Flagelado por mais de três décadas de conflitos – que ainda não terminaram -, a verdade é que o Afeganistão continua a oferecer no seu vasto território argumentos e paisagens de tirar o fôlego aos viajantes mais destemidos. Pode lê-los no “Caderno Afegão” da escritora e jornalista Alexandra Lucas Coelho, que mais do que reportar a guerra e as injustiças que ali vivenciou, deixa-nos perceber a mística e a história do povo sofrido e lutador que vive num dos mais pobres e inóspitos países do mundo.
A capital do Afeganistão, Cabul, define-lhe o ritmo vibrante, as cidades nas montanhas – Herat, Jalalabad, Kandahar – estão sempre nas notícias (quase nunca pelas melhores razões), e a cidade de Mazar-e Sharif e o nordeste do Afeganistão são os seus territórios mais sagrados. Uma das visões mais inspiradoras pode ser contemplada no Vale Sagrado de Bamyan (onde em 2001 os talibã destruíram as estátuas dos budas gigantes), que continua inscrito na lista de Património da Humanidade da UNESCO. Outro local a integrar esta lista são os vestígios arqueológicos e minarete de Jam, a 275 km de Herat.
Afastado de mares e oceanos, o clima do Afeganistão é tipicamente continental, com quatro estações muito vincadas. Na primavera (março a maio) ainda há por vezes surpresas nas estradas e avalanches provocadas pelo degelo, pelo que melhor a altura para viajar no Afeganistão serão os meses de outono (setembro a novembro).
Veja como comprar voos baratos para o Afeganistão ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.
Alugar carro no Afeganistão
Caso necessite de alugar um carro no Afeganistão, use este link. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para a mim, é a melhor do mercado. Tem um seguro Full Coverage bom e barato.
O que visitar no Afeganistão
Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem no Afeganistão.
ATM: Começaram a ser lentamente introduzidas na capital, Cabul, mas ainda são poucas as que funcionam com cartões estrangeiros. Procure as máquinas automáticas do Banco Internacional do Afeganistão ou as do Standard Chartered. Não é provável que consiga encontrar ATM fora da capital - até há pouco tempo só havia registo de uma máquina automática na base aérea de Bagram. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.
Cartões de crédito: Não são de grande utilidade no Afeganistão, sobretudo fora da capital Cabul. Aqui, poderão ser usados para levantamentos em algumas caixas automáticas e em pagamentos em algumas lojas de tapetes e hotéis de gama alta, companhias aéreas e agentes de viagem... e pouco mais.
Património Mundial
Decidir o que visitar no Afeganistão nem sempre é tarefa fácil. Recomendo, por isso, que pesquise também sobre a existência de locais UNESCO e, se possível, inclua alguns no roteiro da viagem.
Apesar da sua vastidão geográfica, o Afeganistão tem apenas dois locais classificados como Património Mundial pela UNESCO. São eles as ruínas arqueológicas de Djam e a paisagem cultural do Vale de Bamiyan, locais de enorme relevo histórico em território afegão.
Eis a lista de lugares classificados pela UNESCO como Património Mundial no Afeganistão: ... Ler artigo →