Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Américas » América do Norte » México » Quintana Roo

Um dia em Puerto Morelos, a Riviera Maya sem multidões

Por Filipe Morato Gomes | Viagens América do Norte Américas México Quintana Roo Praias
Atualizado em 24.02.2022 | Tempo de leitura: 4 minutos

O que fazer em Puerto Morelos: praia
Praia de Puerto Morelos, Riviera Maya

Puerto Morelos é uma pequena povoação costeira localizada a apenas 25 km do Aeroporto Internacional de Cancún. Outrora uma pequena vila de pescadores, Puerto Morelos tem vindo a virar-se para o turismo, estando hoje muito mais desenvolvida – e concorrida.

Em todo o caso, e apesar de estar muito longe da virgindade turística de há um par de décadas, Puerto Morelos mantém um ambiente descontraído, propício a um ritmo menos frenético do que o vivido em locais como Cancún, Playa del Carmen ou Tulum. Não tanto como a remota Punta Allen, claro está, que me ficou gravada no coração; mas ainda assim gostei de Puerto Morelos. Passei por lá no final do meu roteiro de viagem no México e não me arrependo de o ter feito.

O que fazer em Puerto Morelos

Puerto Morelos, na Riviera Maya
Puerto Morelos, na Riviera Maya

Além da praia, Puerto Morelos não tem muitas atrações que me tivessem motivado. Na verdade, não fui lá para fazer snorkelling ou visitar parques de aventura, zoológicos ou nadar em cenotes como o Kin Ha, localizado a dois passos do vilarejo. Fui apenas para conhecer.

E assim, no último dia da viagem saí da ilha de Cozumel num dos ferries matinais, peguei no carro que havia deixado em Playa del Carmen e fui visitar Puerto Morelos – conhecer a praça central, passear no malecón e molhar os pés no areal.

Praia de Puerto Morelos

Falemos, pois, da praia de Puerto Morelos. É uma das principais razões que levam turistas a escolher a região como base; e eu, assim que cheguei, fui imediatamente surpreendido: o mar tinha cores inacreditáveis. Wow! As águas são tépidas, com infinitos tons de azul e poucas ondas, ideais para toda a família – assim o sargaço o permita.

O problema do sargaço na Riviera Maya

Nos últimos anos, as praias da Riviera Maya têm sofrido com a presença excessiva de sargaço, facto que pode prejudicar – e muito! – a experiência dos veraneantes. Para monitorizar a situação nos vários destinos do litoral de Quintana Roo, veja os semáforos de cores da Red Sargazo, que diariamente indicam a quantidade de sargaço presente em cada praia. É uma excelente ferramenta para ajudar a tomar decisões sobre onde ir e ficar.

Snorkelling no recife Mesoamericano

Tivesse eu mais tempo e, com toda a certeza, teria também ido fazer snorkelling ao largo de Puerto Morelos. Ali fica a Barreira de Coral Mesoamericana, uma maravilha com mil quilómetros de extensão que, nas palavras da National Geographic, “consegue ser, de certa maneira, mais admirável” do que a Grande Barreira de Coral australiana.

A área, atualmente protegida, integra o chamado Parque Nacional Marinho do Recife Puerto Morelos, e é um atrativo imperdível para os amantes da vida subaquática.

Dolce fare niente em Puerto Morelos

De resto, e além dos parques de aventura de que não gosto, Puerto Morelos apela à calma, ao descanso, ao típico dolce fare niente de umas férias de verão. Tempos em que, além de ler um livro ou dois, se come bem e bebe melhor. E a antiga vila piscatória oferece tudo isso!

Em suma, gostei mesmo muito de Puerto Morelos, tendo-me parecido uma excelente alternativa para quem quer fazer praia na Riviera Maya. Foi a forma de terminar em beleza o meu roteiro de viagem no México!

Ao final da tarde, rumei ao Aeroporto Internacional de Cancún, entreguei o carro alugado e embarquei no voo de regresso a Portugal. Foi a segunda vez que visitei o México e, honestamente, não creio que tenha sido a última.

Guia prático

Como chegar a Puerto Morelos

A partir de Cancún, eu decidi alugar um carro para ter maior liberdade de movimentos. De resto, a empresa ADO tem autocarros frequentes e confortáveis a circular por toda a península do Yucatán. A viagem até Puerto Morelos não dura mais do que 20 minutos.

Procurar carros alugados

Excursões a Puerto Morelos

Alternativamente, a partir de Cancún ou Playa del Carmen, não faltam excursões para conhecer Puerto Morelos. Entre as opções disponíveis, este Passeio de mergulho com snorkel e almoço parece-me dos passeios mais bem conseguidos (ainda que tenha poucos comentários). Tendo pouco tempo, pode ser uma belíssima escolha.

Ver tours em Puerto Morelos

Onde ficar

Como referi, eu só parei em Puerto Morelos no último dia da viagem, antes de ir para o aeroporto. Mas, caso tenha mais tempo, pernoitar em Puerto Morelos pode ser uma opção muito interessante, desde que esteja ciente de que não há muitas opções super baratas para mochileiros. Mas recomendo, por exemplo, a pousada Amar Inn ou a mais elegante Casa Boutique Hokhmah, ambas com boa relação qualidade/preço.

Num segmento mais requintado, o excelente (e bonito) The Diving Lodge Downtown é uma magnífica opção de alojamento. E, noutro registo, a Casa del Puerto by MIJ – Beachfront Hotel é, seguramente, dos melhores hotéis de Puerto Morelos. Por fim, para quem procura o conforto mental de um Tudo Incluído, o Catalonia Playa Maroma será provavelmente a melhor escolha.

Seja como for, para ver todas as alternativas de alojamento em Puerto Morelos, pesquise diretamente no link abaixo.

Pesquisar hotéis em Puerto Morelos

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens América do Norte Américas México Quintana Roo Praias

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Puerto Morelos e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Seguro de viagem para volta ao mundo (e outras viagens de longa duração)
Roteiro de viagem em Menorca (5 dias) »

Comentários

  1. Jaime da Cruz Mósca

    Gostei do artigo e agradeço as sugestões. Possivelmente será a minha próxima viagem.

    Responder
  2. Ines

    Boa tarde, não há viagens da nomad ao México pois não? Também já não fazem a viagem para ver os gorilas da montanha?

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 52 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Puerto Morelos

Reserve um hotel em Puerto Morelos ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens