Viena

Viena, Áustria
Vista noturna de Viena

Viena

Viena, a capital da Áustria, fica no leste do país, nas margens do Rio Danúbio. O seu legado artístico e intelectual consolidou-se com as obras de figuras como Mozart, Beethoven, Gustav Klimt ou Sigmund Freud, que ali viveram. O centro histórico de Viena foi declarado Património Mundial da UNESCO no ano 2001. Não bastando, há dezenas de bons museus em Viena. Do completo Museu de História da Arte ao irreverente KunstHaus, passando pelo incrível Albertina e por grandes palácios como Belvedere ou Schönbrunn, não faltam no perímetro urbano museus de grande qualidade.

Com mais de 80.000 m2 no centro de Viena e abrangendo cerca de 60 instituições culturais, o MuseumsQuartier Wien é um dos maiores complexos de arte e cultura contemporânea do mundo. Nada está fora dos limites no MuseumsQuartier. Desde arquitetura histórica a design contemporâneo. O espectro varia de arte, arquitetura, música, moda, teatro, dança, literatura, cultura infantil, cultura de jogos e arte de rua, até design e fotografia. Grandes museus como o Leopold Museum e o MUMOK, espaços de exibição de mostras de obras de arte contemporânea como o Kunsthalle Wien e festivais como o Wiener Festwochen, tudo isto existe neste bairro.

Mas o interesse da cidade não se esgota na vertente cultural. Para a diversão os vienenses podem contar com o Prater. Um parque de diversões para muitos, local de sonhos nostálgicos para alguns, oásis de vegetação para quase todos – e a localização da Roda Gigante, um dos símbolos mais famosos da cidade. O Prater de Viena está aberto de março a outubro, mas a mundialmente famosa Roda Gigante e algumas outras atrações funcionam durante todo o ano. Viena é, definitivamente, uma cidade a visitar.