Participar numa roda de samba no Rio de Janeiro é uma experiência extraordinária. Na televisão do boteco, Porto e Benfica disputavam o título de campeão português de futebol. Poucos davam importância ao jogo. Quando Kelvin marcou o golo vitorioso, Teresa Cristina, convidada especial da Roda de Samba da Ouvidor naquele fim de tarde, enchia a praça no Centro do Rio de Janeiro com a sua voz forte e melodiosa e muitos sambas da mítica Escola de Samba Portela.
Uma roda de samba para o samba. Nessa reunião de amigos, o objetivo principal é contribuir para que o samba continue eterno.
“Você deu sorte em vir hoje. Ela é muito boa!”. As palavras eram de Adilson Chacon, frequentador assíduo de rodas de samba no centro do Rio. O seu corpo respirava samba por todos os poros. Não é para menos: Adilson faz parte da bateria da Escola de Samba Império Serrano, do bairro da Madureira, 9 vezes campeã no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.
Na Roda de Samba da Ouvidor, o ambiente era popular, sem salamaleques e não-me-toques. A moldura humana era variada, com muita gente humilde dos bairros da zona norte e algumas patricinhas da zona sul. Havia cerveja e petiscos em abundância, enchendo as mesas colocadas na rua pelos botecos da zona. E o samba não mais parou.
O samba da Ouvidor era muito bom. Os músicos de qualidade.
No centro da praça, havia meia dúzia de mesas colocadas lado a lado, microfones para Gabriel Cavalcante e os outros músicos, e um sistema de som que espalhava o prazer do samba da Ouvidor para lá da praça. Os sons do violão, cavaquinho, surdo e pandeiro fundiam-se com a voz de Teresa Cristina de forma perfeita.
O público estava entusiasmado.
A roda de samba ia já adiantada quando um furacão chamado Heloísa chegou à esquina da praça, com a alegria que – dizem – só os gordinhos conseguem ter. Teria uns trinta e muitos anos. À falta de mesa livre, reorganizou as mesas em sua volta, arranjou espaço para ela e seus amigos com espalhafato e simpatia, e sentou-se ao lado do carioca Bruno e dos olhos cor de água da historiadora Jasmine.
“E você, é de onde?”, dirigiu-me a palavra e o sorriso. “Nossa, de Portugal?! Que legal!”. Sentia-me em casa. “E você é amigo deles?”, apontou para Bruno e Jasmine. “Não? Agora é…”, responderam em uníssono.
Adilson continuava no bar bebendo cerveja com os amigos sambistas, trocando histórias da Escola de Samba Império Serrano.”Você está cá no sábado? Cara, sábado tem a feijoada da Império Serrano. Você tem que ir, vai amar a bateria”, garantiu Adilson. Quando respondi que já não estaria no Rio de Janeiro, Adilson soltou um último e decisivo argumento: “é só gatinhas, cara; você tem que ir!”
O samba de Teresa Cristina há muito que se tinha calado, e da roda de samba já só restavam mesas vazias. Mas a música não dava tréguas e a praça continuava pejada de gente, na rua, bebendo, conversando, namorando. Aos poucos, as línguas iam-se entrelaçando ao som do samba – que solidão não é para ali chamada.
Quando me despedi de Adilson e seus amigos, estava imensamente feliz. Tinha o corpo e a alma quentes. Porque gosto de acontecimentos populares, de festas de rua, de gente simples e genuína, de música tocada com orgulho e paixão.
Por tudo isso, amei a Roda de Samba da Ouvidor! Não etnho dúvidas de que é uma das melhores rodas de samba do Rio de Janeiro. E decidi na hora que haveria mais samba nesta viagem à Cidade Maravilhosa.
“Você agora é Império Serrano”, rematou Adilson.
Teresa Cristina & Samba da Ouvidor – Pot-Pourri Velha Guarda da Portela
Roda de Samba da Ouvidor
- Quando: aos sábados, a partir das 19:00, geralmente a cada duas semanas, mas confirme se há evento na página no facebook. Se chover, não há roda de samba.
- Onde: Esquina da Rua do Ouvidor e Rua do Mercado – Praça XV, Centro
- Estação de metro: Carioca ou Uruguaiana
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.