Fazer Stand Up Paddle (SUP) nas águas calmas da Ria de Aveiro é, muito provavelmente, a melhor e mais surpreendente sugestão que posso dar sobre o que fazer em Ovar. Para mim, foi o epílogo de um dia dedicado à Ria de Aveiro – entre passeios de bicicleta e visitas aos cais da ria -, e o melhor momento que passei em Ovar. Numa palavra, inesquecível!
Na verdade, tive sorte.
O céu estava praticamente limpo, a temperatura amena, o pôr do sol belíssimo e, qual cereja no topo do bolo, era noite de lua cheia. Mesmo contando com a corrente da ria e o vento forte, que tornaram metade do passeio numa ida ao ginásio ao ar livre, foi uma experiência inacreditavelmente bela.
O meu passeio de SUP pelos canais da Ria de Aveiro
Juntei-me a um grupo de oito pessoas e, na companhia do João Carlos Paulo, gente de bom trato e muito experiente nas artes do Stand Up Paddle, entrei nas águas da Ria de Aveiro já o relógio marcava 19:00. A ideia era apreciar o pôr do sol nos canais da ria, desfrutar da beleza envolvente e esperar que a lua aparecesse no horizonte. E assim foi.
Manda a verdade dizer que a primeira hora foi muito dura, remando pelos canais da ria contra a corrente e, em boa parte do tempo, com vento de frente. Somando a isso a minha inexperiência a fazer Stand Up Paddle, estava criado o cocktail perfeito para o passeio requerer bastante disponibilidade física. Ainda assim, valeu muito a pena!
Ao longo de mais de duas horas, apesar da exigência física, desfrutei da Ria de Aveiro como nunca antes a tinha vivido. Por dentro. Remando entre os canais, olhando para as suas margens e não o contrário, absorvendo a sua beleza; numa calmaria apenas interrompida pelo chilrear das aves ou pelas manifestações de alegria dos companheiros de surf. Foi lindo. E não caí!
Às tantas, o grupo parou as pranchas junto a uns juncos no meio da ria. Foi quando o João pegou num termos com café quente e nuns queques para reconfortar o estômago, antes de começarmos a remar na direção oposta fazendo o percurso inverso.
A partir desse momento, com a corrente e o vento a favor, deslizei pelos canais quase sem necessidade de remar. Foi a fase mais tranquila do passeio, abrilhantada pelos primeiros vislumbres da lua cheia por detrás do pinhal. Wow!
Quando, à chegada, o João perguntou quem queria continuar mais um pouco até à foz do Rio Cáster, disse imediatamente que não. Tinha os braços doridos, estava cansado e pensava que o passeio até ali já chegava como experiência a fazer Stand Up Paddle.
Mas, à ultima hora, olhando para a lua cada vez mais alta atrás da paisagem florestal, mudei de ideias e juntei-me aos companheiros mais experientes para meia hora adicional a exercitar os braços. E foi incrível!
Parado junto à margem, a contemplar a lua cheia subindo vagarosamente aos céus, envolto pelo barulho dos pássaros e com a vegetação dos canais ainda iluminada pelas cores quentes do final de tarde, tive a certeza de estar a viver uma das melhores experiências de viagem dos últimos tempos em solo português. Obrigado, Ovar!
Veja também o artigo sobre coisas a fazer em Aveiro.
Guia prático
Como organizar
Para saber o calendário de atividades (os horários dependem sempre das marés), consulte a página Facebook da RedAnimal Surf Shop. Lá encontra também os contactos atualizados.
Em termos práticos, o ponto de encontro é neste local, junto ao canal. Leve repelente para mosquitos, roupa leve e, se tiver, uns sapatos de água. Caso não tenha, a empresa fornece-os – tal como o fato de neoprene para fazer Stand Up Paddle.
Onde ficar
O Furadouro Boutique Hotel Beach & SPA é, muito provavelmente, o hotel mais popular de Ovar. Fica na praia do Furadouro, a dois passos do areal. Na mesma região, mas para um público mais descontraído, os estúdios do Furadouro Surf Camp, as instalações do Furadouro Terrace Hostel e a hospitalidade do Nine Senses são unanimemente elogiados. Ainda no Furadouro, embora mais afastado da praia, o Transats & Spa du Furadouro oferece instalações de grande qualidade, sendo uma sólida opção a considerar.
Caso prefira ficar no coração da cidade de Ovar, o AquaHotel, de três estrelas, é o hotel urbano mais consensual. Por fim, para uma alternativa diferente, no meio da natureza e com foco no birdwatching, atente na casa Be & See in Nature. Fica na Ria de Aveiro.
Para outras opções de hospedagem – incluindo apartamentos para férias em família -, pesquise usando o link abaixo.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado - são, aliás, os seguros que uso nas minhas viagens. Faça uma simulação no link abaixo.
Deixe uma resposta