Sendo a capital britânica uma cidade enorme e diversificada, este roteiro de um dia em Londres não pretende, evidentemente, ser um top de atrações turísticas nem responder à eterna questão sobre “o que fazer em Londres”. É, ao invés, uma visão pessoal sobre o que poderá ser um dia bem passado na cidade, especialmente para quem pretende visitar Londres pela primeira vez ou deixar-se guiar na descoberta da cidade. É também, naturalmente, uma viagem feita de escolhas, porque 24 horas é pouco tempo para conhecer Londres.
Visitar Londres: as primeiras 24 horas
Manhã
Comece o dia devagar com o melhor café da cidade. Situado na trendy região de Shoreditch, o Ozone Coffe Roasters (11 Leonard Street) é um hino aos sentidos. Do expresso ao cappuccino, passando pelo latte ou pelo especial Syphon for 2. Aqui tudo é torrado na hora. Ao fim de semana, o brunch da casa é irresistível.
Saia do Ozone e vire à esquerda. Caminhe até ao cruzamento com a Great Eastern St e volte à direita. Continue durante cinco minutos, onde encontrará do seu lado direito o Mercado de Old Spitafields. Abra os cordões à bolsa nesta gigantesca feira de artesanato e produtos em segunda mão. Não se vai arrepender!
Siga viagem rumo a oeste, onde chocará com a estação de metro de Liverpool St. Desça as escadas rolantes, entre numa das carruagens e deixe-se contagiar pelo rebuliço do mais antigo sistema de metro do mundo. Saia na estação de Holland Park.
Chegado ao Holland Park, contemple as cascatas e o jardim japonês que fazem deste parque um dos mais belos e carismáticos da cidade de Londres. É fã de jogos de tabuleiro? Desafie um dos vários jogadores de xadrez do parque. Se o clima londrino estiver convidativo, aproveite este momento para um breve piquenique (atenção aos esquilos!); caso a chuva teime em não parar, opte por deambular de loja em loja no bairro de Notting Hill.
Deixe-se encantar com as preciosidades da Alice’s, a loja de antiguidades mais emblemática de Portobello Road, ou com as coloridas vivendas do bairro, dignas de um filme de desenhos animados.
Dirija-se então para a estação de metro Notting Hill Gate, desça até à plataforma e aproveite a viagem para relaxar as pernas. Próximo destino: London Bridge.
Almoço
Na estação de London Bridge, siga as indicações para o Borough Market. Prepare-se para uma explosão de cores, aromas e sabores.
O mais famoso mercado de comida de rua da capital celebra mil anos de existência. Isso mesmo: um milénio a encher despensas e bocas de milhões de londrinos. Do peixe fresco do sul da ilha às paellas espanholas ou às raclettes suíças, no Borough Market há iguarias vindas dos quatro cantos do mundo. O melhor mesmo é provar vários pratos em pequenas quantidades. Acredite…é de comer e chorar por mais.
Barriga cheia? Altura ideal para queimar calorias. Contemple o Rio Tamisa enquanto atravessa a London Bridge. Na margem Norte vire à esquerda e continue a marchar – cerca de 15 minutos – até à moderna Millennium Bridge. Volte a cruzar o rio, desta vez demore-se a observar a Catedral de São Paulo e a Tate Modern. Suba gratuitamente ao sexto piso do museu de arte contemporânea mais emblemático de Londres, onde encontrará a cafetaria e uma paisagem desafogada sobre a capital inglesa.
Volte ao piso térreo e saia pela Hopton St. Siga em direção a Sul até ao cruzamento com a Southwark St, vire à direita e, na Blackfriars Rd, volte à esquerda. Continue a andar durante cerca de três minutos até encontrar do seu lado direito a Meymott St. Siga por esta ruela até à requintada Roupell St.
Perca-se neste pequeno bairro de casas em tijoleira e portas coloridas, do século XIX, um dos mais pitorescos de Londres. Não deixe de parar na última morada da Roupell St onde a pastelaria de fabrico próprio Konditor & Cook o aguarda. Se estiver a ressacar por um expresso, não desespere: uns metros mais à frente, na Exton St, encontrará café Delta no pequeno Caprini Sandwich.
Tarde
Continue o seu passeio em direção ao rio. Deixe para trás o monumental BFI Cinema e dirija-se à parte de baixo da ponte de Waterloo, onde todos os dias dezenas de alfarrabistas exibem os seus livros na South Bank Book Market. Entre livros antigos, mapas e gravuras de séculos passados, estes feirantes irão surpreendê-lo com as suas magnificas coleções.
Alguns metros à frente – em direção a Oeste – situa-se o Southbank Skatepark, um dos mais concorridos da cidade. Aproveite para descansar, enquanto observa os jovens londrinos a manobrarem os seus skates e patins. Não se irá desiludir.
Daqui até ao gigantesco London Eye são apenas alguns metros. Evite as longas filas de turistas e desfrute tranquilamente da majestosa vista sob o Tamisa e o Big Ben a partir do The Queen’s Walk.
Certamente já reparou nas centenas de postos de aluguer de bicicletas. Bike friendly, Londres é a cidade perfeita para pedalar. Alugue uma junto à ponte de Westminster e siga junto ao rio até encontrar um dos segredos mais bem guardados da capital: o Tamesis Dock.
Ancorado junto à margem, o Tamesis Dock é muito mais que um velho navio. É um pub, restaurante, sala de espetáculos e ponto de encontro de dezenas de londrinos. Ao final da tarde, este pequeno barco enche-se de transeuntes que aproveitam os últimos raios de sol para beber uma pint. Bandas como os Local Natives, Bastille ouThe Beautiful Girls já pisaram o palco do Tamesis Dock.
Depois de aquecer a garganta, é hora de prosseguir caminho. Aproveite o cair da noite para pedalar de novo até Westminster. Estacione a sua amiga de duas rodas e contemple os agora iluminados Palácio de Westminster e torre do Big Ben, um espetáculo sublime de cor e luz.
Atravesse a ponte e dirija-se ao metro de Westminster. Aperte-se para entrar numa das carruagens e saia em Convent Garden.
Ao abandonar a estação, vire à esquerda em direção à Neals St. Famoso pelas suas lojas e restaurantes sempre na moda, o bairro de Convent Garden é o lugar ideal para as últimas compras. Não deixe de visitar a Urban Outfitters, a Office Shoes ou a American Apparel. Também aqui irá encontrar a reputada Fly, uma marca de sapatos portugueses de sucesso.
Não deixe Convent Garden sem espreitar o Neal’s Yard, um pequeno pátio que parece retirado de um livro de banda desenhada e esconde várias pastelarias, mercearias e restaurantes. O refugio perfeito para se resguardar do rebuliço da cidade.
Noite
Regresse ao Tube de Convent Garden e encarrile até à estação de Shoreditch High St. Aqui chegado, siga até à multicultural Kingsland Road. São vários os restaurantes asiáticos à escolha nesta zona. Os vietnamitas VietGrill e Que Viet ou o tailandês Mien Tay estão entre os mais afamados. As bebidas alcoólicas não figuram no menu, mas podem entrar sem custos extra.
Se preferir uma refeição mais britânica, vá ao The Breakfast Club (12-16 Artillery Lane). A cinco minutos da estação de Shoreditch High St, este restaurante tranquilo esconde um segredo. Quando terminar a sua refeição interrogue o empregado sobre o piso inferior. Prepare-se para ser surpreendido! Um porteiro irá conduzi-lo pelos bastidores até um frigorífico. Ao ser aberto, este mega-congelador revela umas escadas que escondem um PUB secreto. Surpreendido?
Deixe o secretismo do The Breakfast Club e desloque-se novamente à Leonard Street, desta vez ao número 100. O The Book Club – um antigo edifício Victoriano – é hoje um dos bares mais trendy de East London. Da comida aos concertos, passando pelos DJ’s e eventos artísticos, o The Book é o espaço para quem gosta de navegar na crista da onda.
A poucos minutos a pé situa-se outro fenómeno da noite londrina: o Queen Of Hoxton (Curtain Road 1-5). Além da pista de dança underground, este espaço noturno esconde um dos melhores terraços da cidade. Imperdível no verão!
Não regresse a casa sem aconchegar o estômago. A poucos quarteirões do Queen Of Hoxton fica a rua mais multicultural da capital inglesa: Brick Lane. No número 155 encontra-se a loja de beigels mais famosa do bairro. Conhecida por nunca fechar, a Beigel Shop é a melhor amiga dos noctívagos de East London. Do beigel simples ao mais elaborado com salmão e queijo, aqui tudo sabe a pouco.
Agora que está de barriga e mente cheias… vá dormir!
Mapa: roteiro de 1 dia em Londres
Guia prático
Como chegar
Londres é das capitais europeias mais conectadas por via aérea, pelo que, esteja onde estiver, não terá dificuldades em chegar à cidade. Veja como comprar voos baratos e aproveite.
Onde ficar
Sendo Londres uma cidade enorme – e um destino bastante caro -, recomendo a leitura do texto onde ficar em Londres, onde falo dos melhores bairros para se hospedar na cidade em função dos seus gostos e orçamento disponível. Alternativamente, pesquise todos os hotéis disponíveis usando o link abaixo.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.