Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
Blog de viagens » Europa » Dinamarca » Copenhaga

“Estávamos à sua espera”, ou a história de um telemóvel perdido em Copenhaga

Por Filipe Morato Gomes | Viagens Copenhaga Dinamarca Europa
Atualizado em 26.12.2022 | Tempo de leitura: 3 minutos

Centro da praça Kulturvet, em Copenhaga
Centro da praça Kulturvet, em Copenhaga

Fim da manhã do segundo dia em Copenhaga. Andava a desbravar o centro da cidade há praticamente três horas, visitando alguns museus e atrações turísticas e procurando lugares menos óbvios para incluir num trabalho que estou a preparar. Perdi-me especialmente na zona do chamado Bairro Latino, com ruas pedonais, cafés acolhedores, lojas alternativas e ambiente descontraído, quando cheguei à praça Kulturvet.

O sol apareceu, finalmente, e eu imitei os dinamarqueses, pousei os meus pertences – mochila, telemóvel e casaco – e sentei-me no centro da praça. Havia um candidato às eleições europeias a distribuir panfletos de campanha aos transeuntes, pais e crianças em correrias familiares e muita gente a circular. Muita mesmo. Porque estava sol e a praça Kulturvet é um ponto de passagem no centro de Copenhaga, a caminho de Norreport, a mais movimentada estação de metro da cidade.

Terão passados uns 15 ou 20 minutos, entre leituras, um cigarro e muito people watching ao som de uma banda de rua que tocava música estranha mas divertida, até que a fome apertou. Por essa altura, abandonei o bulício da praça e dirigi-me para Torvehallerne, um mercado de comida muito próximo que eu queria conhecer.

Visitei o mercado tranquilamente, analisei todas as bancas e optei por experimentar as famosas smørrebrød, uma espécie de “sanduíches abertas” porque só tem a camada inferior de pão – são cobertas com as mais variadas opções (de salmão a peixe frito, passando por espargos, rosbife, ovos e marisco, entre outras possibilidades). E ainda fiquei a observar o trabalho de minúcia e paciência de uma empregada de origem asiática a preparar as “sanduíches”.

No final da refeição, decidi tirar fotografias das smørrebrød expostas ao balcão para partilhar no Instagram. Meti a mão ao bolso das calças e… nada. No outro bolso, idem. Na mochila não estava, só podia estar no casaco. Mas não. A conclusão era óbvia: tinha deixado o telemóvel no centro da tal praça, à vista de todos.

Tenho escrito várias vezes a propósito da hospitalidade e honestidade persas, sei bem que as pessoas são maioritariamente boas em todo o mundo e que a Dinamarca é tida como um país seguro e de gente civilizada. Tinha, por isso, uma réstia de esperança que talvez, porventura, quem sabe numa espécie de milagre, alguém o tivesse guardado e esperasse um telefonema meu. Era o que eu ia fazer de seguida: pedir a um transeunte simpático que ligasse para mim próprio e ver o que sucedia. Antes, porém, mais por descargo de consciência que outra coisa, voltei à praça Kulturvet. Teria passado uma hora desde que abandonara a praça.

No local onde eu tinha estado sentado, encontrava-se uma senhora alta e loira, talvez na casa dos trinta e muitos, com uma criança pequena ao seu lado. Por cima do seu casaco, à vista de todos, o meu iPhone.

“Nem acredito”, disse eu, espantado por o meu telefone estar ali. “Estávamos à sua espera…”, respondeu a senhora, com um sorriso generoso. Fiquei estupefacto, agradeci uma e outra vez meio sem jeito pela surpresa da resposta e cada um foi à sua vida. “Estávamos à sua espera” – julgo que não mais esquecerei esta frase. E sabe tão bem estar em lugares onde coisas destas acontecem…

Veja onde ficar em Copenhaga.

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens Copenhaga Dinamarca Europa

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Copenhaga e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +30.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« São Paulo por quem lá vive: Marco Freire
Hotelandia, a celebração da boa hotelaria portuguesa faz cinco meses »

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 52 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Copenhaga

Reserve um hotel em Copenhaga ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Parcerias

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça as regras para trabalhar comigo. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes Sociais

Mais de 300.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens