Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Américas » América do Sul » Brasil » Rio de Janeiro

Amei a Roda de Samba da Ouvidor | Rio de Janeiro

Por Filipe Morato Gomes | Viagens América do Sul Brasil Rio de Janeiro Festas Populares
Atualizado em 23.06.2022 | Tempo de leitura: 4 minutos

Roda de Samba da Ouvidor, no Rio de Janeiro
Roda de Samba da Ouvidor, no Rio de Janeiro

Participar numa roda de samba no Rio de Janeiro é uma experiência extraordinária. Na televisão do boteco, Porto e Benfica disputavam o título de campeão português de futebol. Poucos davam importância ao jogo. Quando Kelvin marcou o golo vitorioso, Teresa Cristina, convidada especial da Roda de Samba da Ouvidor naquele fim de tarde, enchia a praça no Centro do Rio de Janeiro com a sua voz forte e melodiosa e muitos sambas da mítica Escola de Samba Portela.

Uma roda de samba para o samba. Nessa reunião de amigos, o objetivo principal é contribuir para que o samba continue eterno.

“Você deu sorte em vir hoje. Ela é muito boa!”. As palavras eram de Adilson Chacon, frequentador assíduo de rodas de samba no centro do Rio. O seu corpo respirava samba por todos os poros. Não é para menos: Adilson faz parte da bateria da Escola de Samba Império Serrano, do bairro da Madureira, 9 vezes campeã no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

Na Roda de Samba da Ouvidor, o ambiente era popular, sem salamaleques e não-me-toques. A moldura humana era variada, com muita gente humilde dos bairros da zona norte e algumas patricinhas da zona sul. Havia cerveja e petiscos em abundância, enchendo as mesas colocadas na rua pelos botecos da zona. E o samba não mais parou.

O samba da Ouvidor era muito bom. Os músicos de qualidade.

Botecos na rua do mercado
Cerveja e petiscos para aconchegar corpo e alma durante a roda de samba

No centro da praça, havia meia dúzia de mesas colocadas lado a lado, microfones para Gabriel Cavalcante e os outros músicos, e um sistema de som que espalhava o prazer do samba da Ouvidor para lá da praça. Os sons do violão, cavaquinho, surdo e pandeiro fundiam-se com a voz de Teresa Cristina de forma perfeita.

O público estava entusiasmado.

A roda de samba ia já adiantada quando um furacão chamado Heloísa chegou à esquina da praça, com a alegria que – dizem – só os gordinhos conseguem ter. Teria uns trinta e muitos anos. À falta de mesa livre, reorganizou as mesas em sua volta, arranjou espaço para ela e seus amigos com espalhafato e simpatia, e sentou-se ao lado do carioca Bruno e dos olhos cor de água da historiadora Jasmine.

“E você, é de onde?”, dirigiu-me a palavra e o sorriso. “Nossa, de Portugal?! Que legal!”. Sentia-me em casa. “E você é amigo deles?”, apontou para Bruno e Jasmine. “Não? Agora é…”, responderam em uníssono.

Adilson continuava no bar bebendo cerveja com os amigos sambistas, trocando histórias da Escola de Samba Império Serrano.”Você está cá no sábado? Cara, sábado tem a feijoada da Império Serrano. Você tem que ir, vai amar a bateria”, garantiu Adilson. Quando respondi que já não estaria no Rio de Janeiro, Adilson soltou um último e decisivo argumento: “é só gatinhas, cara; você tem que ir!”

Rodas de Samba do Rio de Janeiro: Ouvidor
O ambiente é extraordinário em torno dos músicos da Ouvidor

O samba de Teresa Cristina há muito que se tinha calado, e da roda de samba já só restavam mesas vazias. Mas a música não dava tréguas e a praça continuava pejada de gente, na rua, bebendo, conversando, namorando. Aos poucos, as línguas iam-se entrelaçando ao som do samba – que solidão não é para ali chamada.

Logo Samba da Ouvidor

Quando me despedi de Adilson e seus amigos, estava imensamente feliz. Tinha o corpo e a alma quentes. Porque gosto de acontecimentos populares, de festas de rua, de gente simples e genuína, de música tocada com orgulho e paixão.

Por tudo isso, amei a Roda de Samba da Ouvidor! Não etnho dúvidas de que é uma das melhores rodas de samba do Rio de Janeiro. E decidi na hora que haveria mais samba nesta viagem à Cidade Maravilhosa.

“Você agora é Império Serrano”, rematou Adilson.

Teresa Cristina & Samba da Ouvidor – Pot-Pourri Velha Guarda da Portela

Roda de Samba da Ouvidor

  • Quando: aos sábados, a partir das 19:00, geralmente a cada duas semanas, mas confirme se há evento na página no facebook. Se chover, não há roda de samba.
  • Onde: Esquina da Rua do Ouvidor e Rua do Mercado – Praça XV, Centro
  • Estação de metro: Carioca ou Uruguaiana

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens América do Sul Brasil Rio de Janeiro Festas Populares

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel no Rio de Janeiro e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Pôr-do-sol no Arpoador: um mini-ensaio fotográfico
Caminhada ao Parque das Ruínas, Rio de Janeiro »

Comentários

  1. Aline Said Pessoa

    Adorei o relato! E não perca, em uma próxima oportunidade, a chance de ir à feijoada do Império Serrano!

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Rio de Janeiro

Reserve um hotel no Rio de Janeiro ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens