Díli

Visitar Dili, Timor-Leste
Praia em Dili, Timor-Leste

Visitar Díli: guia prático

Se está a pensar viajar para Díli, eis algumas dicas úteis para planear a sua viagem.

HOTÉIS | No que toca à hospedagem, recomendo sempre que possível que reserve com antecedência. Para conhecer a oferta hoteleira de qualidade, pode pesquisar hotéis em Díli a partir deste link, onde encontrará as melhores opções de alojamento e respetivos preços.

Pesquisar hotéis em Díli

O QUE FAZER E VISITAR | Veja abaixo os artigos já publicados sobre Díli, com dicas práticas e sugestões sobre lugares a visitar.

ALUGUER DE CARROS | Caso necessite de alugar um carro em Díli, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.

Pesquisar carros para alugar em Díli

DINHEIRO | Aconselho vivamente que peça um cartão Revolut ou um cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias. Eu uso-os constantemente nas minhas viagens.

SEGURO DE VIAGEM | Não menos importante, não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir! Eu uso preferencialmente a IATI e costumo fazer o seguro IATI Estrela (usando este link tem 5% de desconto) porque, para mim, são os mais completos seguros do mercado. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para Díli.

INTERNET E DADOS MÓVEIS | De momento, ainda não é possível usar um eSIM da Holafly para ter acesso à internet em Díli. Por enquanto, o melhor será comprar um cartão telefónico local com dados móveis.

Roteiros e dicas para visitar Díli

Díli por quem lá vive: Carmen Berimbau

A Carmen Berimbau tem 34 anos, é gerente hoteleira a viver em Díli, capital de Timor-Leste, há sensivelmente 11 anos. Convidei-a a partilhar connosco um pouco da “sua” Díli, marcada pelo pôr-do-sol na praia da Areia Branca, de preferência na companhia de um gin tónico. É um olhar diferente e mais rico sobre Díli – ...
Ver artigo

A Língua Portuguesa na Mais Próspera Nação do Planeta (VM #43)

Crónica de viagem sobre Baucau e a língua portuguesa, Timor-Leste. Os governantes escolheram o português como idioma oficial, mas poucos timorenses usam a língua de Camões para comunicar. Um paradoxo no qual se viram envolvidos os professores portugueses, que dão o melhor de si para atenuar o problema. Seja em tétum, em bahasa indonésio ou em português, Timor-Leste procura ainda um caminho rumo à prosperidade. Volta ao mundo.
Ver artigo

O Poder da Igreja em Timor-Leste (VM #42)

Crónica de viagem sobre Dili, Timor-Leste. Encontro um ambiente tenso quando regresso a Dili, em virtude de um caricato braço-de-ferro entre a igreja católica e o primeiro-ministro timorense. A igreja, pilar fundamental na luta pela independência de Timor-Leste, tem agora um papel dúbio na sociedade. O povo, esse, continua a seguir cegamente as palavras dos representantes de Deus. Volta ao mundo.
Ver artigo

As Fotos dos Pais que os Filhos Nunca Viram, em Timor-Leste (VM #41)

Crónica de viagem sobre Dili, Timor-Leste. Chego a Dili, Timor-Leste, um dos momentos mais ansiados de toda esta viagem. Relembro o massacre de Santa Cruz, a vida dos guerrilheiros nas montanhas e de todos aqueles que lutaram pela independência do país. Um olhar para um passado recente de muita dor e sofrimento. Volta ao mundo.
Ver artigo