Procura o que visitar em Tenerife? Pois bem, pode parecer estranho o que vou dizer, mas Tenerife não é um destino de praia. Pertence às ilhas Canárias, é certo, mas as principais atrações da ilha estão no interior. É evidente que há praias em Tenerife, mas na minha opinião é nas paisagens vulcânicas e na profusão de trilhos extraordinários que Tenerife se distingue. Neste roteiro para visitar Tenerife, mais do que praias, há parques naturais, vulcões, muitas caminhadas e um par de cidades históricas.
O roteiro tem 7 dias de duração e inclui todo o território de Tenerife. Foi exatamente o meu roteiro, viajando de forma independente e usando um carro alugado. Vamos a isso!
Recomendação de hotel para toda a semana em Tenerife: My City Hotel (Puerto de la Cruz) ou Hotel Alhambra (La Orotava).
-
1
Roteiro de viagem em Tenerife (uma semana)
- 1.1 Dia 1: Voo para Tenerife e visita a algumas praias
- 1.2 Dia 2: PR-TF 8 Afur – Taganana – Afur (Parque Rural de Anaga)
- 1.3 Dia 3: La Orotava e San Cristóbal de la Laguna
- 1.4 Dia 4: Trilho Roques de García (Teide) e Masca
- 1.5 Dia 5: PR-TF 6 Chamorga – Roque Bermejo – Chamorga (Anaga)
- 1.6 Dia 6: Trekking no Teide
- 1.7 Dia 7: Puerto de la Cruz
- 1.8 Outras coisas a fazer em Tenerife
- 2 Mapa do roteiro em Tenerife
- 3 Dicas para visitar Tenerife
Roteiro de viagem em Tenerife (uma semana)
Dia 1: Voo para Tenerife e visita a algumas praias
Depois de chegar ao aeroporto, fui conhecer algumas praias das proximidades, incluindo a muito bonita Praia La Tejita e ainda a Praia das Américas (que detestei), na chamada Costa Adeje. Trata-se da faixa de litoral mais turística de Tenerife, onde existem inúmeros resorts e enormes blocos de aparthoteis; e um conjunto de areais muito frequentados. Para mim, foi uma espécie de introdução a esse lado mais ligado às férias de verão – não era o que mais me interessava, mas achei importante conhecer!
Ao final da tarde, cheguei à pequena povoação de Los Realejos, onde tinha reservado um quarto muito simples; e fui jantar a um dos vários guachinches de Tenerife que me tinham sido recomendados. Estava terminado o primeiro meio dia nas ilhas Canárias.
Dia 2: PR-TF 8 Afur – Taganana – Afur (Parque Rural de Anaga)
Dia inteiramente dedicado a fazer um dos melhores trekkings de Tenerife, no interior do belíssimo Parque Rural de Anaga. Oficialmente, o trilho PR-TF 8 Afur – Taganana – Afur começa – e acaba! – junto ao parque de estacionamento da aldeia de Afur, facilmente acessível a partir da histórica povoação de San Cristóbal de la Laguna, um dos melhores locais onde dormir em Tenerife.
Sendo circular, o trilho pode no entanto ser iniciado noutros locais, como a aldeia de Taganana ou a estrada principal que atravessa Anaga. Eu optei por fazer o trilho PR-TF 8 a partir do início oficial, em Afur – até pela facilidade em lá deixar o carro. E segui no sentido dos ponteiros do relógio.
É um percurso aconselhável para quem esteja habituado a caminhar e não tenha problemas de mobilidade – mas porventura demasiado difícil para os restantes. Eu cheguei ao fim cansado mas inteiro. Tinha sido uma excelente caminhada no Parque Rural de Anaga – era hora de regressar a casa e descansar.
Dia 3: La Orotava e San Cristóbal de la Laguna
O terceiro dia do meu roteiro de viagem em Tenerife foi mais urbano. Comecei por fazer o pequeno passeio pela Paisagem Protegida de Rambla de Castro e visitar algumas praias das proximidades, mas o objetivo era mesmo visitar La Orotava e San Cristóbal de la Laguna, esta última classificada pela UNESCO como Património Mundial.
A meio da tarde, ainda passei em Santa Cruz de Tenerife para admirar o incrível edifício do Auditório de Tenerife, da autoria do arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Por fim, fui tomar uma bebida na afamada Praia das Teresitas – uma praia artificial, de areia branca, localizada relativamente perto de Santa Cruz de Tenerife. Foi o final de um dia fisicamente menos exigente, como que a dar descanso aos músculos entre trekkings.
Dia 4: Trilho Roques de García (Teide) e Masca
Um dos dias mais preenchidos neste roteiro de viagem em Tenerife. A introdução ao Parque Nacional do Teide foi feita de carro, numa espécie de ambientação às paisagens extraterrestres do Teide.
Em concreto, percorri calmamente a estrada TF-21. Parei na zona das Minas de São José e em muitos miradouros. Fiz pequenas caminhadas; fotografei muito. Até que cheguei ao miradouro Llano de Ucanca (ou La Ruleta) e decidi fazer o trilho Roques de García, um percurso pedestre muito fácil e acessível a todos.
Depois, segui para a povoação de Vila Flor, antes de visitar Los Gigantes e a sua praia. Logo a seguir, a belíssima aldeia de Masca. E, antes de terminar a tarde, prossegui pela extraordinária estrada de Masca até que ao final da tarde cheguei a Garachico. Mais um dia em cheio!
Dia 5: PR-TF 6 Chamorga – Roque Bermejo – Chamorga (Anaga)
Dia de regresso ao Parque Rural de Anaga para mais uma caminhada. Na verdade, depois de percorrer o fantástico trilho PR-TF 8 Afur – Taganana – Afur fiquei com grande vontade de explorar o Parque Rural de Anaga com maior profundidade. Daí a fazer o trekking de Chamorga a Roque Bermejo, foi um pequeno passo.
Trata-se de um trilho de dificuldade intermédia, mais duro na segunda metade do caminho, quase sempre a subir. Independentemente do sentido que escolher para fazer o trilho, terá sempre de ir do nível do mar até à povoação de Chamorga, a 500 metros de altitude, em poucos quilómetros. Não é nada para quem está habituado a caminhar em ambiente de montanha, mas pode ser exigente para os menos acostumados.
Depois do trilho, tempo apenas para ir comer à Casa Pedro, sem qualquer dúvida um dos melhores restaurantes onde comer em Tenerife.
Dia 6: Trekking no Teide
Seguramente o dia mais espetacular do meu roteiro em Tenerife, passado inteiramente no Parque Nacional do Teide. Comecei o dia bem cedo, a tempo de apanhar uma das primeiras viagens do Teleférico do Teide. Subi ao Teide de teleférico, e fiz logo o pequeno trilho 11, em jeito de aquecimento.
Depois disso, o momento mágico! Percorri o extraordinário trilho do miradouro do Pico Velho ao miradouro Narizes do Teide, montanha abaixo, naquela que foi uma das melhores caminhadas que já fiz em toda a minha vida. É um trekking sempre a descer, mas num piso muito irregular. É duro, muito duro (não o faça, caso tenha problemas de mobilidade). Mas tudo compensa. Eu emocionei-me!
Chegado à estrada TF-38, apanhei boleia de regresso ao teleférico, onde tinha deixado o carro estacionado. Por essa altura, estava de rastos mas sorridente!
Dica: na época alta, compre o bilhete para o teleférico com antecedência.
Dia 7: Puerto de la Cruz
O último dia do meu roteiro em Tenerife foi muito tranquilo, dividido entre o trabalho no blog e uma visita a Puerto de la Cruz. Para ser honesto, imaginava que iria detestar Puerto de la Cruz mas o que encontrei surpreendeu-me positivamente. Apesar de ser uma cidade turística, pareceu-me haver um equilíbrio muito interessante entre turismo e quotidiano local – e isso agradou-me.
Puerto de la Cruz é uma cidade de média dimensão, muito agradável, com todos os serviços necessários para umas férias tranquilas, bons hotéis, muitos supermercados, bares e restaurantes; e um centro histórico muito bonito. Tem também acesso fácil a todos os transportes públicos; e, se fugir das ruas principais, com muitos turistas durante o dia, conseguirá ter sossego. Depois de a conhecer, fiquei com a certeza de ser uma das melhores regiões para se hospedar em Tenerife.
No fim de mais um maravilhoso, jantei num guachinche, e nessa noite ainda dormi em Tenerife. Mas, com um voo por volta das 8 da manhã, eram 5:00 quando saí de Los Realejos. Foi só deixar o carro no parque de estacionamento do aeroporto e… embarcar! O meu roteiro de viagem em Tenerife estava oficialmente terminado.
Veja também os melhores guachinches de Tenerife.
Outras coisas a fazer em Tenerife
No que toca a excursões em Tenerife, saiba que pode valer a pena fazer alguma atividade de grupo, especialmente passeios ou experiências no mar. Assim, entre as atividades e excursões organizadas disponíveis na ilha, recomendo:
- Tenerife: Observação de Baleias e Golfinhos com Bebidas
- Tenerife: Passeio de Catamarã para Observação de Baleias
- Mergulho de Snorkel e Caiaque com Tartarugas
- Excursão a La Gomera saindo do Sul de Tenerife
E, para os apreciadores de parques aquáticos, não deixem de comprar ingressos com antecedência. Nomeadamente:
Mapa do roteiro em Tenerife
Dicas para visitar Tenerife
Como chegar a Tenerife
Atualmente há pelo menos três companhias aéreas com voos diretos entre Portugal e Tenerife. São elas a Ryanair, com voos do Porto para o Aeroporto de Tenerife Sul (TFS); e a Vueling e a TAP, com voos de Lisboa para o Aeroporto de Tenerife Norte (TFN). Veja como comprar voos baratos e pesquise as melhores tarifas usando o link abaixo.
Onde alugar carro
Durante a semana que passei em Tenerife, desloquei-me sempre de carro alugado. Na verdade, paguei um total de 115€ por sete dias de aluguer, incluindo seguro contra todos os riscos e sem franquia. Uma pechincha, portanto (o custo do aluguer foi de pouco mais que 3€ por dia, o restante foram seguros!).
Ora, eu normalmente costumo pesquisar carros na Discovercars, que oferece quase sempre os melhores preços (e eu adoro a empresa). No caso das ilhas Canárias, há uma rent-a-car local chamada Cabrera Medina onde pode também pesquisar.
Onde comer em Tenerife
Faça um favor ao seu estômago e carteira e vá comer aos guachinches de Tenerife. Originalmente, eram pequenas tascas criadas pelos produtores de vinho para escoar a produção de vinho. Aos poucos, foram sendo acrescentados petiscos ao cardápio – e assim terão nascido os atuais guachinches em Tenerife. Para quem gosta de comer bem e barato e aprecia as coisas simples da vida, são os melhores restaurantes onde degustar a gastronomia local.
Onde dormir em Tenerife
Escrevi um texto para o ajudar a escolher a melhor região onde ficar em Tenerife, no qual recomendo, com especial ênfase para quem gosta de fazer caminhadas, que se hospede na zona Norte da ilha. Sugiro que o leia atentamente; ou, se preferir, pesquise desde já um hotel em Tenerife usando o link abaixo.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.