Tajiquistão

Visitar Tajiquistão
Paisagem árida no Tajiquistão

Tajiquistão

Em tempos parte do império Persa, o Tajiquistão é uma encruzilhada de culturas no coração da Ásia Central, à espera de ser descoberto pelos viajantes. Da capital Dushanbe à incrível Pamir Highway, passando por cidades integrantes da antiga Rota da Seda, como Isfara, uma viagem ao Tajiquistão é um momento de descoberta irrepetível. Por enquanto.

Pesquisar hotéis no TajiquistãoAlugar carro no TajiquistãoFazer seguro de viagem

Visitar Tajiquistão: guia prático

Factos sobre o Tajiquistão

Bandeira do Tajiquistão
  • Capital do Tajiquistão: Dushanbe
  • População: 9 milhões
  • Língua oficial: Tajique
  • Fuso horário no Tajiquistão: GMT +5
  • Código telefónico internacional: +992
  • Fronteiras terrestres: AfeganistãoChina, QuirguistãoUzbequistão

Melhor época para viajar para o Tajiquistão

A Ásia Central é o paradigma do clima continental: no pico do inverno, de dezembro a fevereiro, o frio é intenso (nos montes Pamir as temperaturas podem descer até aos -45°); de verão, o território fica insuportavelmente quente, com temperaturas bem acima dos 40°. Na primavera (março a maio) as temperaturas são mais moderadas, mas ainda há chuvadas muito frequentes. O melhor mês para fazer trekking é o mês de setembro.

Como chegar

Veja como comprar voos baratos para o Tajiquistão ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.

Seguro para viajar no Tajiquistão

Não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir. Eu faço sempre na IATI porque, para mim, são os melhores seguros do mercado. Faça o seguro da IATI com 5% de desconto - mas, seja este ou outro, não viaje sem seguro. Pela sua saúde. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para o Tajiquistão.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

O que visitar no Tajiquistão

Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem no Tajiquistão.

  • (sem destinos até ao momento)

Alugar carro no Tajiquistão

Caso necessite de alugar um carro no Tajiquistão, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.

Pesquisar carros para alugar no Tajiquistão

Dinheiro

  • Moeda: Somoni (TSO). Veja o câmbio atual no conversor de moedas.

  • ATM: Existem em vários pontos da capital, Dushambe, nomeadamente em hotéis, algumas lojas e junto a algumas instalações bancárias. Fora da capital, é possível encontrar um ou dois postos automáticos para fazer levantamentos, mas será melhor não confiar demasiado. A economia tabique assenta essencialmente em cash. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.

  • Cartões de crédito: Funcionam na maior parte dos ATM existentes no país, sobretudo os das redes Visa e MasterCard. Também podem ser usados em alguns hotéis e estabelecimentos comerciais do segmento alto. Aos balcões do Agroinvestbank é possível também fazer levantamentos com cartões Maestro e Cirrus.

Internet e dados móveis no Tajiquistão

A forma mais prática de ter acesso à internet no Tajiquistão é comprar um eSIM da HolaFly (com 5% de desconto!), um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local no destino e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).

Posts com roteiros e dicas para visitar o Tajiquistão

Património Mundial da UNESCO no Tajiquistão

Património Mundial no Tajiquistão. Lista de locais classificados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade no Tajiquistão.
Ver artigo

Pamir Highway: No topo das montanhas (Eurasia #23)

Pamir Highway: No topo das montanhas. Por montanhas que já viram passar Marco Polo, as bicicletas continuam a rodar contra o frio, as subidas e até a neve. São picos nevados a toda a volta, é o deserto no topo do planalto, é a China mesmo ali ao lado que lhes lembra que estão cada vez mais perto. Conta-se que partiram cautelosos, e que estão cada vez mais perto do fim. Relato das pedaladas ao longo da mítica Pamir Highway.
Ver artigo

Da paz ao desespero (Eurasia #22)

Da paz ao desespero. A capital do Tajiquistão mostrou-se um lugar sem interesse. Com a mente focada na Pamir Highway, e a partir do momento em que começámos a pedalar com o Afeganistão ao nosso lado, a adrenalina acompanha-nos em cada quilómetro. A paisagem é belíssima, as pequenas aldeias afegãs pitorescas, a estrada em péssimo estado sem qualquer segurança e com o rio, ao lado, uns 300 metros abaixo, arrepiante.
Ver artigo

Tajiquistão, no coração da Ásia

Viagem ao Tajiquistão. Apesar de ser o mais pequeno país da Ásia Central, o Tajiquistão é uma autêntica ilha em termos paisagísticos e culturais. Dos grandiosos montes Pamir à antiga Rota da Seda, adivinha-se que o futuro do Tajiquistão pode passar pelo turismo.
Ver artigo