O belo trilho PR-TF 8 Afur – Taganana – Afur (Parque Rural de Anaga)

Por Filipe Morato Gomes
Trilho PR-TF 8
A primeira secção do trilho PR-TF 8, entre a aldeia de Afur e a praia Tamadite

Com lugar cativo na lista dos melhores trekkings de Tenerife, o PR-TF 8 percorre parte do arrebatador Parque Rural de Anaga, no nordeste de Tenerife. Caso seja feito na sua totalidade, é um percurso pedestre de elevada dificuldade; mas é absolutamente deslumbrante.

Oficialmente, o trilho começa – e acaba! – junto ao parque de estacionamento da aldeia de Afur. Sendo circular, pode no entanto ser iniciado noutros locais, como a aldeia de Taganana ou a estrada principal que atravessa Anaga. Eu optei por fazer o trilho PR-TF 8 a partir do início oficial, em Afur (ver mapa abaixo, no guia prático), até pela facilidade em deixar o carro. E segui no sentido dos ponteiros do relógio. Venha daí!

Trekking PR-TF 8 Afur – Taganana – Afur

Trekking PR-TF 8 Afur - Taganana, Anaga
Trekking PR-TF 8 Afur – Taganana – Afur, no Parque Rural de Anaga, Tenerife

A primeira secção do trilho foi feita continuamente em sentido descendente, ainda que de forma ligeira, desde a aldeia de Afur até ao nível do mar. Sem qualquer problema com a marcação do percurso, fomos descendo por trilhos de montanha ao longo do vale que haveria de desembocar na praia Tamadite.

As paisagens misturavam a cor de encostas verdejantes – embora quase sempre com vegetação rasteira e alguns catos – com a imponência acinzentada da pedra. Tudo muito, muito bonito!

Praia Tamadite

Pese embora a corrente muito forte desaconselhar qualquer tentativa de tomar banho, Tamadite é uma praia muito agradável. Estive quase a incluí-la na lista das melhores praias de Tenerife; mas, optei por deixá-la de fora precisamente porque é muito difícil poder desfrutar das suas águas. É, em todo o caso, uma paragem estratégica!

Praia Tamadite, Tenerife
Chegada à praia Tamadite, no Parque Rural de Anaga, Tenerife

Para quem faz o trilho PR-TF 8 Afur, a praia Tamadite fica sensivelmente a meio caminho entre o início do trilho e a aldeia de Taganana. É, pois, um bom lugar para parar, descansar um pouco e reconfortar o estômago com algo energético. Foi o que fiz.

Energias repostas, prossegui caminho. E rapidamente deu para perceber que, a partir da praia Tamadite, haveria uma mudança de paisagem. O trilho foi seguindo ao longo da escarpa, junto ao mar mas lá no alto, serpenteando as curvas da ilha até às proximidades de Taganana.

Foi uma das partes mais bonitas da caminhada.

Trekking Anaga: PR-TF 8 Afur - Taganana - Afur
A bela paisagem entre a praia Tamadite e a aldeia de Taganana

Por esta altura, estava já rendido. E com uma irritante limitação física.

Com um joelho a dar sinais de grande desconforto – resquícios de problemas antigos -, fiz os quilómetros seguintes em dificuldade. Chegando a Taganana, procurei um lugar para beber qualquer coisa e encontrei o café Bar Las Nieves. Informei-me sobre as opções para regressar a Afur, onde deixara o carro, quando o companheiro de caminhada Bruno Mendes mostrou vontade de prosseguir até ao final.

Ao invés, eu tomei a decisão de dar por terminado o trekking na aldeia de Taganana. Daí para a frente, iria começar a secção mais difícil do trilho, com as maiores subidas de todo o percurso; razão pela qual me pareceu mais sensato ficar por ali.

Taganana, Anaga, Tenerife
A chegada à aldeia de Taganana

E assim fiquei em Taganana, entre a esplanada do Las Nieves e a praça central do povoado, esperando o regresso do Bruno. Mesmo tendo feito apenas metade do trilho PR-TF 8, no Parque Rural Anaga, foi para mim, sem qualquer dúvida, uma das melhores caminhadas de Tenerife.

Recomendo vivamente para todo os amantes do trekking.

O Trilho PR-TF 8 Afur – Taganana – Afur é circular e, se feito na totalidade, tem 14,3km de extensão (7 horas). Tanto o desnível positivo como o negativo acumulado ultrapassam os 1.500 metros, com especial incidência na segunda metade do trilho, entre as aldeias de Taganana e Afur.

Mais fotos do Trilho PR-TF 8 Afur – Taganana – Afur

Trekking em Anaga: PR-TF 8
Todo o percurso pedestre é muito bonito
Parque Rural de Anaga, Tenerife
As escarpas do Parque Rural de Anaga
Trekking PR-TF 8, Parque Rural Anaga, Tenerife
Trekking PR-TF 8, no Parque Rural Anaga

Guia prático

Como chegar a Tenerife

Atualmente há pelo menos três companhias aéreas com voos diretos entre Portugal e Tenerife. São elas a Ryanair, com voos do Porto para o Aeroporto de Tenerife Sul (TFS); e a Vueling e a TAP, com voos de Lisboa para o Aeroporto de Tenerife Norte (TFN). Veja como comprar voos baratos e pesquise as melhores tarifas usando o link abaixo.

Pesquisar voos para Tenerife

Como organizar a caminhada

Sendo o PR-TF 8 um trilho circular, pode começar onde entender; sendo certo que o início oficial é junto ao pequeno estacionamento na aldeia de Afur. Foi onde eu comecei a caminhada, e julgo ser uma boa opção (desde que tenha transporte para lá chegar).

Caso pretenda evitar a parte mais difícil do percurso, pode fazer apenas a primeira metade do trilho, entre as aldeias de Afur e Taganana. É uma secção belíssima do trilho, com cerca de 7km de extensão. Neste caso, terá de arranjar transporte de regresso a Afur – pedindo boleia ou pagando os 50€ cobrados por um transporte privado. Pergunte no café Bar A.A.V.V. Las Nieves – pode até ser que encontre outros caminheiros com quem dividir a viagem.

Onde ficar

Escrevi um texto para o ajudar a escolher a melhor região onde ficar em Tenerife, no qual recomendo, com especial ênfase para quem gosta de fazer caminhadas, que se hospede na zona Norte da ilha. Sugiro que o leia atentamente; ou, se preferir, pesquise desde já um hotel em Tenerife usando o link abaixo.

Pesquisar hotéis em Tenerife

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

Deixe um comentário