Acordei frustrado, a olhar para o relógio que marcava 5h30 da manhã. Na noite anterior, tinha sabido da existência das quartas-feiras de forró no Clube dos Democráticos através do grupo carioca do Couchsurfing e planeei lá ir. Sou um péssimo dançarino, mas gosto do ambiente popular do forró.
Com 40 horas sem ir à cama, deitei-me às 19:30 para descansar duas horitas antes de ir para o Centro do Rio de Janeiro divertir-me com o forró Pé de Serra. Mas, com o cansaço acumulado pela viagem, adormeci.
Acordei frustrado, como vos disse, mas estou no Rio de Janeiro e esta cidade não se presta a lamúrias. Que coisa melhor pode haver que ver a “cidade maravilhosa” acordar?
Estou alojado em Ipanema [ver sugestões de hotéis no Rio de Janeiro], a poucas centenas de metros da praia. Assim que o dia amanheceu, calcei as havaianas e uns calções de praia, peguei na minha máquina fotográfica e caminhei em direção à praia de Ipanema.
Já havia alguma gente a caminhar e a fazer jogging, outros a passear de bicicleta, outros ainda a jogar frescobol e futevolei neste amanhecer no Rio de Janeiro. Era cedo. Apenas uma ou outra barraquinha de praia estava já a ser montada, alguns quiosques abriam as portas à medida que o sol ia iluminando o areal de Ipanema e do Leblon, refletindo a claridade da favela do Vidigal, ao fundo, senhora de uma localização ímpar na zona sul do Rio de Janeiro.
Depois de calcorrear o areal da praia e voltar pelo calçadão, parei num quiosque e pedi uma água de coco gelada. E ali fiquei, contemplando o amanhecer na praia de Ipanema, um privilégio que uma loucura saudável feita em fevereiro passado (aproveitar uma promoção relâmpago da Air France) me permite agora usufruir.
Já cá não vinha há mais de 10 anos e, à parte os preços inflacionados – uma água de coco custava 1 real, hoje custa 5 -, posso garantir que Gilberto Gil continua a ter toda a razão: “o Rio de Janeiro continua lindo”!
Agora, depois de apreciar o nascer do Rio, de tomar o “café da manhã” e de vos escrever estas linhas, é tempo de voltar às ruas de Ipanema. De tarde, começarei a explorar os bairros do Centro, principal objetivo desta viagem. Já nem me lembro do forró no Clube dos Democráticos… até porque logo à noite há lá samba rock :). E ainda tenho duas rodas de samba na minha agenda, eventos de rua, populares, como eu gosto. Mas isso fica para depois, que agora é hora de Ipanema.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Outros destinos a visitar no Brasil
Se está a pensar visitar Rio de Janeiro, talvez tenha interesse em saber um pouco mais sobre o que ver e fazer noutras cidades, ilhas e destinos turísticos do Brasil.
Arraial d’Ajuda・Belém do Pará・Belo Horizonte・Cabo de Santo Agostinho・Caraíva・Costa do Descobrimento・Fernando de Noronha・Ilha do Marajó・Lençóis Maranhenses・Macapá・Manaus・Olinda・Parintins・Porto Seguro・Recife・Salvador・São Paulo・Trancoso (Bahia)
Olá Filipe,
Sou brasileira – ou melhor, carioca! – e estou morando em Lisboa para fazer mestrado. Amo viajar e, principalmente, planejar viagens. Não à toa adoro seu blog e sites.
Não estou trabalhando por aqui, então nas horas vagas tenho o sonho de escrever em um blog de viagem também. Será que precisa de ajuda? Assim eu ganharia a experiência que sinto falta.
Caso eu possa ajudá-lo de alguma forma neste blog, será um imenso prazer.
Obrigada!
Bia