Destino: Europa » Geórgia » Tbilisi

Passeio a pé pelo bairro Sololaki (o lado B de Tbilisi)

Por Filipe Morato Gomes
Visitar bairro Sololaki, Tbilissi
Um recanto escondido no bairro Sololaki, Tbilisi

Se há coisa que me dá prazer em viagem é visitar sítios fora da caixa, daqueles apenas conhecidos pelos habitantes locais. Ora, já tinha tido oportunidade de visitar Tbilisi, capital da Geórgia, onde acabei por regressar para assistir a uma conferência. Foi aí que conheci Baia, uma simpática georgiana que organiza um passeio a pé pelo Bairro Sololaki com visita a alguns edifícios maravilhosos que, de outra forma, nunca descobriria.

Tour no bairro Sololaki em Tbilisi (com a georgiana Baia)

Bairro Sololaki, Tbilissi
Rua em Sololaki, Tbilisi

À hora marcada, Baia apareceu em frente à loja Chronograph, na Freedom Square, despachada e sorridente. Para um amante de arquitetura, de frescos e de recantos escondidos, a descrição do passeio pelo bairro Sololaki prometia.

Caminharemos pelo bairro Sololaki, ao redor da Freedom Square, e exploraremos as lindas joias arquitetónicas em estilo Art Nouveau, Barroco e Rainessance do início do século XX, pelas quais Sololaki é tão famosa. Veremos os magníficos corredores pintados à mão, várias casas residenciais que são bastante exclusivas na sua arquitetura, uma casa supostamente “assombrada”, o único edifício em estilo gótico de Tbilisi e muito mais. Durante a visita, perceberá que alguns dos edifícios estão bem preservados, mas muitos outros precisam de restauro urgente. E ouvirá lendas urbanas peculiares que não podem ser lidas em nenhum guia de viagem.

Bairro Sololaki, Tbilissi
O edifício mais emblemático do estilo Arte Nova em Tbilisi, capital da Geórgia

Saindo da Freedom Square, caminhámos a pé pelas ruas adjacentes, apreciámos o “edifício mais emblemático do estilo Arte Nova em Tbilisi” e o prédio onde outrora funcionou a Embaixada da Estónia. Admirámos corredores com paredes e tetos pintados à mão, como numa inacreditável casa no Bairro Sololaki que pertenceu a dois irmãos empresários da indústria do tabaco, e outra de um comerciante de petróleo inspirada na Casa da Ópera da Avenida Rustaveli. E ouvimos muitas lendas e histórias da vida em Tbilisi.

Na verdade, creio não ser preciso muitas descrições para perceber que o bairro Sololaki esconde muitas pérolas arquitetónicas apenas conhecidas por quem conhece muito bem a cidade sabe. E é aqui que entra a georgiana Baia, nascida e criada em Tbilisi.

Não vou isso descrever o passeio pelo bairro Sololaki com muito detalhe, deixando que o amigo viajante se possa surpreender com a visita. Mas, caso ainda não esteja convencido, veja as seguintes fotografias tiradas no bairro Sololaki durante a caminhada das lendas urbanas da burguesia e apartamentos assombrados feito na companhia de Baia.

Bairro Sololaki, Tbilissi
Bairro Sololaki, Tbilisi
Bairro Sololaki, Tbilissi
Casa no Bairro Sololaki que pertenceu a dois irmãos empresários da indústria do tabaco, Tbilisi
Arte Nova Tbilissi
Escadaria escondida num prédio do Bairro Sololaki, onde outrora (1921-1922) funcionou a Embaixada da Estónia
Bairro Sololaki, Tbilissi
Hall de entrada na casa de um comerciante de petróleo inspirada na Casa da Ópera da Avenida Rustaveli, Tbilisi
Bairro Sololaki, Tbilissi
Bairro Sololaki, Tbilisi
Bairro Sololaki, Tbilissi
Bairro Sololaki, Tbilisi

Não é maravilhoso? Eu fiz o passeio e recomendo vivamente!

Veja também o artigo sobre o que fazer em Tbilisi.

Guia prático

Como organizar o passeio

O passeio a pé pelo bairro Sololaki é organizado pela minha amiga Baia, autora do blogue de viagens Red Fedora Diary e moradora em Tbilisi. Para reservar com possibilidade de cancelamento, recomendo que utilize a GetYourGuide, onde o tour aparece com o seguinte nome:

Note que, apesar de poder ter ainda poucos comentários, a Baia é de total confiança e o passeio é mesmo maravilhoso. Especialmente para quem gosta de arquitetura e edifícios com história. Eu fiz e adorei! O ponto de encontro para o tour em Sololaki é em frente à loja Chronograph, na Freedom Square.

Onde ficar

Recomendo a leitura de um artigo sobre os hotéis em Tbilisi, onde partilho de forma mais detalhada uma opinião sobre os melhores bairros para se hospedar.

Em resumo, em Marjanishvili, considere o divertido e excelente Tiflis Inn Glamour Boutique Hotel (ou Retro Tiflis), seguramente um dos mais originais e bonitos hotéis de Tbilisi; e, claro, o inevitável Fabrika Hostel & Suites, para os viajantes jovens de espírito.

Caso prefira uma hospedagem junto à Avenida Rustaveli, na margem oposta do rio, o Bricks Room Hotel é um dos hotéis com melhor relação qualidade/preço; o incrível Shota @ Rustaveli Boutique Hotel é um dos melhores hotéis de Tbilisi (mas não dos mais baratos). E o Teatron é igualmente excelente e é menos dispendioso. Para outras opções de alojamento na capital da Geórgia, utilize o link abaixo.

Pesquisar hotéis em Tbilisi

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

Deixe um comentário