Dois dias antes, tinha recebido uma mensagem no Instagram: “ainda estás no Uzbequistão? Chegamos amanhã a Samarcanda“. Por coincidência, era exatamente onde eu estava naquele momento.
Em menos de nada, combinei encontrar-me com a Mariana e o Francisco em Samarcanda e acabámos por visitar o Mercado de Urgut juntos. Não por acaso, a um domingo.
Isto porque é o melhor dia da semana para deambular pelas bancas do principal mercado da povoação. Mais colorido, vibrante, movimentado. Com mais bancas abertas e compradores de toda a região. O dia ideal, portanto.
Mercado de Urgut: a minha experiência
É sabido que eu gosto de mercados de rua. Tantas vezes caóticos, sujos e barulhentos, mas também vibrantes e desafiantes. Sejam hostis ou acolhedores, os mercados são sempre um deleite para os sentidos. E o Mercado de Urgut não é exceção.
Comecei a explorar o mercado já os ares do deserto tornavam o ambiente quente e desgastante. Felizmente, assim que atravessei o pórtico onde se lia “Savdo Urgut Kompleksi” (Complexo Comercial Urgut, em uzbeque), os toldos de algumas bancas proporcionaram a sombra desejada para visitar o espaço, falar com os vendedores e apreciar a mercadoria – nem sempre interessante.
Sim, não faltam artigos de plástico baratos e produtos de fraca qualidade made in China; mas também se encontram têxteis e roupas coloridas típicas desta região da Rota da Seda, incluindo as tradicionais suzani – colchas bordadas pelas mulheres uzbeques e produzidas de forma artesanal há centenas de anos.
Para além das suzani, encontrei de tudo um pouco no Mercado de Urgut. De esfregonas a microondas, passando por leques, roupa, calçado e muitos tecidos, para além de pão, doces, alguns produtos frescos e comida.
Outra coisa que notei no Mercado de Urgut foi a agradável sensação de ser bem-vindo. Não sei se tive sorte; mas a verdade é que, dado o reduzido número de turistas que encontrei no mercado, ainda mais me senti como um convidado que visita terra alheia, e não tanto como um cifrão com pernas – como, infelizmente, acontece em muitos mercados por esse mundo fora.
E assim continuei a investigar as bancas e ruas do mercado, a meter conversa com homens e mulheres uzbeques; até que chegou a hora de descansar um pouco.
Parámos então para tomar um chá numa banca de rua dentro do mercado – que, afinal, pertencia a um restaurante. Entrámos, sentámo-nos, e por ali ficámos à conversa observando o número cada vez maior de pessoas, maioritariamente mulheres, a entrar no estabelecimento.
Na hora de ir embora, e apesar das minhas insistências, o rapaz recusou receber dinheiro pelo chá. Hospitalidade pura. Saímos então do mercado até ao parque de estacionamento – debaixo de um calor tórrido -, procurámos uma marshrutka disponível e regressámos a Samarcanda.
Veja o post sobre o que fazer em Samarcanda.
Guia prático
Quando ir
O fim de semana é a altura ideal para visitar o Mercado de Urgut, sendo o domingo sem dúvida o dia mais movimentado (e, por isso, mais interessante).
Como chegar a Urgut
A partir de Samarcanda, fui num táxi partilhado que pediu 12.000 SOM por pessoa (ou 40.000 pelo táxi completo, privado). Apanhei o táxi neste exato local, e demorei cerca de 45 minutos a chegar a Urgut (são pouco mais de 40km). Quanto ao regresso, voltei numa marshrutka por 8.000 SOM.
Pesquisar voos para Samarcanda
Onde ficar
Não há qualquer razão que justifique ficar hospedado em Urgut. Veja o post onde ficar em Samarcanda para informações detalhadas sobre os melhores bairros e hotéis da cidade.
Em resumo, o Amir é provavelmente o melhor hostel em Samarcanda – e uma boa escolha caso queira algo do género. Já a novíssima e elegante Stories Guest House é provavelmente o meu hotel favorito de Samarcanda. Alternativamente, as muito elogiadas guesthouses Timur The Great e Imran&Bek são hospedagens familiares com excelente relação qualidade/preço, e ambas igualmente recomendáveis.
Por fim, para quem procura mais luxo e conforto, o Hotel Minor é provavelmente o melhor hotel do centro de Samarcanda. Para outras alternativas de hospedagem, incluindo pequenas guesthouses de qualidade, use o link abaixo.
Pesquisar hotéis em Samarcanda
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Deixe uma resposta