Foi para visitar São Leonardo de Galafura, porventura o mais belo miradouro do Douro Vinhateiro, que me fiz à estrada num dia de céu tempestuoso. Fica em Covelinhas, a poucos quilómetros de Peso da Régua, e é um lugar mágico num Douro já de si especial. Ao que consta, Miguel Torga era apaixonado por São Leonardo de Galafura, tendo-lhe dedicado um poema. Ora veja:
São Leonardo da Galafura
À proa dum navio de penedos,
A navegar num doce mar de mosto,
Capitão no seu posto
De comando,
S. Leonardo vai sulcando
As ondas
Da eternidade,
Sem pressa de chegar ao seu destino.
Ancorado e feliz no cais humano,
É num antecipado desengano
Que ruma em direcção ao cais divino.Lá não terá socalcos
Nem vinhedos
Na menina dos olhos deslumbrados;
Doiros desaguados
Serão charcos de luz
Envelhecida;
Rasos, todos os montes
Deixarão prolongar os horizontes
Até onde se extinga a cor da vida.Por isso, é devagar que se aproxima
Miguel Torga
Da bem-aventurança.
É lentamente que o rabelo avança
Debaixo dos seus pés de marinheiro.
E cada hora a mais que gasta no caminho
É um sorvo a mais de cheiro
A terra e a rosmaninho!
O miradouro de São Leonardo de Galafura fica, dizia, no concelho de Peso da Régua. Conheço bem a região, até porque, por razões familiares, passo muitas vezes em Mesão Frio. As suas paisagens, marcadas pelas encostas moldadas pelo homem em forma de socalcos para as vinhas, são do mais belo que conheço em Portugal.
E em poucos lugares se tem uma vista tão avassaladora sobre o Douro quanto a de São Leonardo de Galafura. É certo que, a montante, há um conjunto de miradouros no Douro Internacional – onde o rio Douro se encaixa em desfiladeiros imponentes – com paisagens ainda mais dramáticas.
Mas, no Douro Vinhateiro, o miradouro de São Leonardo de Galafura é o meu preferido.
Não há muito a dizer sobre o miradouro de São Leonardo de Galafura. Ao chegar, havia um grupo de ciclistas que tinha subido até lá. Depois, um pequeno grupo familiar mais barulhento. Mas, no resto do tempo, havia paz e silêncio.
A ideia é chegar e desfrutar, sem pressas, olhando as curvas do rio Douro, o eventual barco solitário, as vinhas e suas cores mutantes, as vindimas no Douro na época certa.
O Douro é um “excesso de Natureza”, um “poema geológico”, “a beleza absoluta”. E em poucos lugares isso é tão notório como em São Leonardo de Galafura!
O Doiro sublimado
“O Doiro sublimado. O prodígio de uma paisagem que deixa de o ser à força de se desmedir. Não é um panorama que os olhos contemplam: é um excesso de natureza. Socalcos que são passados de homens titânicos a subir as encostas, volumes, cores e modulações que nenhum escultor pintou ou músico podem traduzir, horizontes dilatados para além dos limiares plausíveis de visão. Um universo virginal, como se tivesse acabado de nascer, e já eterno pela harmonia, pela serenidade, pelo silêncio que nem o rio se atreve a quebrar, ora a sumir-se furtivo por detrás dos montes, ora pasmado lá no fundo a reflectir o seu próprio assombro. Um poema geológico. A beleza absoluta.”, in Diário XII, Miguel Torga.
Veja também o artigo sobre o Trilho do Vinho do Porto.
Guia prático
Como chegar ao miradouro de São Leonardo de Galafura
O miradouro de São Leonardo de Galafura fica em Galafura, no concelho de Peso da Régua (ver localização exata no Google Maps). Tendo a cidade do Porto como ponto de referência, a forma mais fácil de lá chegar é seguindo pela autoestrada A4 até Vila Real; e, de lá, tomar as estradas N313 e N313-1 até São Leonardo de Galafura. São cerca de 110km de viagem.
Onde ficar
Caso queira ficar na cidade de Peso da Régua e arredores, não poderia deixar de recomendar a extraordinária Quinta do Vallado e, na outra margem, o excelso Six Senses Douro Valley e a popular Quinta da Pacheca. Seja como for, o que não falta na região são quintas vinícolas que proporcionam bases excelentes para explorar o Douro Vinhateiro – como a Quinta de Ventozelo, por exemplo, localizada em Ervedosa do Douro.
Outras opções de grande qualidade são o soberbo Original Douro Hotel (se procura um hotel), a imponente Casa de São Domingos e a fantástica Casa do Romezal (se procura dormir em ambiente rural). Ficará bem hospedado em qualquer um deles. mas veja também o artigo sobre as melhores quintas do Douro – pode ser que encontre lá o lugar ideal para ficar.
Pesquisar hotéis em Peso da Régua
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.