Rio de Janeiro

Cristo Redentor, Rio de Janeiro
Vista do Cristo Redentor, o maior ícone turístico do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Porventura a mais atraente de todas as grandes cidades brasileiras, o Rio de Janeiro oferece um ambiente descontraído, voluptuoso e musical, para sempre associado à melodiosa canção «Garota de Ipanema» de Vinicius de Moraes e Tom Jobin.

Famosa por albergar o maior Carnaval de rua do mundo, por praias como Ipanema ou Copacabana, por ser o berço do grande arquiteto Oscar Niemeyer, por ícones turísticos como o Corcovado e o Pão de Açúcar, pelos bairros boémios da Lapa e de Santa Teresa para onde o homónimo bondinho transporta artistas e admiradores do hippie-chic, mas também por ter no seu perímetro urbano favelas como a da Rocinha e a do Alemão e bairros como a Cidade de Deus, popularizado por Fernando Meireles no filme homónimo, o Rio de Janeiro é, acima de tudo, uma cidade habitada por um povo afável, alegre, de bem com a vida. Pudera: circundada por uma orografia que lhe confere uma formosura apenas comparável com a Cidade do Cabo, na África do Sul, o Rio de Janeiro continua a ser, agora e sempre, a “cidade maravilhosa”.

Nos últimos anos, a cidade tem sofrido significativas mudanças. O Campeonato do Mundo de Futebol decorreu no Brasil em 2014, Rio de Janeiro incluído, e os Jogos Olímpicos de 2016 tiveram lugar no Rio de Janeiro. Ambos os eventos prometiam revitalizar a malha urbana carioca, e enrijecer a fibra da segurança pública com as unidades de polícia pacificadora, mudando o paradigma da cidade.