Ruanda

Ruanda
É muito provável que a primeira palavra (e imagem) que vem à cabeça quando se ouve a palavra Ruanda seja genocídio – por causa da devastação e da brutalidade que arrasou o país em 1994. Mas os gorilas da montanha começam aos poucos a ocupar essa primeira impressão. E, se muitos viajantes vão até ao Ruanda para os ver (normalmente juntando três ou quatro dias ao safari que contrataram no Quénia ou na Tanzânia), estarão a desperdiçar a oportunidade de visitar três parques naturais, espetaculares paisagens montanhosas e alguns animais selvagens. Atualmente, a economia do Ruanda é uma das que mais cresce em todo o continente africano.
Pesquisar hotéis no RuandaAlugar carro no RuandaFazer seguro de viagem
Visitar Ruanda: guia prático
Factos sobre o Ruanda
- Capital do Ruanda: Kigali
- População: 12 milhões
- Língua oficial: Kinyarwanda, Francês e Inglês
- Fuso horário no Ruanda: GMT +2
- Código telefónico internacional: +250
Fronteiras terrestres: Burundi, República Democrática do Congo, Tanzânia, Uganda
Melhor época para viajar para o Ruanda
A altitude relativamente elevada do Ruanda dá-lhe um clima agradável, embora também muita chuva. As temperaturas variam consideravelmente em função da sua altitude, mas muito pouco de mês a mês no mesmo lugar. Na capital, Kigali, a temperatura média diária é de cerca de 21 ° C. O período mais longo das chuvas, com ela a cair de forma pesada e persistente, decorre de março a maio. A partir de junho e até meados de setembro tem lugar a longa estação seca, geralmente a melhor época para visitar o Ruanda.
Como chegar
Veja como comprar voos baratos para o Ruanda ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.
Seguro para viajar no Ruanda
Não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir. Eu faço sempre na IATI porque, para mim, são os melhores seguros do mercado. Faça o seguro da IATI com 5% de desconto - mas, seja este ou outro, não viaje sem seguro. Pela sua saúde. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para o Ruanda.
Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)
O que visitar no Ruanda
Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem no Ruanda. Veja também as inúmeras possibilidade de excursões, atividades organizadas e coisas para fazer no país.
- (sem destinos até ao momento)
Alugar carro no Ruanda
Caso necessite de alugar um carro no Ruanda, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.
Pesquisar carros para alugar no Ruanda
Dinheiro
Moeda: Franco Ruandês (RWF). Veja o câmbio atual no conversor de moedas.
ATM: Há ATM em Kigali mas regra geral não estão ligadas às redes internacionais. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.
Cartões de crédito: Podem ser usados em alguns hotéis de classe alta assim como em alguns restaurantes de Kigali. E para fazer cash advance em alguns bancos da capital.
Internet e dados móveis no Ruanda
A forma mais prática de ter acesso à internet no Ruanda é comprar um eSIM da HolaFly (com 5% de desconto!), um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local no destino e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).