Marrocos é um dos países do Norte de África com maior número de locais classificados como Património Mundial pela UNESCO. E, não menos importante, locais com património histórico e arquitetónico muito diversificados. Das medinas de Fez ou Marraquexe ao emblemático Ksar de Ait-Benhaddou, do complexo arqueológico de Volubilis ao centro histórico de Meknès, passando por medinas menos visitadas como a de Tétouan ou Essaouira, não faltam locais de enorme relevo histórico em território marroquino. Isto para não falar da belíssima cidade “portuguesa” de Mazagão, ou El Jadida.
Eis a lista de lugares classificados pela UNESCO como Património Mundial em Marrocos:
- Medina de Fez (1981)
- Medina de Marraquexe (1985)
- Ksar de Ait-Benhaddou (1987)
- Cidade Histórica de Meknès (1996)
- Medina de Tétouan (antiga Titawin) (1997)
- Sítio Arqueológico de Volubilis (1997)
- Medina de Essaouira (antiga Mogador) (2001)
- Cidade Portuguesa de Mazagão (El Jadida) (2004)
- Rabat, Capital Moderna e Cidade Histórica: Um Património Partilhado (2012)
Seguro de viagem para Marrocos
Mesmo que a viagem seja de curta duração, é fundamental ter um seguro de viagem com boas coberturas para viajar com paz de espírito. E, para mim, os seguros da IATI são os melhores e mais completos do mercado.
Entre eles, costumo recomendar o IATI Estrela - é o seguro que faço nas minhas viagens. Mas, não sendo os custos da saúde em Marrocos demasiado elevados, talvez o IATI Standard seja suficiente. Tem cobertura para COVID-19, não tem limite de idade nem franquias, cobre até 250.000€ em gastos médicos (em vez de um milhão) e não é preciso adiantar dinheiro em consultas ou hospitalização.