Se há coisa que me dá prazer em viagem é visitar sítios fora da caixa, daqueles apenas conhecidos pelos habitantes locais. Ora, já tinha tido oportunidade de visitar Tbilisi, capital da Geórgia, onde acabei por regressar para assistir a uma conferência. Foi aí que conheci Baia, uma simpática georgiana que organiza um passeio a pé pelo Bairro Sololaki com visita a alguns edifícios maravilhosos que, de outra forma, nunca descobriria.
Dica Alma de Viajante: Não pense muito e reserve o Sololaki – Caminhada das lendas urbanas da burguesia e apartamentos assombrados da minha amiga Baia, oriunda de Tbilisi. Ou seja, é conhecer a cidade pelos olhos de alguém que nela habita. Eu adorei, e estou certo de que dará o seu tempo por muito bem empregue.
Tour no bairro Sololaki em Tbilisi (com a georgiana Baia)
À hora marcada, Baia apareceu em frente à loja Chronograph, na Freedom Square, despachada e sorridente. Para um amante de arquitetura, de frescos e de recantos escondidos, a descrição do passeio pelo bairro Sololaki prometia.
Caminharemos pelo bairro Sololaki, ao redor da Freedom Square, e exploraremos as lindas joias arquitetónicas em estilo Art Nouveau, Barroco e Rainessance do início do século XX, pelas quais Sololaki é tão famosa. Veremos os magníficos corredores pintados à mão, várias casas residenciais que são bastante exclusivas na sua arquitetura, uma casa supostamente “assombrada”, o único edifício em estilo gótico de Tbilisi e muito mais. Durante a visita, perceberá que alguns dos edifícios estão bem preservados, mas muitos outros precisam de restauro urgente. E ouvirá lendas urbanas peculiares que não podem ser lidas em nenhum guia de viagem.
Saindo da Freedom Square, caminhámos a pé pelas ruas adjacentes, apreciámos o “edifício mais emblemático do estilo Arte Nova em Tbilisi” e o prédio onde outrora funcionou a Embaixada da Estónia. Admirámos corredores com paredes e tetos pintados à mão, como numa inacreditável casa no Bairro Sololaki que pertenceu a dois irmãos empresários da indústria do tabaco, e outra de um comerciante de petróleo inspirada na Casa da Ópera da Avenida Rustaveli. E ouvimos muitas lendas e histórias da vida em Tbilisi.
Na verdade, creio não ser preciso muitas descrições para perceber que o bairro Sololaki esconde muitas pérolas arquitetónicas apenas conhecidas por quem conhece muito bem a cidade sabe. E é aqui que entra a georgiana Baia, nascida e criada em Tbilisi.
Não vou isso descrever o passeio pelo bairro Sololaki com muito detalhe, deixando que o amigo viajante se possa surpreender com a visita. Mas, caso ainda não esteja convencido, veja as seguintes fotografias tiradas no bairro Sololaki durante a caminhada das lendas urbanas da burguesia e apartamentos assombrados feito na companhia de Baia.
Não é maravilhoso? Eu fiz o passeio e recomendo vivamente!
Veja também o artigo sobre o que fazer em Tbilisi.
Guia prático
Como organizar o passeio
O passeio a pé pelo bairro Sololaki é organizado pela minha amiga Baia, autora do blogue de viagens Red Fedora Diary e moradora em Tbilisi. Para reservar com possibilidade de cancelamento, recomendo que utilize a GetYourGuide, onde o tour aparece com o seguinte nome:
Note que, apesar de poder ter ainda poucos comentários, a Baia é de total confiança e o passeio é mesmo maravilhoso. Especialmente para quem gosta de arquitetura e edifícios com história. Eu fiz e adorei! O ponto de encontro para o tour em Sololaki é em frente à loja Chronograph, na Freedom Square.
Onde ficar
Recomendo a leitura de um artigo sobre os hotéis em Tbilisi, onde partilho de forma mais detalhada uma opinião sobre os melhores bairros para se hospedar.
Em resumo, em Marjanishvili, considere o divertido e excelente Tiflis Inn Glamour Boutique Hotel (ou Retro Tiflis), seguramente um dos mais originais e bonitos hotéis de Tbilisi; e, claro, o inevitável Fabrika Hostel & Suites, para os viajantes jovens de espírito.
Caso prefira uma hospedagem junto à Avenida Rustaveli, na margem oposta do rio, o Bricks Room Hotel é um dos hotéis com melhor relação qualidade/preço; o incrível Shota @ Rustaveli Boutique Hotel é um dos melhores hotéis de Tbilisi (mas não dos mais baratos). E o Teatron é igualmente excelente e é menos dispendioso. Para outras opções de alojamento na capital da Geórgia, utilize o link abaixo.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.