Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » África » Tanzânia » Zanzibar

O emotivo Museu da Escravatura de Stone Town (Zanzibar)

Por Filipe Morato Gomes | Viagens África Tanzânia Zanzibar Museus
Atualizado em 14.11.2021 | Tempo de leitura: 4 minutos

Monumento escravatura em Zanzibar
Monumento sobre o mercado de escravos em Zanzibar, no exterior do Museu da Escravatura de Stone Town

O arquipélago de Zanzibar foi ponto fulcral do comércio internacional de escravos, a par com as rotas comerciais para o interior de África. Juntamente com o comércio de marfim, cravo e especiarias, o tráfico de escravos ganhou grande relevância económica na região, ao ponto de ser um dos responsáveis pelo florescimento da principal cidade na ilha Unguja: Stone Town.

“A expansão árabe/islâmica na costa oriental de África e nas ilhas próximas propiciou a criação de feitorias comerciais de Zanzibar até à região de Sofala, destinadas a organizar o comércio do ouro proveniente do interior. O comércio de escravos e a sua exportação para o Oriente era já um fenómeno antigo que tinha levado à criação de redes comerciais internas polarizadas no litoral.”, in Lugares de Memória da Escravatura e do Tráfico Negreiro, de Isabel Castro Henriques

Foi um pouco desse fenómeno que fui conhecer no Museu da Escravatura de Stone Town.

A minha visita ao Museu da Escravatura

Museu da Escravatura de Stone Town (Zanzibar)
A Luísa vendo as exposições do Museu da Escravatura de Stone Town

Impressionante e imperdível. O Museu da Escravatura de Stone Town é isso e muito mais. Pequeno e criado com poucos recursos, mas muito, muito elucidativo, o museu explica detalhadamente o funcionamento dos mercados de escravos que afetaram sobremaneira a população negra de países como a Tanzânia, o Malawi ou a Zâmbia, vendidos para mercadores árabes que os levavam para Omã, Iémen ou as Seycheles, entre outros.

Observei, lentamente, lendo os textos, claros e explicativos, expostos em enormes painéis verticais. Mas foram as fotos que mais me marcaram.

As fotografias expostas permitiam visualizar de forma clara as infames caravanas de escravos e o funcionamento do mercado de escravos em Zanzibar, onde comerciantes de diferentes regiões vinham comprar e vender escravos. Imagens incrivelmente reveladoras do sofrimento e desumanidade da época da escravatura.

Exposição do Museu da Escravatura de Stone Town

Saindo da exposição, havia um monumento de homenagem aos escravos e, mais impactante, as chamadas slave chambers. À entrada dessas câmaras subterrâneas, uma placa dizia, em jeito de explicação:

“Durante o comércio de escravos, estas duas salas subterrâneas eram usadas para manter os escravos antes de serem levados ao mercado para serem leiloados. Uma pequena cabana estava no alto e havia um grande buraco usado como entrada para as câmaras de escravos. Os escravos eram mantidos em condições terríveis, muitos morreram sufocados e com fome”.

E, de facto, o espaço era inacreditavelmente claustrofóbico, húmido e escuro; e com um teto extremamente baixo (não teria um metro de pé direito). Um horror!

Escravos em Zanzibar
Fotos de escravos em Zanzibar

Guia prático

Para informações práticas sobre quando ir e como chegar a Zanzibar, veja as dicas publicadas no roteiro com o que fazer em Stone Town. Recomendo também a consulta ao meu roteiro de 8 dias em Zanzibar.

Onde ficar

Eu fiquei hospedado no Ten to Ten Stone Town Zanzibar, e confesso que não é nada de especial – dá para dormir e é barato. Para hotéis de melhor qualidade, recomendo os elegantes Tausi Palace Hotel, Spice Palace Hotel e Antonio Garden Hotel; a muito elogiada guesthouse do Stone Town Café; o popular hotel de três estrelas Al-Minar Hotel; o funcional Swedzan House ou o hotel bom e barato Balcony House.

Se é luxo que procura (e está disposto a pagar por isso), a resposta é o Park Hyatt Zanzibar. Para outras opções de alojamento em Stone Town, utilize o link abaixo.

Pesquisar hotéis em Stone Town

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens África Tanzânia Zanzibar Museus

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Stone Town e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Roteiro de viagem em Zanzibar (8 dias)
Onde ficar em Arusha (os melhores hotéis) »

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Stone Town

Reserve um hotel em Stone Town ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens