Destino: Ásia » Japão » Kanazawa

Visitar o Mercado Omicho, (provavelmente) o melhor mercado de peixe do Japão

Por Filipe Morato Gomes
O que fazer em Kanazawa: visitar Mercado Omicho
Banca no interior do Mercado Omicho, Kanazawa

Não por acaso, chamei a Kanazawa uma cidade apetitosa.

Primeiro, porque a gastronomia de Kanazawa é extraordinária. Foi lá que comi duas das refeições mais extraordinárias durante os 18 dias de viagem ao Japão, nos restaurantes Fuwari e Plat Home.

Depois, pela existência do Mercado Omicho, um mercado carinhosamente apelidado de “Cozinha de Kanazawa”, em funcionamento contínuo há mais de 300 anos e que tem um papel central na cultura gastronómica da cidade.

Caranguejos no Mercado Omicho, Kanazawa
Os caranguejos – e outros “frutos do mar” – dominam as bancas do Mercado Omicho

Já escrevi que, apesar de ter visitado o famoso Mercado Tsukiji, em Tóquio, estou tentado a afirmar que o Mercado Omicho é o mais interessante mercado de peixe do Japão. E mantenho essa opinião.

Ao contrário de Tsukiji, no interior do Mercado Omicho nunca senti que estava a incomodar; talvez por praticamente não haver turistas a visitar o mercado de peixe de Kanazawa. Dei várias voltas pelas suas ruelas interiores, sem rumo aparente, observando as bancas que vendiam inúmeras espécies de peixe e outros animais marinhos, e ainda vegetais, carnes e peixe seco. Tudo muito policromático e atrativo. Tudo muito fresco e apetitoso.

Sabia da relação da cidade com o mar; e da qualidade extraordinária do peixe que ali se consome. Há quem diga, até, que o melhor restaurante de sushi do Japão fica em Kanazawa (não fui comprovar por ser demasiado caro).

O que eu não sabia é que os caranguejos eram um pitéu típico e abundante em Kanazawa. Vi caranguejos gigantescos no mercado de Kanazawa, alguns dos quais a custarem mais de 100€ a unidade. Felizmente, é possível comer bem no Mercado Omicho sem gastar fortunas; e eu aproveitei.

Comer sushi e ostras no Mercado Omicho

Ostras no Mercado Omicho, Kanazawa
Ostras à venda no Mercado Omicho, Kanazawa

Além de observar as bancas do Mercado Omicho, acabei por aproveitar igualmente para me deliciar com as comidas. Sim, é possível comer sushi bom e barato; e ainda provar outras iguarias como ostras, ovas de ouriços-do-mar e caranguejos. Tudo delicioso!

Aliás, a visita ao Mercado Omicho tem muito mais interesse se se deixar levar pela gastronomia local e provar alguns dos petiscos que se encontram disponíveis no mercado. Nem todos têm, digamos, bom aspeto, mas nada melhor do que um pouco de arrojo gastronómico numa cidade como Kanazawa.

Para quem está a pensar visitar Kanazawa, o Mercado Omicho é obrigatório.

Mais fotos do Mercado Omicho, Kanazawa

Mercado de peixe Kanazawa
A “Cozinha de Kanazawa”
Cogumelos no mercado
O Mercado Omicho tem também vegetais e outros produtos da terra
Mercado Kanazawa
Uma das ruas principais do mercado de peixe de Kanazawa

Guia prático

Onde ficar em Kanazawa

Desta vez, acertei em cheio. Fiquei alojado no fantástico The Share Hotels Hatchi e dificilmente consigo imaginar melhor hotel para dormir em Kanazawa. É moderno, design contemporâneo, minimalista, hiper confortável; gostei tanto que não vou recomendar outras opções. O único senão será o tamanho do quarto, mas isso é um problema transversal a todo o alojamento no Japão.

Pesquisar hotéis em Kanazawa

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.