Destino: Américas » América do Sul

O que fazer em Buenos Aires, as dicas do Túlio Bragança

Quer visitar Buenos Aires e está farto de ler as mesmas dicas de viagem em todos os guias? Desafiámos o brasileiro Túlio Bragança, profundo conhecedor da cidade – onde vive – e autor do excelente blog Aires Buenos, dedicado à capital Argentina, a partilhar cinco sugestões sobre o que fazer em Buenos Aires para tornar a sua viagem única e inesquecível. “Se um amigo te visitar em Buenos Aires, onde o levarás?” – eis as dicas do Túlio.

O que fazer em Buenos Aires com um amigo

A capital argentina é um dos principais destinos turísticos do sul do mundo. Cosmopolita, caótica, criativa, nostálgica e colorida são alguns dos muitos adjetivos dessa cidade. Moro em Buenos Aires há mais de dez anos e nunca deixei de ter essa olhada de turista, de me encantar a cada esquina.

Buenos Aires pode ser aproveitada de várias maneiras diferentes. Deixo algumas dicas de lugares imperdíveis!

#1 Parque da Memória

O que fazer em Buenos Aires: visitar Parque da Memória
Parque da Memória, Buenos Aires ©Maryana Campello

Buenos Aires fica na beira do Rio de La Plata mas, ao contrário da maioria das cidades que ficam na margem de um rio, a capital argentina dá as costas para a água. São poucos os pontos de Buenos Aires onde podemos ver o rio e aproveitar o dia, e um dos lugares mais lindos para isso é o Parque da Memória.

Construído para lembrar as vítimas da ditadura argentina, o Parque da Memória é um lugar de paz e reflexão. Possui uma arquitetura belíssima e obras de arte únicas. É lindo ver que os portenhos não transformaram o lugar em algo triste, mas sim um ponto para discussão e questionamento.

#2 Feira de Mataderos

Feira de Mataderos, Buenos Aires
Feira de Mataderos, Buenos Aires ©Elisandro Dalcín

Todos os domingos milhares de turistas lotam o bairro de San Telmo na sua tradicional feira de artesanato. É tudo muito lindo mas, infelizmente, perdeu um pouco a autenticidade por culpa da exploração do turismo. Uma feira menos conhecida mas fantástica é do bairro de Mataderos.

Nesse bairro afastado que levou o nome devido ao grande número de matadouros de gado da região, a feira é de produtos artesanais do campo. Produtores viajam muitos quilómetros toda semana para vender frios, queijos, vinhos pateros, cervejas artesanais e muita carne. Nada de tango na feira de Mataderos, mas sim música tradicional gaúcha com vários shows e apresentações.

#3 Tomar um sorvete artesanal

Sorvetes em Buenos Aires
Sorvetes em Buenos Aires ©Henderson Moret

Carne, doce de leite e sorvete fazem fama da Argentina em todo mundo. Qualquer “helado” que você tomar pela cidade vai ser incrível. Existem muitas marcas com filias por toda a cidade de Buenos Aires, mas recomendo muito tomar um sorvete em algum local menor, feito artesanalmente.

Meus preferidos são a sorveteria Occo em Palermo (próximo ao Mercado de Pulgas) com os sabores chocotorta e cheeselimón que são matadores e a Jauja (perto do Museu Evita), uma marca da Patagónia que faz os sabores mais incríveis.

#4 Edifício Barolo

Vistar Palácio Baloro, o que fazer em Buenos Aires
Vista do Palácio Baloro, em Buenos Aires ©Paula Haefeli

Durante muito tempo esse prédio foi o mais alto da Argentina. Hoje é uma das pérolas arquitetónicas da Avenida de Mayo, que liga a Casa Rosada ao Congresso Nacional. Toda sua construção foi baseada na Divina Comédia, desde o número do imóvel, quantidade de janelas e andares. É uma história sensacional e deliciosa.

O Palácio Barolo pode ser visitado diariamente. Recomendo muito a visita noturna, durante a qual você sobe até ao topo do edifício, onde existe um farol que servia para se comunicar com o Edifício Salvo de Montevidéu, no Uruguai.

#5 Pedalar e pedalar em Buenos Aires

Passeio de bicicleta, Buenos Aires
Passeio de bicicleta em Buenos Aires ©Túlio Pires Bragança

Buenos Aires é uma cidade muito plana e muito bem servida de ciclovias. Pegar uma bicicleta e sair pela Avenida Libertador cruzando vários parques como Rosedal, Planetário e Zoológico é delicioso e pode sair de graça. Basta se inscrever no sistema de aluguer gratuito de bicicletas da prefeitura.

Outro passeio imperdível é pela Calle Gorriti, que cruza boa parte de Palermo Viejo com suas inúmeras lojas, restaurantes e ateliês. Ou você pode fazer nosso Aires Buenos Bike Tour, todo domingo cedo e em português, um passeio guiado que o leva pela Buenos Aires antiga – San Telmo, Boca e centro da cidade – e pela parte nova de Puerto Madero.

Mapa com o que fazer em Buenos Aires

Se está a pensar viajar para Buenos Aires, conheça o excelente trabalho do Túlio Bragança em www.airesbuenosblog.com, um blog recheado de dicas para aproveitar ao máximo a sua viagem à capital argentina.

Pesquisar hotéis em Buenos Aires

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes
Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

1 comentário em “O que fazer em Buenos Aires, as dicas do Túlio Bragança”

  1. Obrigado Felipe pelo convite. É um prazer falar da cidade que moro!

    Responder

Deixe um comentário