O que fazer em Gran Canária, as dicas da Patrícia Camargo

Por Filipe Morato Gomes

Quer visitar Gran Canária e está farto de ler as mesmas dicas de viagem em todos os guias? Desafiámos a brasileira Patrícia Camargo, profunda conhecedora da ilha – onde vive – e autora do magnífico blog Turomaquia, a partilhar cinco sugestões sobre o que fazer em Gran Canária para tornar a sua viagem às Canárias única e inesquecível. “Se um amigo te visitar em Gran Canária, onde o levarás?” – eis as dicas da Patrícia.

O que fazer em Gran Canária com um amigo

Cheguei a Gran Canária para fazer um doutoramento lá pelos idos 2002. Uma experiência que me levou quase à loucura, mas cujo saldo foi uma tese e um amor para toda a vida.

O que mais me fascina na maioria dos países europeus é a diversidade existente em pequenos territórios, e por isso afirmo que as Canárias são uma Espanha bem diferente da peninsular (não que sejam melhores ou piores, apenas diferentes).

As ilhas Canárias são super turísticas. A época alta vai de outubro a maio, quando o continente europeu gela e as Canárias continuam soalheiras. Para desfrutar ainda deste “Continente em Miniatura” (um dos slogans turísticos da ilha), aqui ficam cinco recomendações / ideias de viagem para quando visitar Gran Canária:

#1 Saia de Las Palmas e conheça o interior da ilha

Fataga, interior da ilha Gran Cánaria
Fataga, interior da ilha Gran Canária

Divida a sua estadia entre a capital Las Palmas de Gran Canária, uma cidade cosmopolita com uma ótima programação cultural, com o sul ou o interior da ilha. Se você é louco por praias, já sabe se manda para Meloneras. Agora se teu lance é o campo, aluga uma casa rural, tem muita coisa boa, duas boas opções: Fataga ou Tejeda.

#2 Gastronomia na Rua Ruiz de Alda

Restaurante 200 Gramos, Las Palmas
Restaurante 200 Gramos, na Rua Ruiz de Alda, Las Palmas

Em Las Palmas de Gran Canária, há pouco tempo fecharam uma rua atrás do El Corte Inglés e nasceu um verdadeiro pólo gastronómico. A rua é a Ruiz de Alda, por lá te recomendo para comer peixes e frutos do mar, o Xartenillas. Para um hambúrguer gourmet com ingredientes da terra, o 200 Gramos; já se teu lance é a sobremesa, a torta de maçã do The Kitchen Tapas & Cocktail Bar; para comida tradicional espanhola, a Taberna La Gloria.

#3 Desfrutar de uma praia urbana incrível com certificado “Bandeira Azul” (num sábado)

Visitar Grand Canaria: Praia Las Canteras, Las Palmas
Praia Las Canteras, Las Palmas de Gran Canária

Estou falando de Las Canteras, sempre presente no meu Snapchat (turomaquia). É certo que Las Canteras estará mais cheia ao sábado, mas neste dia a praia vibra, há concertos desde as 17:30 horas que começam nos bares junto à escultura do pescador e que, a cada hora, vão migrando para mais perto do Auditório Alfredo Kraus.

#4 Fazer um trekking até à base do Roque Nublo

O que fazer em Grand Canária: Roque Nublo
Caminhada até à base do Roque Nublo

Uma das caminhadas mais geniais na ilha, e apta a todos os públicos, é o trekking até à base do Roque Nublo. É o símbolo da Gran Canária, e encontra-se num dos seus pontos mais altos. É incrível ver como a perspectiva daquela pedra enorme vai mudando a cada passo da caminhada; chegar à base é uma grande experiência.

Recomendo comprar um sanduíche de queijo ou de “chorizo” de Terror na kombi que quase todos os dias está parada no início do trekking, para desfrutá-la sentado vendo as montanhas da ilha e, ao fundo o Teide, o ponto mais alto de Espanha (que se encontra na ilha do lado, Tenerife).

#5 Participar nas festividades da Gran Canária

Gala Drag Queen
Gala Drag Queen, Carnaval das Canárias

Para quem quer viver a Gran Canária mais autêntica, o melhor é visitar a ilha durante algumas das suas super festas, como a Gala Drag Queen. Atenção que a entrada costuma custar 10€, mas se esgota em apenas um dia – pesquise o dia da gala, que é uma festa móvel já que se realiza durante o Carnaval de Las Palmas que dura mais ou menos um mês!

Também no Carnaval, outro momento incrível e que marca o final das festividades é o “Enterro da Sardinha”, durante o qual as viúvas choram a sua morte pelas ruas da cidade, num cortejo que sai da área histórica de Las Palmas e chega até à praia, onde, sob uma chuva de fogo de artifício, a sardinha é queimada.

Mas a minha festa favorita é a louca noite de San Juan, que acontece na noite de 23 para 24 de junho. A praia enche-se e alguns minutos antes da meia-noite começa o espetáculo do fogo de artifício. Toda a gente entra no mar para deixar tudo de ruim para trás (nota importante: para não trazer de volta o que deixou no mar deve sair de costas!).

Mapa: o que fazer em Gran Canária

Se está a pensar viajar para Gran Canária ou outra ilha do arquipélago, conheça o excelente trabalho da Patrícia Camargo em www.turomaquia.com, um blog recheado de dicas para aproveitar ao máximo a sua viagem às ilhas Canárias e muitos outros destinos espalhados pelo mundo.

Pesquisar hotéis em Gran Canária

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.