Quer visitar Bangkok, capital da Tailândia, e está farto de ler as mesmas dicas de viagem em todos os guias? Desafiei a Adriana Mendonça, profunda conhecedora da cidade – onde vive atualmente – e autora do blog Em Algum Lugar do Mundo, a partilhar cinco sugestões sobre o que fazer em Bangkok para tornar a sua estadia única e inesquecível. “Se um amigo te visitar em Bangkok, onde o levarás?” – eis as dicas da Adriana.
Estou muito feliz de poder falar um pouco de Bangkok aqui no Alma de Viajante! Sou do Rio de Janeiro, mas é na capital da Tailândia que já passei mais tempo da minha vida depois que saí de casa. Adoro dar dicas sobre o que fazer na cidade. E amo mais ainda compartilhar alguns cantinhos especiais para quem quer sair do básico e curtir Bangkok da melhor forma.
Bangkok tem um encanto que é só dela. Seja pelo sorriso sempre presente no rosto dos tailandeses, seja pela mistura da modernidade de cidade grande com a tradição e calmaria dos templos budistas. É um caos que funciona na mais imperfeita ordem e que te conquista para sempre.
Então, depois de conhecer a Bangkok turística, aproveite também para ver a cidade de outros ângulos. Veja aqui alguns lugares que valem a pena uma visita.
O que fazer em Bangkok com um amigo
#1: Aproveitar a noite num rooftop
Uma das melhores formas de apreciar Bangkok é vê-la de cima. E, para isso, nada mais apropriado que uma visita a um dos vários rooftops da cidade. São muitas as opções de bares e restaurantes que funcionam no topo dos arranha-céus de Bangkok.
O clima e o cardápio podem variar de acordo com o rooftop, mas o grande destaque desse programa é mesmo a vista panorâmica que pode ter da cidade. Por isso, o ideal é programar a sua ida para um fim de tarde: assim você curte o pôr do sol e assiste às luzes da cidade se acendendo.
Recomendo dois rooftops diferentes, ambos na região central de Bangkok. O primeiro, Vertigo and Moon Bar, está localizado no 61o andar do Banyan Tree Hotel. A vista lá de cima é imbatível, mas os preços também estão à altura do espetáculo. Já o Cloud 47 fica no 47o andar de um prédio comercial, com um cardápio mais acessível e um clima bem descontraído.
#2 Visitar o Mercado Mae Klong
Existem centenas de mercados de rua em Bangkok. Já visitei diversos deles e, embora cada um tenha suas próprias características, os mercados acabam sendo um pouco parecidos.
O Mae Klong Railway Market seria apenas mais um mercado, se não fosse um detalhe: ele funciona em cima dos trilhos do trem. E a ferrovia está em pleno funcionamento!
O grande diferencial desse mercado é observar a movimentação das barracas enquanto o comboio (trem) passa. Todos os produtos ficam expostos em cima dos trilhos e nas barracas que beiram a ferrovia.
Segundos antes do trem passar, recolhem-se os toldos e as barracas, mas alguns produtos permanecem nos trilhos. O trem passa lentamente, e tudo permanece intacto. Em menos de um minuto, o trem parte e o mercado volta a funcionar normalmente, como se nada tivesse acontecido.
#3 Curtir o Mercado Artbox
Passear em mercados é realmente algo forte em Bangkok e o Artbox é uma opção super legal. Alguns contentores tomam o lugar das tradicionais barraquinhas e dão um ar bem diferente ao espaço. Eles movem-se pela cidade, garantindo que o Artbox esteja em uma nova localização de tempos em tempos. A melhor forma de se manter informado sobre a localização é visitando a página no Facebook.
E porque vale a pena visitá-lo? Ao contrário dos tradicionais mercados que vendem sempre a mesma coisa, no Artbox você encontra produtos vintage, acessórios exclusivos, artigos de decoração mais descolados, comidas diferentes. Tudo isso contribui para o mercado ter um clima jovem, descontraído e com um toque hipster. Sem dúvida, um mercado com um dos mais agradáveis ambientes de Bangkok.
#4 Tomar uma cerveja no Dog Step
Se você gosta de uma cerveja, não vai demorar muito para descobrir que as marcas Chang e Singha são as que dominam na área. São poucos os lugares onde você irá encontrar alguma opção além dessas.
Mas se você estiver a fim de uma noite agradável para degustar uns sabores diferentes, vá para o Dog Step. Esse é um bar pequeno mas com um cardápio bem grande de cervejas, de todos os lugares e para todos os gostos.
O lugar é super agradável, com uma localização central e staff simpático, que ajuda na escolha da cerveja. Não deixe de provar as artesanais tailandesas. E, para acompanhar, a salsicha alemã é a melhor aposta.
#5: Ter um jantar especial no Harvest BKK
A comida tailandesa é sem dúvida uma das mais diferentes e gostosas do mundo (para os ocidentais). É de se esperar que a capital do país tenha infinitas opções de restaurantes servindo o melhor da culinária local. Você irá achar ótimos restaurantes sem o menor esforço.
Porém, após alguns dias na cidade, seu estômago pode querer um descanso do tempero apimentado tailandês. Se isso acontecer, vá para o Harvest BKK. Esse restaurante serve a melhor comida mediterrânea que já comi.
Frutos do mar, massas, ervas e temperos frescos. Uma combinação de sabores inacreditável de tão boa! Além disso, o restaurante tem um clima rústico e aconchegante que vai fazer você querer ficar lá por horas.
Aproveite sua estadia em Bangkok e boa viagem!
Leia Bangkok por quem lá vive e veja onde ficar em Bangkok
Mapa: o que fazer em Bangkok
Se está a pensar visitar Bangkok, conheça o excelente trabalho da Adriana Mendonça em www.emalgumlugardomundo.com.br, um blog recheado de dicas para o ajudar a decidir o que fazer em Bangkok e noutros destinos de viagem – na Tailândia e não só.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.