Quer visitar Gran Canária e está farto de ler as mesmas dicas de viagem em todos os guias? Desafiámos a brasileira Patrícia Camargo, profunda conhecedora da ilha – onde vive – e autora do magnífico blog Turomaquia, a partilhar cinco sugestões sobre o que fazer em Gran Canária para tornar a sua viagem às Canárias única e inesquecível. “Se um amigo te visitar em Gran Canária, onde o levarás?” – eis as dicas da Patrícia.
O que fazer em Gran Canária com um amigo
Cheguei a Gran Canária para fazer um doutoramento lá pelos idos 2002. Uma experiência que me levou quase à loucura, mas cujo saldo foi uma tese e um amor para toda a vida.
O que mais me fascina na maioria dos países europeus é a diversidade existente em pequenos territórios, e por isso afirmo que as Canárias são uma Espanha bem diferente da peninsular (não que sejam melhores ou piores, apenas diferentes).
As ilhas Canárias são super turísticas. A época alta vai de outubro a maio, quando o continente europeu gela e as Canárias continuam soalheiras. Para desfrutar ainda deste “Continente em Miniatura” (um dos slogans turísticos da ilha), aqui ficam cinco recomendações / ideias de viagem para quando visitar Gran Canária:
#1 Saia de Las Palmas e conheça o interior da ilha
Divida a sua estadia entre a capital Las Palmas de Gran Canária, uma cidade cosmopolita com uma ótima programação cultural, com o sul ou o interior da ilha. Se você é louco por praias, já sabe se manda para Meloneras. Agora se teu lance é o campo, aluga uma casa rural, tem muita coisa boa, duas boas opções: Fataga ou Tejeda.
#2 Gastronomia na Rua Ruiz de Alda
Em Las Palmas de Gran Canária, há pouco tempo fecharam uma rua atrás do El Corte Inglés e nasceu um verdadeiro pólo gastronómico. A rua é a Ruiz de Alda, por lá te recomendo para comer peixes e frutos do mar, o Xartenillas. Para um hambúrguer gourmet com ingredientes da terra, o 200 Gramos; já se teu lance é a sobremesa, a torta de maçã do The Kitchen Tapas & Cocktail Bar; para comida tradicional espanhola, a Taberna La Gloria.
#3 Desfrutar de uma praia urbana incrível com certificado “Bandeira Azul” (num sábado)
Estou falando de Las Canteras, sempre presente no meu Snapchat (turomaquia). É certo que Las Canteras estará mais cheia ao sábado, mas neste dia a praia vibra, há concertos desde as 17:30 horas que começam nos bares junto à escultura do pescador e que, a cada hora, vão migrando para mais perto do Auditório Alfredo Kraus.
#4 Fazer um trekking até à base do Roque Nublo
Uma das caminhadas mais geniais na ilha, e apta a todos os públicos, é o trekking até à base do Roque Nublo. É o símbolo da Gran Canária, e encontra-se num dos seus pontos mais altos. É incrível ver como a perspectiva daquela pedra enorme vai mudando a cada passo da caminhada; chegar à base é uma grande experiência.
Recomendo comprar um sanduíche de queijo ou de “chorizo” de Terror na kombi que quase todos os dias está parada no início do trekking, para desfrutá-la sentado vendo as montanhas da ilha e, ao fundo o Teide, o ponto mais alto de Espanha (que se encontra na ilha do lado, Tenerife).
#5 Participar nas festividades da Gran Canária
Para quem quer viver a Gran Canária mais autêntica, o melhor é visitar a ilha durante algumas das suas super festas, como a Gala Drag Queen. Atenção que a entrada costuma custar 10€, mas se esgota em apenas um dia – pesquise o dia da gala, que é uma festa móvel já que se realiza durante o Carnaval de Las Palmas que dura mais ou menos um mês!
Também no Carnaval, outro momento incrível e que marca o final das festividades é o “Enterro da Sardinha”, durante o qual as viúvas choram a sua morte pelas ruas da cidade, num cortejo que sai da área histórica de Las Palmas e chega até à praia, onde, sob uma chuva de fogo de artifício, a sardinha é queimada.
Mas a minha festa favorita é a louca noite de San Juan, que acontece na noite de 23 para 24 de junho. A praia enche-se e alguns minutos antes da meia-noite começa o espetáculo do fogo de artifício. Toda a gente entra no mar para deixar tudo de ruim para trás (nota importante: para não trazer de volta o que deixou no mar deve sair de costas!).
Mapa: o que fazer em Gran Canária
Se está a pensar viajar para Gran Canária ou outra ilha do arquipélago, conheça o excelente trabalho da Patrícia Camargo em www.turomaquia.com, um blog recheado de dicas para aproveitar ao máximo a sua viagem às ilhas Canárias e muitos outros destinos espalhados pelo mundo.
Pesquisar hotéis em Gran Canária
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.