Destino: Ásia » Tailândia » Bangkok

O que fazer em Bangkok, as dicas da Adriana Mendonça

Por Filipe Morato Gomes

Quer visitar Bangkok, capital da Tailândia, e está farto de ler as mesmas dicas de viagem em todos os guias? Desafiei a Adriana Mendonça, profunda conhecedora da cidade – onde vive atualmente – e autora do blog Em Algum Lugar do Mundo, a partilhar cinco sugestões sobre o que fazer em Bangkok para tornar a sua estadia única e inesquecível. “Se um amigo te visitar em Bangkok, onde o levarás?” – eis as dicas da Adriana.

Estou muito feliz de poder falar um pouco de Bangkok aqui no Alma de Viajante! Sou do Rio de Janeiro, mas é na capital da Tailândia que já passei mais tempo da minha vida depois que saí de casa. Adoro dar dicas sobre o que fazer na cidade. E amo mais ainda compartilhar alguns cantinhos especiais para quem quer sair do básico e curtir Bangkok da melhor forma.

Bangkok tem um encanto que é só dela. Seja pelo sorriso sempre presente no rosto dos tailandeses, seja pela mistura da modernidade de cidade grande com a tradição e calmaria dos templos budistas. É um caos que funciona na mais imperfeita ordem e que te conquista para sempre.

Então, depois de conhecer a Bangkok turística, aproveite também para ver a cidade de outros ângulos. Veja aqui alguns lugares que valem a pena uma visita.

O que fazer em Bangkok com um amigo

#1: Aproveitar a noite num rooftop

Vertigo and Moon Bar Bangkok
Vista panorâmica do Vertigo and Moon Bar

Uma das melhores formas de apreciar Bangkok é vê-la de cima. E, para isso, nada mais apropriado que uma visita a um dos vários rooftops da cidade. São muitas as opções de bares e restaurantes que funcionam no topo dos arranha-céus de Bangkok.

O clima e o cardápio podem variar de acordo com o rooftop, mas o grande destaque desse programa é mesmo a vista panorâmica que pode ter da cidade. Por isso, o ideal é programar a sua ida para um fim de tarde: assim você curte o pôr do sol e assiste às luzes da cidade se acendendo.

Recomendo dois rooftops diferentes, ambos na região central de Bangkok. O primeiro, Vertigo and Moon Bar, está localizado no 61o andar do Banyan Tree Hotel. A vista lá de cima é imbatível, mas os preços também estão à altura do espetáculo. Já o Cloud 47 fica no 47o andar de um prédio comercial, com um cardápio mais acessível e um clima bem descontraído.

#2 Visitar o Mercado Mae Klong

Mercado Mae Klong Bangkok
Mae Klong Market, o famoso Mercado do Comboio (Trem) da Tailândia

Existem centenas de mercados de rua em Bangkok. Já visitei diversos deles e, embora cada um tenha suas próprias características, os mercados acabam sendo um pouco parecidos.

O Mae Klong Railway Market seria apenas mais um mercado, se não fosse um detalhe: ele funciona em cima dos trilhos do trem. E a ferrovia está em pleno funcionamento!

O grande diferencial desse mercado é observar a movimentação das barracas enquanto o comboio (trem) passa. Todos os produtos ficam expostos em cima dos trilhos e nas barracas que beiram a ferrovia.

Segundos antes do trem passar, recolhem-se os toldos e as barracas, mas alguns produtos permanecem nos trilhos. O trem passa lentamente, e tudo permanece intacto. Em menos de um minuto, o trem parte e o mercado volta a funcionar normalmente, como se nada tivesse acontecido.

#3 Curtir o Mercado Artbox

Mercado Artbox em Bangkok
Mercado Artbox em Bangkok

Passear em mercados é realmente algo forte em Bangkok e o Artbox é uma opção super legal. Alguns contentores tomam o lugar das tradicionais barraquinhas e dão um ar bem diferente ao espaço. Eles movem-se pela cidade, garantindo que o Artbox esteja em uma nova localização de tempos em tempos. A melhor forma de se manter informado sobre a localização é visitando a página no Facebook.

E porque vale a pena visitá-lo? Ao contrário dos tradicionais mercados que vendem sempre a mesma coisa, no Artbox você encontra produtos vintage, acessórios exclusivos, artigos de decoração mais descolados, comidas diferentes. Tudo isso contribui para o mercado ter um clima jovem, descontraído e com um toque hipster. Sem dúvida, um mercado com um dos mais agradáveis ambientes de Bangkok.

#4 Tomar uma cerveja no Dog Step

Bar Dog Step, em Bangkok
Bar Dog Step. Foto BK Asia City

Se você gosta de uma cerveja, não vai demorar muito para descobrir que as marcas Chang e Singha são as que dominam na área. São poucos os lugares onde você irá encontrar alguma opção além dessas.

Mas se você estiver a fim de uma noite agradável para degustar uns sabores diferentes, vá para o Dog Step. Esse é um bar pequeno mas com um cardápio bem grande de cervejas, de todos os lugares e para todos os gostos.

O lugar é super agradável, com uma localização central e staff simpático, que ajuda na escolha da cerveja. Não deixe de provar as artesanais tailandesas. E, para acompanhar, a salsicha alemã é a melhor aposta.

#5: Ter um jantar especial no Harvest BKK

Restaurante Harvest BKK
Interior do restaurante Harvest BKK

A comida tailandesa é sem dúvida uma das mais diferentes e gostosas do mundo (para os ocidentais). É de se esperar que a capital do país tenha infinitas opções de restaurantes servindo o melhor da culinária local. Você irá achar ótimos restaurantes sem o menor esforço.

Porém, após alguns dias na cidade, seu estômago pode querer um descanso do tempero apimentado tailandês. Se isso acontecer, vá para o Harvest BKK. Esse restaurante serve a melhor comida mediterrânea que já comi.

Frutos do mar, massas, ervas e temperos frescos. Uma combinação de sabores inacreditável de tão boa! Além disso, o restaurante tem um clima rústico e aconchegante que vai fazer você querer ficar lá por horas.

Aproveite sua estadia em Bangkok e boa viagem!

Leia Bangkok por quem lá vive e veja onde ficar em Bangkok

Mapa: o que fazer em Bangkok

Se está a pensar visitar Bangkok, conheça o excelente trabalho da Adriana Mendonça em www.emalgumlugardomundo.com.br, um blog recheado de dicas para o ajudar a decidir o que fazer em Bangkok e noutros destinos de viagem – na Tailândia e não só.

Pesquisar hotéis em Bangkok

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

Deixe um comentário