Destino: Ásia » Paquistão

Paquistão

Visitar Paquistão: Forte de Lahore
Forte de Lahore, Paquistão

Paquistão

Não é um destino de viagem fácil, é certo, mas o Paquistão tem atrativos suficientes para merecer as deslocações de viajantes de todo o mundo. A atmosfera de Peshawar, a cidade velha de Lahore, a cosmopolita Lahore, os vales de Kalasha, a mítica Karakorum Highway e os trekkings no K2 são motivos de sobra para uma viagem ao Paquistão. Com cuidado, naturalmente.

Pesquisar hotéis no PaquistãoAlugar carro no PaquistãoFazer seguro de viagem

Visitar Paquistão: guia prático

Factos sobre o Paquistão

Bandeira do Paquistão
  • Capital do Paquistão: Islamabad
  • População: 220 milhões
  • Língua oficial: Urdu e Inglês
  • Fuso horário: GMT +5
  • Código telefónico internacional: +92
  • Fronteiras terrestres: Afeganistão, China, Índia, Irão

Melhor época para viajar para o Paquistão

O clima é quem mais ordena e um visitante ao Paquistão deve ter em conta as três principais épocas do país: o tempo fresco (entre outubro e fevereiro), o tempo quente (desde março até junho) e o período das chuvas e monções (por volta de julho a setembro). A temperada de trekking começa no final de abril e vai até ao final de outubro, com pico nos meses entre junho e setembro. Estes são os meses de pico também para o turismo interno, e o país assiste aos movimentos migratórios das populações que “sobem” para as cidades de veraneio no norte do Paquistão para fugir do calor escaldante das planícies. Três áreas especialmente populares – Vale a Kaghan , Upper Swat eo Galis – pode ficar excecionalmente lotado durante este tempo. A passagem de Khunjerab (que faz ligação à China) está oficialmente fechada aos viajantes entre 15 de novembro até 1 de maio – mas os nevões poderão inclusive prolongar no tempo estas interrupções.

Como chegar

Veja como comprar voos baratos para o Paquistão ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.

Seguro para viajar no Paquistão

Não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir. Eu faço sempre na IATI porque, para mim, são os melhores seguros do mercado. Faça o seguro da IATI com 5% de desconto - mas, seja este ou outro, não viaje sem seguro. Pela sua saúde. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para o Paquistão.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

O que visitar no Paquistão

Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem no Paquistão. Veja também as inúmeras possibilidade de excursões, atividades organizadas e coisas para fazer no país.

Alugar carro no Paquistão

Caso necessite de alugar um carro no Paquistão, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.

Pesquisar carros para alugar no Paquistão

Dinheiro

  • Moeda: Rupia (PKR). Veja o câmbio atual no conversor de moedas.

  • ATM: Existem máquinas automáticas nos grandes aglomerados urbanos como Lahore, Islamabad, Karachi ou Quetta. Aceitam os cartões das redes Cirrus, maestro, MasterCard e Visa. Em algumas cidades mais pequenas também existem máquinas automáticas, mas muitas não aceitam cartões estrangeiros. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.

  • Cartões de crédito: São aceites nas companhias aéreas e nos hotéis de gama superior e em alguns de gama média - não são aceites em 99% dos alojamentos económicos. Os cartões mais comuns são os das redes Visa e MasterCard.

Internet e dados móveis no Paquistão

A forma mais prática de ter acesso à internet no Paquistão é comprar um eSIM da HolaFly, um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local no destino e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).

Posts com roteiros e dicas para visitar o Paquistão

Património Mundial da UNESCO no Paquistão

Património Mundial no Brasil. Lista de locais classificados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade no Brasil.
Ver artigo

Surpresa no Paquistão (Eurasia #26)

Surpresa no Paquistão. O país centro das notícias de terrorismo mostrou-se um dos mais fáceis e bonitos por onde viajámos. O norte montanhoso foi, no entanto, a cereja em cima do bolo. As três maiores cadeias montanhosas do mundo juntam-se ali, na Karakorum Highway, e só isso basta para imaginar a beleza de tudo o que nos rodeia. A juntar a isto, o facto das pessoas serem de uma simpatia indescritível. O Paquistão é, sem qualquer dúvida, um destino com futuro. Um futuro que talvez não esteja nas mãos do país.
Ver artigo

Estrada do Karakorum

Viagem pela Estrada do Karakorum, Paquistão. São 1.300 quilómetros de estrada que ligam a capital do Paquistão, Islamabad, à cidade histórica de Kashgar, na China - através de um cenário dramático de montanhas aguçadas e aldeias com tradição. Sejam bem-vindos neste roteiro de viagem pela Estrada do Karakorum, Paquistão.
Ver artigo

Trekking no Nanga Parbat

Trekking no Nanga Parbat, Paquistão. O Nanga Parbat é um dos catorze picos que se levantam a mais de oito mil metros de altitude no planeta. Mesmo para quem não pratica alpinismo, é difícil ignorar a sua presença majestosa e a cultura ancestral que se desenrola a seus pés, nos vales que separam os Himalaias da cordilheira do Caracórum, no Paquistão.
Ver artigo

Trekking no K2

Trekking no K2, Paquistão. A propósito da recente subida ao cume do K2 por João Garcia, o maior alpinista português, relembro o trekking que antecede a ascensão. São sete dias sobre um dos mais longos glaciares do mundo.
Ver artigo