Destino: Europa » Albânia » Tirana

Tirana, a capital que eu mal conheci

Por Filipe Morato Gomes
Shëtitorja Murat Toptani, Tirana
Rua pedonal Shëtitorja Murat Toptani, em Tirana

Tirana, capital da Albânia, é uma das menos visitadas capitais europeias. Entende-se: o país não está no radar da maioria dos viajantes e, em abono da verdade, Tirana não é das cidades mais apelativas da Europa.

Ainda assim, achei Tirana uma cidade vibrante, com muita gente na rua e uma vida social em torno de cafés – coisa muito mediterrânea – bastante intensa, que me agradou. O mesmo tipo de ambiente que senti em Pristina, capital do Kosovo.

Turisticamente falando, tudo rola em torno da Praça Skanderbeg e da arborizada rua pedonal Shëtitorja Murat Toptani, zona ideal para passeios pedestres sem itinerário pré-definido.

O que fazer em Tirana: visitar Praça Skanderbeg
Edifícios públicos junto à Praça Skanderbeg, no centro de Tirana

Saindo do eixo central de Tirana, no entanto, é possível visitar o Bunk’Art, porventura a atração mais original da capital da Albânia. Talvez não saiba mas, durante o período em que o país foi governado pelo ditador Enver Hoxha, foram construídos na Albânia mais de 170 mil bunkers de betão. Foi no mais importante desses abrigos subterrâneos que o projeto Bunk’Art se instalou, nos arredores de Tirana.

Fui ver.

O que fazer em Tirana: Bunk'Art
Túnel de acesso ao Bunk’Art, em Tirana

Saiba mais sobre o Bunk’Art de Tirana.

Tirando o Bunk’Art, a Praça Skanderbeg e alguns cafés, pouco mais conheci. E, para ser honesto, fiquei com pena de não ter destinado mais tempo para visitar Tirana.

Na verdade, tinha pesquisado muito pouco sobre a capital albanesa e fui, por assim dizer, às escuras. Estava em final de viagem e aproveitei para trabalhar no blog, mas há uma série de coisas – sei-o agora – que gostaria de ter feito.

O que fazer em Tirana (na próxima viagem)

Parque Rinia, Tirana
Parque Rinia, no coração de Tirana

Eis cinco coisas que gostaria de ter feito se tivesse pesquisado melhor e passado mais tempo na capital da Albânia. Quanto mais não seja, ficam registadas como dicas para uma próxima viagem que faça a Tirana:

  • Conhecer o Radio Bar, um dos cafés hipsters do bairro Blloku (fui um par de vezes ao café Mon Chéri, mas nunca ao Radio);
  • Subir à Torre do Relógio, na Praça Skanderbeg;
  • Apreciar os edifícios tipicamente soviéticos que ainda marcam a paisagem urbana de Tirana;
  • Subir à “Pirâmide“, outrora conhecida como Museu de Enver Hoxha;
  • Ver a instalação The Cloud, desenhada pelo celebrado arquiteto japonês Sou Fujimoto e recém-inaugurada em Tirana.

Não tenho muito mais a acrescentar sobre a minha visita a Tirana. É por estas e por outras que, por vezes, planear a viagem tem algumas vantagens.

Veja o roteiro de uma semana na Albânia.

Guia prático

Como chegar do aeroporto ao centro de Tirana

Se excetuarmos os táxis, a melhor forma de fazer o trajeto entre o Aeroporto Internacional de Tirana e o centro da cidade é usando os transferes da empresa Rinas Express. Há autocarros de hora em hora, entre as 6:00 e as 18:00, e o preço é acessível (250LEK).

Walking Tour

Caso tenha pouco tempo, uma boa forma de conhecer Tirana é fazer este walking tour, com passagem pela Praça Skenderbeg, Teatro Nacional, o Museu Histórico, o Palácio Cultural, a Mesquita Et’hem Bey e a Torre do Relógio, entre outras atrações da cidade. O passeio, guiado e a pé, permite ficar com uma boa ideia da capital albanesa.

Onde dormir

Não faltam opções de alojamento em Tirana, para todos os gostos e bolsas. Eu fiquei num quarto privado junto à rua Myslym Shyri mas a melhor opção é escolher um hostel ou hotel no bairro Blloku. Para tal, saiba quais são os melhores hotéis de Tirana, ou pesquise diretamente no link abaixo.

Pesquisar hotéis em Tirana

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.