Viena é uma cidade com dezenas de bons museus. É, por isso, virtualmente impossível conhecer todos durante uma visita à capital austríaca. Do completo Museu de História da Arte de Viena (achei a ala egípcia fenomenal!) ao irreverente KunstHaus, passando pelo incrível Albertina e por grandes palácios como Belvedere ou Schönbrunn, não faltam museus em Viena de grande qualidade. Para visitar com calma.
Pela minha parte, durante o meu curto roteiro de três dias em Viena, escolhi – e recomendo – cinco desses museus. Note que esta não é, naturalmente, uma lista com os melhores museus de Viena; apenas um conjunto de museus que apreciei imensamente durante a minha passagem pela cidade de Gustav Klimt. Deixo ainda a sugestão de dois museus adicionais cuja visita julgo valer a pena (eu não tive tempo). Vamos a isso.
Museus de Viena a visitar
Museu Albertina
Galeria de arte por excelência, o Museu Albertina é seguramente um dos melhores museus de Viena. É, também, um museu de difícil definição. Uma mistura de artes gráficas com pinturas de grandes nomes como Monet, Picasso, Chagall, Cézanne e o inevitável Klimt – e ainda coleções de arquitetura e fotografia -; tudo em exibição dentro de um palácio imperial. Absolutamente fundamental em qualquer passagem por Viena.
Dica: Compre o ingresso no Museu Albertina antecipadamente.
Museu de História da Arte de Viena (Kunsthistorisches)
Imponente é porventura um dos adjetivos que melhor assenta no Museu de História da Arte de Viena. O museu, construído em finais do século XIX para albergar a extensa coleção de arte da família imperial austríaca, expõe obras de artistas como Pieter Bruegel, Rembrandt e Vermeer (incluindo A Arte da Pintura); para além da emblemática Stairway to Klimt.
Não menos relevante, o Museu de História da Arte de Viena tem uma fascinante coleção do antigo Egito, que adorei visitar.
Numa palavra, é um museu imperdível!
Dica: Poupa tempo se comprar o Ingresso de 1 Dia para o Museu da História da Arte com antecedência.
Palácio Belvedere
O Palácio Belvedere é um palácio barroco construído pelo príncipe Eugénio de Sabóia, e encontra-se dividido em duas partes distintas, denominadas Belvedere Inferior e Belvedere Superior. Alberga uma das mais valiosas coleções de arte da Áustria, incluindo obras-primas de Egon Schiele e Gustav Klimt.
Entre as duas dúzias de obras de Klimt em exibição no Belvedere Superior encontra-se O Beijo, muito provavelmente a criação artística mais famosa do país.
Dica: vale a pena fazer o Tour do Palácio e Jardins de Schönbrunn (não perde tempo nas filas).
Palácio Schönbrunn
Decidi integrar o magnífico Palácio Schönbrunn neste artigo, mesmo sabendo que não é um museu no sentido clássico do termo. Trata-se, na verdade, de um palácio que integra a lista de Património UNESCO na Áustria, muitas vezes referido como o Palácio de Versalhes de Viena, e que se visita principalmente pelos edifício, mobiliário e decoração em si mesmos.
Reza a história que, em finais do século XVII, o imperador Leopoldo I comissionou ao arquiteto barroco Johann Bernhard Fischer von Erlach o projeto da criação de um refúgio de caça para o seu filho José (que um dia haveria de ser coroado imperador). O palácio haveria de evoluir para residência de verão de Maria Teresa, imperatriz consorte do Sacro Império Romano-Germânico. Por dentro, é verdadeiramente arrebatador!
Considere fazer o Tour do Palácio e Jardins de Schönbrunn (não perde tempo nas filas).
Museu KunstHaus Wien
Porventura o parente pobre desta lista com alguns dos melhores museus de Viena, o KunstHaus Wien é um museu alucinante. Não sou entendido na matéria, mas a verdade é que adorei a criatividade excêntrica de Friedensreich Hundertwasser.
Meio louco, meio génio; meio pintor, meio arquiteto; e com uma figura a fazer lembrar o cantor António Variações, vi na arte de Hundertwasser a loucura delirante de Gaudí misturada com o colorido vibrante de Miró e o traço infantil da minha filha.
No fundo, entre muitas curvas e poucas retas (“the straight line is god less“) e a espiral como o símbolo da vida, não sei bem o que vi. Mas gostei. Visitar o museu KunstHaus Wien foi das coisas mais surpreendentes que incluí no meu roteiro em Viena.
Outros museus que considerei visitar em Viena
Em apenas três dias completos de estadia, tive naturalmente de fazer opções. Assim, entre os museus de Viena que considerei visitar mas acabei por não conhecer por falta de tempo, destaque para os seguintes:
- Museu Leopold. Situado no chamado Bairro dos Museus, o Leopold exibe obras de arte moderna e contemporânea de artistas como Egon Schiele, Gustav Klimt, Oskar Kokoschka e Richard Gerst.
- Mumok. Com uma coleção de 7.000 obras de arte moderna e contemporânea, o Mumok – Museu de Arte Moderna de Viena exibe obras de Pablo Picasso, Joseph Beuys, Andy Warhol, Alfons Schilling, Robert Rauschenberg, Jasper Johns, Wolf Vostell, Peter Weibel, e Roy Lichtenstein, entre outros.
Tendo interesse e disponibilidade, fica a sugestão.
Mapa dos museus de Viena
Guia prático
Onde ficar
Não é assim tão difícil encontrar hotéis relativamente acessíveis em Viena, desde que esteja disposto a abdicar um pouco em termos de localização. Seja como for, escrevi um artigo sobre onde ficar em Viena onde explico as vantagens e desvantagens de cada bairro; e as melhores opções dentro de cada um.
Optando por ficar em Neubau (para mim, o melhor distrito para se hospedar em Viena), recomendo sem reservas o excelente Ruby Marie (onde eu fiquei). Mas também o agradável Rosa Linde – Comfort B&B, o elegante NH Collection Wien Zentrum e o luxuoso (mas com muito estilo) Hotel Altstadt; ou ainda a mais económica Pension Primavera. São todos excelentes hotéis para dormir em Viena. Caso prefira um apartamento, é difícil encontrar algum mais elogiado do que os 7th Heaven Vienna Center Apartments.
Para outras opções de alojamento na capital austríaca, utilize o link abaixo.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.