilha (15.000 hectares), e localiza-se maioritariamente na costa norte. Atualmente, representa a mais extensa e mais bem conservada Laurissilva das ilhas do Atlântico. É classificada como Património Natural da Humanidade pela UNESCO desde 1999, e está integrada na área da Rede Natura 2000 devido à sua grande biodiversidade, exclusiva da Madeira e da Macaronésia. É também considerada uma Área Importante para as Aves e Biodiversidade (IBA) devido à riqueza da avifauna presente.

É neste habitat que podemos observar algumas das aves nidificantes mais emblemáticas, tais como o pombo-trocaz, espécie endémica da Ilha da Madeira e importante disseminador da floresta, alimentando-se maioritariamente dos frutos das árvores da Laurissilva. Esta espécie pode ser observada em voo ou pousada nos ramos e copas das árvores.

O bis-bis é outra espécie endémica também presente na Laurissilva. É a ave mais pequena do arquipélago e apresenta um comportamento irrequieto, sendo geralmente observada nos troncos das árvores e arbustos, à procura de pequenos insetos dos quais se alimenta.

Além destas espécies, outros passeriformes residem ao longo das levadas, veredas, parques e ribeiras da floresta Laurissilva.” (reprodução de texto do placard informativo que estava no Miradouro dos Balcões)

Apesar de não me ter dedicado à observação das aves na Madeira, eis uma última fotografia das vistas do miradouro no final da Levada dos Balcões. É lindíssimo!

Miradouro dos Balcões, local para observação de aves na Madeira
Turistas no Miradouro dos Balcões, um excelente local para fazer observação de aves na Madeira

Em suma, mesmo que não se sinta preparado para fazer a espetacular Vereda entre o Pico do Areeiro e o Pico Ruivo, a Levada das 25 Fontes ou a Levada do Caldeirão Verde, nada o impede de se aventurar na Levada dos Balcões. E, quem sabe, ganhar coragem para depois fazer levadas mais exigentes. É um desafio que lhe lanço.

Se é dos que gosta de birdwatching, este é um dos melhores locais para fazer observação de aves na Madeira. Depois conte o que viu.

Dicas para a Levada dos Balcões (PR 11)

Informação prática

De carro alugado, basta seguir até Ribeiro Frio e estacionar junto ao Johns Poncha e o restaurante Ribeiro Frio. A levada começa menos de 100 metros abaixo, do lado esquerdo.

Se possível, combine a caminhada até ao Miradouro dos Balcões com uma passagem pelo restaurante Faísca para comer um dos melhores pregos em bolo do caco da Ilha da Madeira. E uma sopa de tomate deliciosa. O restaurante fica menos de um quilómetro abaixo do início da levada, em Ribeiro Frio.

Prego em bolo de caco
Prego em bolo do caco do restaurante Faísca, Ribeiro Frio

Encontra mais informações sobre a Levada dos Balcões no site oficial do Turismo da Madeira.

Onde dormir

O Funchal é provavelmente o local mais indicado para servir de base à exploração da Ilha da Madeira. Ribeiro Frio dista menos de 20 quilómetros do centro do Funchal.

Pesquisar hotéis na Madeira

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Trekking Viagens Europa Madeira Portugal

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Funchal e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Praia da Prainha, uma das melhores praias da Madeira
Ninho da Manta, miradouro de fácil acesso na Vereda do Areeiro »

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Funchal

Reserve um hotel em Funchal ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens