Durante a minha estadia em Berat acabei por ficar em dois locais distintos. Primeiro, no Hotel Kalaja, localizado dentro do Castelo de Berat; depois no mais simples Hostel Mangalem, situado no bairro homónimo, bem no centro da cidade.
Neste post, vou falar-vos desses dois alojamentos de Berat, abordar as vantagens e desvantagens de ficar no castelo ou no centro; e, assim, explicar o porquê da mudança. Eis a minha experiência no Hotel Kalaja e no Hostel Mangalem.
Saiba como chegar de Ohrid a Berat.
Como é o Hotel Kalaja
A subida até ao castelo foi dura. Estava carregado com a minha eterna e fiel mochila e o equipamento fotográfico, pelo que quando cheguei ao Hotel Kalaja estava cansado e a precisar de um chuveiro.
Vem isto a propósito da localização do hotel. Para quem dispõe de transporte próprio, dormir dentro do castelo é excelente; para os outros, que querem explorar a cidade e não têm carro alugado ou moto própria, nem por isso. De cada vez que quisesse ir à cidade teria de descer e subir a colina. E a ideia não me agradou.
Quanto ao hotel propriamente dito, é uma espécie de guesthouse com poucos quartos duplos, muito limpos e bem equipados, incluindo pequenos luxos como ar condicionado, televisão e até chinelos tipo hotel. Pelo preço, não estava nada mal. Especialmente para quem viaja a dois, já que o ambiente estava longe de ser pensado para proporcionar a socialização entre os hóspedes.
De manhã, foi-me servido um farto pequeno-almoço na esplanada do restaurante do hotel, perfeito para começar um novo dia a explorar Berat. Para mim, era tempo de dizer adeus ao simpático proprietário (que não falava inglês) e procurar um hotel na zona baixa da cidade.
Saiba mais sobre Berat, a cidade das mil janelas.
Hotel Kalaja
- Pontos fortes: limpeza do hotel; a localização, dentro do castelo, que pode ser considerada um ponto forte por alguns viajantes; o pequeno-almoço
- Pontos fracos: na minha opinião, a localização não é vantajosa para a maioria dos viajantes; dificuldades de comunicação
- Recomendado para casais e viajantes com transporte próprio
- Não recomendado viajantes solitários e pessoas com dificuldade de locomoção
- Preço: 20€ por um quarto duplo
- Onde reservar: booking
Após algumas pesquisas, optei por dirigir-me ao muito recomendado Hostel Mangalem.
Como é o Hostel Mangalem
Senti-me em casa desde o momento em que cruzei o portão de madeira do Hostel Mangalem. A família que gere o espaço é incrivelmente simpática e acolhedora, fazendo com que o alojamento mais pareça uma homestay do que um hostel.
É claro que as instalações são simples. Mas nem isso tira o brilho de ser recebido por Berti e sua família. A camarata onde fiquei tinha três beliches, era espaçosa e arejada. Existia ainda uma sala comum e uma kitchenette com um balcão onde me foi servido um pequeno-almoço igualmente simples.
Sim, o Hostel Mangalem é o meu tipo de lugar: despretensioso mas com alma, sem luxos mas bom ambiente. E muito, muito bem localizado para explorar a cidade. Gostei tanto que acabei por prolongar a minha estadia em Berat. Gjirokaster, a minha próxima paragem em solo albanês, teria de esperar…
Saiba o que fazer em Berat.
Hostel Mangalem
- Pontos fortes: hospitalidade da família que gere o hostel; a localização, no bairro Mangalem, a poucos metros da boulevard Republika
- Pontos fracos: apenas uma casa de banho para todos os hóspedes dos dormitórios
- Recomendado para viajantes solitários e jovens de espírito, que não se importam de abdicar do luxo em prol de uma experiência recheada de hospitalidade genuína
- Não recomendado para casais e quem precisa de luxo ou privacidade
- Preço: 10€ por uma cama em camarata
- Onde reservar: booking
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.