Destino: Europa » Irlanda do Norte

Irlanda do Norte

Visitar Irlanda do Norte: Dark Hedges
Dark Hedges, Irlanda do Norte

Irlanda do Norte

É uma nação constituinte do Reino Unido e a única não situada na Grã-Bretanha. Os anos de quase guerra civil e os movimentos terroristas mantiveram o turismo afastado durante muito tempo, mas já há mais de uma década que viajar na Irlanda do Norte se tornou seguro e sempre prazenteiro. A arquitetura vitoriana da capital, Belfast, e o cenário dramático ao longo da costa deixam sempre boas recordações nas memórias dos visitantes. Como a impressionante Calçada do Gigante, um conjunto de cerca de 40.000 colunas prismáticas de basalto, encaixadas como se formassem uma enorme calçada de pedras gigantescas e cuja visão é difícil de esquecer. Para quem é fã da série Guerra dos Tronos, com certeza vai encontrar no território da Irlanda do Norte muitos cenários conhecidos.

Pesquisar hotéis na Irlanda do NorteAlugar carro na Irlanda do NorteFazer seguro de viagem

Visitar Irlanda do Norte: guia prático

Factos sobre a Irlanda do Norte

Bandeira da Irlanda do Norte
  • Capital da Irlanda do Norte: Belfast
  • População: 1,8 milhões
  • Língua oficial: Inglês
  • Fuso horário na Irlanda do Norte: GMT
  • Código telefónico internacional: +44
  • Fronteiras terrestres: República da Irlanda

Melhor época para viajar para a Irlanda do Norte

Com um clima temperado marítimo, mais húmido a oeste que a leste, a Irlanda do Norte tem tempo imprevisível em todas as épocas do ano. Apesar das estações do ano serem distinguíveis, elas são consideravelmente menos pronunciadas que no interior da Europa. A média de temperatura máxima durante o dia em Belfast é de 6,5 °C em janeiro e 17,5 °C em julho.

Como chegar

Veja como comprar voos baratos para a Irlanda do Norte ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.

Seguro para viajar na Irlanda do Norte

Não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir. Eu faço sempre na IATI porque, para mim, são os melhores seguros do mercado. Faça o seguro da IATI com 5% de desconto - mas, seja este ou outro, não viaje sem seguro. Pela sua saúde. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para a Irlanda do Norte.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

O que visitar na Irlanda do Norte

Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem na Irlanda do Norte. Veja também as inúmeras possibilidade de excursões, atividades organizadas e coisas para fazer no país.

Alugar carro na Irlanda do Norte

Caso necessite de alugar um carro na Irlanda do Norte, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.

Pesquisar carros para alugar na Irlanda do Norte

Dinheiro

  • Moeda: Libra esterlina (GBP). Veja o câmbio atual no conversor de moedas.

  • ATM: Existem com abundância e fiabilidade em todas as grandes cidades e permitem levantamentos com cartões de crédito Visa e MasterCard e ainda cartões de débito das redes Cirrus e Plus. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.

  • Cartões de crédito: Podem ser usados em praticamente todos os ATM e nas agências bancárias para levantamento de dinheiro e pagamentos em hotéis, lojas e restaurantes.

Internet e dados móveis na Irlanda do Norte

A forma mais prática de ter acesso à internet na Irlanda do Norte é comprar um eSIM da HolaFly, um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local no destino e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).

Posts com roteiros e dicas para visitar a Irlanda do Norte

O que fazer em Belfast (Irlanda do Norte)

Está a pensar visitar Belfast, na Irlanda do Norte? Faz muito bem. Pela minha parte, fiquei apenas duas noites na cidade e tinha uma vontade imensa de visitar a Calçada do Gigante, pelo que não tive muito tempo para explorar Belfast com a devida profundidade. É verdade que a capital da Irlanda do Norte não ...
Ver artigo

The Troubles: o conflito que nem os Muros da Paz resolveram

Estando em Belfast, é impossível ignorar o conflito que opõe católicos e protestantes. Ele entra pelos olhos do visitante a cada esquina. Influencia o ambiente, como um “elefante na sala” da capital norte-irlandesa. Das bandeiras do Reino Unido nos bairros protestantes, passando pelas cancelas fechadas que continuam a separar os bairros católicos dos protestantes e ...
Ver artigo

Onde ficar em Belfast (os melhores bairros e hotéis)

Apesar de Belfast ser uma cidade pequena, é um destino suficientemente espraiado para se justificar algum cuidado na hora de escolher onde ficar em Belfast. Não que os transportes públicos não resolvam uma localização menos conveniente, mas é bom andar a pé na capital da Irlanda do Norte. Aliás, sempre defendi que poucas coisas têm ...
Ver artigo

Calçada do Gigante, uma maravilha da Natureza na Irlanda do Norte

Para além de conhecer a capital Belfast, uma das minhas prioridades na Irlanda do Norte era visitar a Calçada do Gigante (Giant’s Causeway, no original inglês). O geossítio, que integra a lista de Património Mundial da UNESCO no Reino Unido, está localizado junto ao mar, perto da vila de Bushmills. Segundos os especialistas, são cerca ...
Ver artigo

Património Mundial da UNESCO no Reino Unido

O Reino Unido é um dos países europeus com mais de 30 locais classificados como Património Mundial pela UNESCO. Do emblemático Palácio de Westminster à cidade de Bath, passando pela Torre de Londres, a cidade de Edimburgo ou o Castelo de Durham, não faltam locais de enorme relevo histórico em território britânico. Isto para além ...
Ver artigo

Brexit: o que muda para os turistas

A palavra Brexit (British exit) entrou com toda a força no léxico europeu, a propósito do referendo levado a cabo no Reino Unido no dia 23 de junho de 2016 e cujo resultado ditou a saída do Reino Unido da União Europeia. Antes de mais, o que é o Reino Unido? Por agora, o Reino ...
Ver artigo